O mercado de palestrantes cresce cada vez mais. E nem sempre esses novos profissionais estão buscando viver de suas apresentações. Muito pelo contrário! Várias pessoas que chegam ao Criando Palestras e Apresentações, por exemplo, procuram como ser um bom palestrante para impactar sua carreira.

Professores universitários, coaches, profissionais de TI, empresários, vendedores etc. Todos estão procurando como ser um bom palestrante para ter ainda mais retorno em suas carreiras. Isso porque criar uma palestra impactante voltada para a sua área de atuação podem te transformar em um grande profissional.

Essas pessoas já perceberam que os profissionais mais reconhecidos do mercado sempre são aqueles que estão em evidência. Sempre com artigos, livros, palestras etc. A comunicação é o principal critério para determinar sucesso. E você, com certeza, já deve ter presenciado isso dentro da empresa que trabalha ou em algum outro lugar que já trabalhou.

O líder ou quem é promovido a um cargo de chefia nem sempre é o melhor técnico na área. Na maioria das vezes é aquele que melhor se comunica. O profissional que sabe se relacionar com todos, sabe fazer boas apresentações e tem um grande potencial para manter a equipe motivada.

E também tem aquele caso em que o melhor técnico é o promovido. Isso, muitas vezes, é uma estratégia errada. O melhor profissional nem sempre será o melhor pra um cargo de liderança. Isso já se tornou tão evidente que algumas empresas já oferecem plano de carreira em Y.

Essa carreira em Y significa que chega um momento da sua carreira que você tem dois caminhos a seguir. Ou escolhe pelo caminho da liderança, onde deixa de fazer trabalhos técnicos e passa a ocupar um cargo de chefia, ou pelo caminho técnico, onde você continua ascendendo, mas sem deixar de cumprir o papel técnico.

Os melhores profissionais são os melhores comunicadores

Apesar de muitos empresários já terem reparado essa necessidade, a verdade é que a maior parte das empresas ainda não tem os planos de carreira em Y e, muitas vezes, você precisa treinar sua comunicação para continuar sua ascensão profissional. Isso é ainda mais importante se você for um profissional liberal ou empreendedor.

E nós podemos perceber isso analisando qualquer mercado. Vamos começar por um exemplo bem famoso? O Dr. Drauzio Varella. Será que ele é o melhor oncologista brasileiro? Será que o Drauzio é o médico mais bem preparado do Brasil? Eu não sou nenhum conhecedor da área, mas acredito que não. Porém, se você falar em médico, ele é a primeira pessoa que vem na cabeça de boa parte das pessoas. Seu consultório tem meses de espera.

Em um outro ramo muito próximo, outro profissional de grande sucesso é o Flávio Gikovate. Um médico psiquiatra de muito sucesso que tem fila de espera para atender em seu consultório. Será que ele é realmente o psiquiatra mais bem preparado do Brasil? Também acredito que não.

Mas sabe qual a principal característica desses dois que faz com que sejam tão reconhecidos? Eles são grandes comunicadores. Escrevem livros, fazem palestras e estão sempre produzindo material para seu público-alvo. Eles entendem como ser um bom palestrante pode impactar sua carreira e usaram isso para que pudessem se destacar em suas áreas. Eles chegaram em um nível que a parte técnica de sua carreira virou apenas hobbie.

E você pode fazer esse teste em qualquer profissão. Você verá que os demais destaque são aqueles que começaram a fazer boas palestras e conteúdos variados para o público.

Aprendendo como ser um bom palestrante, você pode começar a se apresentar dentro da própria empresa, para os clientes do local que trabalha e até mesmo por conta própria. Isso fará com que seja um profissional mais valorizado no mercado e conquiste reconhecimento de seu potencial.

Quer saber como ser um bom palestrante?

A maior parte das pessoas que me procuram pra saber como ser um bom palestrante após essa mudança de visão sobre a carreira vêm com a ideia de que é preciso se inspirar em vários palestrantes famosos para seguir este caminho.

Mas eu sempre faço questão de lembrar no Criando Palestras e Apresentações que esse é um grande erro. Você deve se inspirar sim em grandes comunicadores, mas nunca em outros palestrantes. Eu fui buscar referências em Chacrinha, Elvis, Silvio Santos, Michael Jackson etc.,  por  exemplo. Todos grandes comunicadores.

Você deve ir atrás de grandes comunicadores que te influenciam. Isso te permite a aprender como ser um bom palestrante sem perder a essência pessoal.

Você acredita que pode mudar sua carreira aprendendo como ser um bom palestrante?

O que está esperando pra se tornar um grande comunicador?

Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?

Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.
Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<