mar 21, 2016 / por Ricardo Ventura / 2 Comentários

Você sabia que centenas de pessoas pesquisam mensalmente na internet sobre como encontrar temas para palestras motivacionais? Essa é uma realidade triste para um palestrante que deseja se destacar da multidão. Afinal, é preciso ir de contramão ao que todos estão fazendo se você deseja impactar pessoas e deixar a sua marca no mundo.

E um dos primeiros passos para isso é não procurar por temas para palestras motivacionais na internet. Você não encontra os melhores assuntos para falar em suas apresentações durante as pesquisas. Você encontra-os na sua vida.

Os maiores palestrantes do mercado não são aqueles que buscam por temas para criar palestras motivacionais. Muito pelo contrário. Os melhores palestrantes são aqueles que transformam tudo em um uma palestra. Isso porque eles já desenvolveram uma grande habilidade para desenvolver qualquer tema.

Recentemente, eu estava fazendo a minha caminhada dominical com minha esposa como de costume, mas eu decidi mudar um pequeno detalhe deste meu exercício. Isso me trouxe uma visão completamente diferente do que estava acontecendo e precisava contar aquilo para quem me acompanha em busca de dicas para palestrante. Eu parei de caminhar na hora para gravar o vídeo que vou coloquei abaixo.

E muitas pessoas vão pensar: Mas, Ricardo, você encontrou um tema para um vídeo de poucos minutos! E aqui que está o grande erro. Você não precisa buscar grandiosos temas para palestras motivacionais. Muito pelo contrário! As atividades diárias podem gerar uma palestra motivacional mais impactante e relevante na vida do seu público.

As palestras motivacionais devem ser únicas e pessoais

Um dos principais motivos para você não procurar temas para palestras motivacionais na internet é que os maiores palestrantes encontram temas profundamente pessoais para suas palestras. Eles têm algo que aprenderam em algum momento da vida para passar para outras pessoas em forma de palestra. E você, com certeza, tem dezenas de passagens em sua vida que poderão servir de ensinamento para outras pessoas.

Essa busca por temas pessoais pode aproximar muito mais o seu público. A sua palestra não quer mais ouvir que todo dia um leão acorda na África pensando que precisa caçar comida e uma zebra acorda pensando que não pode virar comida ou qualquer coisa do tipo. O seu público quer saber como você superou determinadas adversidades ou como teve um momento de epifania, como o meu durante a caminhada. E até mesmo os os grandes problemas pelos quais passou, afinal, shit happens.

E se você não acredita no que estou falando, preste atenção nos palestrantes motivacionais mais bem pagos pelo mercado. A maioria deles tem muitas histórias pessoais para contar. Não é à toa que muitos ex-atletas profissionais e técnicos esportivos se tornaram palestrantes nos últimos anos. Eles encontram bons temas para palestras motivacionais em sua história.

Shit Happens. Qualquer coisa que acontece na sua vida pode se tornar temas para palestras motivacionais.

Os temas para palestras motivacionais surgem na sua vida

Assim como eu tive esse momento de inspiração durante uma caminhada, eu já tive muitos outros insights em diferentes momentos da vida. E já perdi as contas de quantas vezes esqueci algum tema interessante para tratar porque não poderia gravar naquela hora ou porque não poderia fazer nenhuma anotação.

Isso acontece porque tenho me policiado no decorrer dos últimos vintes anos a enxergar lições e boas histórias em tudo que acontece na minha vida. E fazer esse exercício diário é a melhor forma de encontrar temas para palestras motivacionais. Não será no Google que você encontrará o melhor assunto da sua palestra, mas durante o trabalho, quando estiver no banho ou até mesmo naquela longa fila de banco. Para encontrar bons temas, não importa o universo em que você está inserido, mas como observa tudo ao seu redor.

Mas preste atenção no que vou dizer agora. Isso não quer dizer que você terá a construção completa de uma apresentação na fila do banco. É claro que isso pode acontecer, mas o que acontece na maioria dos casos é que você terá uma ideia. E a melhor forma de transformar essa ideia em excelentes temas para palestras motivacionais é anotando seu pensamento.

Com o tempo, essa ideia tomará melhor forma na sua cabeça e você pode desenvolvê-la muito bem. A minha caminhada virou um vídeo curto para publicar no meu Youtube, mas eu poderia transformá-la numa palestra completa se anotasse essa ideia e fosse amadurecendo-a.

True Story. Bons temas para palestras motivacionais devem surgir de histórias reais.

Faça uma palestra motivacional com histórias verdadeiras

Uma última dica, mas não menos importante, é que os temas para palestras motivacionais não precisam surgir de fatos que aconteceram com você. Em minhas apresentações e treinamentos, eu conto dezenas de causos que aconteceram com amigos ou que presenciei, mas não vivenciei.

Porém, o mais importante de tudo é que esses fatos sejam verdadeiros. Essa é a melhor forma de você persuadir e motivar o seu público. Procurando temas pela internet ou emprestando histórias de outros palestrantes, você não terá o mesmo poder motivacional sobre as pessoas que estão te assistindo.

Gostou dessas dicas para encontrar temas para palestras motivacionais?

Tem alguma história pessoal que poderia transformar em palestras?

Comente aqui embaixo:

Mentoria para Treinadores e Palestrantes

Apenas 10 alunos por sala clique aqui

Comentar via Facebook