out 10, 2017 / por Ricardo Ventura / Nenhum Comentário

Pode não parecer, mas um dos problemas mais complexos que impedem voos mais altos e o sucesso é o medo de falar em público. Por isso, perder a vergonha é imprescindível na hora de se imaginar chegando mais longe em sua carreira.

Vergonha e timidez podem acabar com seu sossego. Podem se tornar um medo tão grande que te impedem de fazer qualquer coisa. E todas as fases de sua vida, tanto pessoal, quanto profissional, podem ser prejudicadas por esse sentimento que te desafia.

Por isso é tão importante aprender com quem já passou por isso e encontrar dicas e ferramentas que acabam com sua vergonha e timidez.

Como perder a vergonha e a timidez

Às vezes, vem com um nervosismo que tem congela, ou até um suor tão frio que te encharca. Resultados físicos de uma situação psicológica que deve ser enfrentada.

E isso acontece em uma reunião, conversa com amigos ou até apresentações. Não estamos falando apenas de palestras ou palcos, mas sim de situações pequenas da vida e isso atrapalha o cotidiano de todos.

Pior ainda, quando chega em sua vida profissional o resultado é ainda mais destruidor, já que impede qualquer tipo de planejamento ou até comprometimento com o futuro, sem contar a total impossibilidade de criar um networking que funcione.

Mas não se engane, é mais que possível vencer essa vergonha de falar em público.

É ainda um ponto certeiro que a maioria das pessoas tem certo grau de timidez, mas vai de cada um conseguir impedir que isso atrapalhe tanto suas vidas. Ainda mais diante dessa briga contra algo tão inconsciente.

Por definição, a timidez e a vergonha de falar em público surgem diante de um medo irracional e de um pouco de conflito com sua autoestima. Como se a pessoa sofresse por pensar estar sendo julgada por algo, alguma ação ou característica. Um sentimento tão forte que não permite que elas percebam o quanto esse receio é produto de sua mente.

E o primeiro passo que você pode tomar para enfrentar isso é descobrir como funciona e tentar lidar bem com tudo isso que tenta te impedir e se relacionar com todos ao seu redor.

Perder a vergonha é possível com algumas dicas

Por um lado existe muito gente que descobre essa timidez e conseguem conviver com ela, ainda que seja um dia-a-dia dispendioso e que os obriga a lutar contra seus sentimentos a quase cada ação. Então, tentar deixar isso de lado é um caminho muito menos doloroso.

Como perder a vergonha e falar com qualquer pessoa

Diante disso, muita gente aponta que o caminho mais fácil para chegar nessa confiança é começar com uma analise de si próprio onde consegue identificar e reforçar suas qualidades. Crie uma imagem de si que seja ainda mais forte, já que só tem qualidades.

Tudo passa pela segurança com que você se encara. Do jeito como você enterra esses medos irracionais com suas qualidades. Uma autoestima no alto é o melhor remédio para perder a vergonha.

E isso te levará a cuidar de si mesmo e gostar do resultado. Aprecie essa pessoa com quem você passa a maior parte do tempo: você mesmo.

Acredite em você. Acredite que ninguém está te julgando. Acredite que você é capaz de falar ou fazer o que quiser, e na frente e com quem for preciso.

Por fim, o exercício mais importante de todos é interagir com as outras pessoas. É lógico que isso pode ser o mais difícil, mas também é o mais preciso para enfrentar esse problema de vergonha e timidez.

E não estamos falando de fazer amizades e ficar conversando por ai, mas sim de simplesmente interagir com desconhecidos, escutá-los e não ter medo de conversar, perguntar ou responder para pessoas que antes você teria vergonha de até chegar perto.

Mas tudo isso, pois vergonha de falar em público e timidez em geral podem acabar com você, te jogar para baixo e atrapalhar completamente sua vida. Por isso, enfrente e acabe com esses problemas e veja as portas e oportunidades surgirem em sua frente.

Mentoria para Treinadores e Palestrantes

Apenas 10 alunos por sala clique aqui

Comentar via Facebook