Há muito tempo atrás já se contavam histórias. Desde muito antes de alguém escrever algo em uma parede ou pedra, alguém já tentava passar algo por que passou ou algo que alguém passou através de uma história. E acredite, elas já tinham 12 passos.

E não fui eu quem disse isso, mas sim o maior pesquisador do tema, chamado Joseph Campbell. Então, acredite, os personagens, locais, aliados e inimigos mudam, mas todos estão nos mesmos 12 passos da Jornada do Herói.

Como descobriram os passos da jornada?

A ideia principal de Campbell é que essa jornada é universal e ditou todos mitos da civilização. Geração após geração, esse conceito ia se repetindo com personagens diferentes.

Campbell o chamou de “Monomito” em 1949 no livro “O Herói de Mil Faces”. Mas é bom explicar melhor as coisas. Campbell não idealizou essa Jornada do Herói (como ficou popularmente conhecida) com 12 passos, mas sim com 19. Quem “facilitou” esse caminho foi Christopher Vogler.

Vogler era um cara que trabalhava para a Disney nos anos 80 e recebeu a tarefa complicada de explicar porque os filmes da empresa não estavam mais fazendo tanto sucesso e, ainda por cima, arrumar isso.

Senhor dos Anéis usa os passos da jornada do herói

Ele chegou, então, à conclusão que os anos se passaram e os desenhos se distanciaram do formato Jornada do Herói que os anteriores seguiam à risca. Ele escreveu um memorando de sete páginas chamado “Um Guia Prático para o Herói de Mil Faces”, que esclarecia todo trabalho acadêmico de Campbell e serviria de guia absoluto para todos roteiristas da indústria cultural nos anos que se seguiram.

E, obviamente isso fez com que a Disney voltasse ao sucesso com filmes como “A Pequena Sereia”, “A Bela e a Fera”, “Aladdin”, “O Rei Leão”, “Pocahontas”, “Hércules” e “Mulan”.

Os 12 Passos da Jornada do Herói

Mas como eu disse lá no começo, isso é algo bem mais velho que eu, você, o Mickey ou o Walt Disney. Esses “12 passos”, ainda que não propriamente ditos, estão aí desde que se começou a contar histórias. E hoje, palestrantes, empresários e vendedores redescobriram essa técnica.

Aladdin usa os passos da jornada do herói

Um modo de vender uma ideia, um produto ou apenas passar um conteúdo que facilita o entendimento de seu público, afinal, mesmo sem ele saber, ele está muito acostumado com esse esquema.

Então, não deixe de usá-lo, entenda cada passo e se adapte a ele. Tente encontrá-lo nos filmes, palestras e livros. Perceba que nem todos têm o mesmo tamanho e nem a mesma importância, vai do seu conteúdo, mas sinta o quanto tudo fica mais fácil com eles e não deixe de usá-los em seus próximos trabalhos.

Afinal, quais são esses 12 passos?

1 – Mundo ordinário

Como era sua vida antes de você entrar naquele negócio ou surgir aquela ideia. Aquela mundo onde o herói vive uma vida sem saber de nada que vai acontecer. É onde você mostra o estado natural daquele ambiente.

2 – Chamado para a aventura

Explique porque você tentou começar aquele negócio ou o que o levou a ter aquela ideia. É um momento onde a aventura do herói começa, onde a velha vida começa a ficar para trás.

3 – Recusa ao chamado

Acostumado com o seu antigo mundo, o herói deixa de lado o que virá e tenta (em vão) voltar a ser o que era.

4 – Encontrando o mentor

Quem inspirou você? Quem te colocou naquele caminho? O que o levou a eles? O momento onde você ganha um guia que o prepara para a jornada e que te auxiliará no decorrer da trajetória.

5 – Atravessando o primeiro portal

O herói ultrapassa uma barreira física ou psicológica que não o permite mais voltar atrás. Talvez aquele momento onde sua ideia toma forma de um jeito que não pode mais ser abandonada, ou seu novo negócio ganha vida.

6 – Teste, Aliados e Inimigos

Sua aventura ganha obstáculos e dificuldades, mas também ganha parceiros. Que lições você tira de cada barreira que surge em sua frente?

7 – Aproximação

Aquele momento em que é tudo ou nada se aproxima. O herói enxerga esse obstáculo maior e você percebe o quanto isso pode colocar em risco a vida do herói

8 – Provação

O heróis é desafiado em termos de vida ou morte. Ou ele saí dali vivo e ainda mais forte, ou falha em sua jornada. Quase sempre a provação é um desafio que nasce aos poucos, o resultado de um trabalho narrativo que começa ou é apresentado em um momento anterior, assim seu tamanho ou periculosidade vai aumentando aos poucos. Todos têm pavor da provação desde o começo da história.

9 – Recompensa

O herói sobrevive àquela provação, sua ideia não morre diante daquele desafio ou sua nova empresa continua à toda depois daquele momento de tensão. E disso o heróis trás com ele um ensinamento ou experiência específica que lhe ajudará para um desafio final.

10 – O retorno

O herói pega o caminho de volta para casa, para o mundo ordinário. Você sente que não terá mais problemas ou desafios e seu caminho está completo.

11 – A ressurreição do herói

Pode ser em teoria ou na prática, sua ideia, empresa ou o herói voltam a sua jornada ao descobrirem que ela não terminou ainda. Um último desafio surge, um onde ele terá que usar todos conhecimentos e ensinamentos que ganhou na jornada para enfrentar esse inimigo.

12 – Retorno com o elixir

E nesse caso pode ser algo figurado, um elixir, um conhecimento, uma ferramenta, uma força. Qualquer coisa que o herói tenha ganhado depois de enfrentar seu maior desafio. Com ela em mãos, o heróis volta a sua vida ordinária, mas agora com a possibilidade de ajudar os próximos com esse conhecimento ou melhorar a vida de todos ao seu redor.

Acredite, essa é a técnica!

Vendo todos esses 12 passos da jornada do herói, é bem capaz que você consiga se lembrar de muitos filmes e livros que já viu durante a vida. Muitos clássicos do cinema, como Star Wars, Senhor dos Anéis, Matrix, Indiana Jones, entre outros, utilizam essa fórmula.

E é justamente por isso que suas histórias são tão convincentes e adoradas por tantos anos.

Você consegue se lembrar de outros filmes que usam passos da jornada do herói? Comente aqui embaixo:

Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?

Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.
Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<