mar 18, 2016 / por Ricardo Ventura / Nenhum Comentário

Uma das primeiras coisas que percebi quando comecei a minha carreira como treinador e palestrante é que todas as palestras seguem as mesmas etapas de produção. Não importa qual será a sua palestra, ela sempre seguirá os mesmos 12 passos.

Essa é uma etapa importante do treinamento Criando Palestras e Apresentações. É nesse momento que temos toda a base para que você possa ter muito mais impacto na sua trajetória de palestrante. Porém, eu decidi simplificar ainda mais para quem ainda está começando ou nunca fez uma apresentação, e resumi em 9 passos simples para quem deseja fazer uma palestra matadora.

Mas antes, vamos deixar algo claro. Essa é a ordem mais lógica para construção, mas você pode seguir todos estes passos em outra ordem. O importante é segui-los.

Como organizar uma palestra

Os primeiros passos: Como organizar uma palestra

Passo 1: A Ideia!

Toda palestra surge de uma ideia. Esse é o início de tudo. Porém, você deve ter na mente que a ideia sozinha não é responsável pela construção de uma grande apresentação, mas é um passo decisivo. Uma dica importante é anotar todas as ideias que surgem em sua mente. Elas podem não se tornar palestras, mas serão importantes para a construção de grandes ideias.

Passo 2: Segmentando!

Como eu disse antes, a ideia sozinha não fará sua apresentação matadora. Você precisa segmentar essa ideia e chegar a um ponto muito menor. Ao invés de falar sobre “liderança”, por exemplo, você pode falar sobre a liderança em determinado setor de emprego, a importância da liderança nos relacionamentos pessoais etc. Essa redução te faz conversar com o público certo.

Passo 3: Os ganhos!

O que seu público ganhará com sua palestra? Ele vai ganhar mais dinheiro, ter mais emoções, melhorar a qualidade de vida? Dizem que a função de palestras é levar alguém do ponto A ao ponto B. Eu digo que é levar alguém do ponto A ao ponto que você deseja. Os ganhos motivarão seu público para a palestra. E não se esqueça que você também precisa ter ganhos. Você terá remuneração financeira, será uma palestra de vendas, está trabalhando marca pessoal? Deixe os seus ganhos e os ganhos do público bem claros.

Como preparar uma palestra

OS próximos passos: Como preparar uma palestra

Passo 4: Planejamento!

Agora, começamos a parte prática de sua palestra. Ela é um conjunto de estudar seu público-alvo, preparar o conteúdo para as apresentações e também fazer o seu preparo físico e mental. Deve estudar como seu público fala, pelo que se interessa e falar da forma dele. Lembre-se sempre que a forma é mais importante que o conteúdo.

Passo 5: Recursos!

Sabendo como será sua apresentação, o local e se terá dinâmicas, você precisa pensar nos recursos. Tem tudo que precisa pra dinâmica? Usará apresentação no Power Point? O espaço tem energia? Precisará de microfone? Qual microfone será usado? Precisará de apostilas? Pense em todos os recursos possíveis.

Como realizar uma palestra

Os últimos passos: Como realizar uma palestra

Passo 6: Execução

A execução envolve desde a parte prática de montar sua palestra, criando slide, roteiro, mapa mental etc. até a apresentação. Você pode começar a montar sua palestra por uma sacada inicial de abertura ou por uma ideia de fechamento. Tudo depende de seu gatilho criativo.

Passo 7: Piloto

O piloto na televisão é o primeiro episódio de um programa, que serve de teste para o formato. Você deve fazer o mesmo com sua palestra. Eu treino todas as minhas apresentações, inclusive os treinamentos que têm cerca de 12h. Nesses casos, junto alguns amigos que podem se interessar e passo toda a minha apresentação.

Passo 8: Checklist

Ates de sair para sua palestra, é preciso ter um checklist de tudo que você precisará levar. Eu costumo planejar esse checklist desde o começo da construção da palestra. Isso evita que você esqueça qualquer material necessário em sua apresentação.

Passo 9: Feedback

O que o público acha de sua palestra? Após a apresentação, você deve pedir um feedback para quem estava te assistindo. Isso te ajudará a ser um palestrante cada vez melhor. E não adianta apenas pegar o feedback, você deve usá-lo para aprimorar as próximas apresentações.

Você já está pronto pra palestrar!

Como eu disse no começo deste artigo, o Criando Palestras e Apresentações se baseia em 12 passos para criar uma palestra, mas eu decidi resumir em 9 passos para que qualquer pessoa, mesmo quem nunca fez uma apresentação na vida, possa construir a sua palestra com muito mais facilidade.

Seguindo esses passos, você terá uma palestra verdadeiramente matadora e estará preparado para fazer uma apresentação incrível.

Já está seguindo esses passos?

Ficou com alguma dúvida em algum deles?

Comente aqui embaixo que eu vou te ajudar:

Mentoria para Treinadores e Palestrantes

Apenas 10 alunos por sala clique aqui

Comentar via Facebook