set 26, 2017 / por Ricardo Ventura / Nenhum Comentário

Não existe nada mais significativo na hora da comunicação frente-a-frente do que seu corpo. Por isso, a comunicação corporal é tão importante na hora de passar uma ideia ou convencer alguém de algo.

Separar sua mensagem daquilo que seu corpo fala é desperdiçar uma de suas melhores ferramentas. Principalmente quando o assunto é a conquista. E isso não só em termos de sexo oposto e romance, mais até mesmo para um palestrante, vendedor ou pastor, por exemplo.

Seja um olhar ou um gesto, seu movimento sempre faz uma mensagem ser passada e o feedback mais natural pode ser obtido. E melhor: não é preciso sequer uma palavra para transmitir ideias completas.

Por isso tanta gente aponta que é muito melhor parar de tentar ler a mente das pessoas e começar a ler seus corpos! E ler os corpos é a melhor forma ler a mente. Quer saber mais sobre isso? Conheça o Análise Não Verbal no Youtube!

7 dicas de comunicação corporal

1 – Aposte no contato visual

Seja falando com uma só pessoa, com um grupo ou com uma plateia, olhe em seus olhos. O olhar transmite a confiança e mostra que você está se importando com aquela pessoa. E quanto maior o grupo mais importante. Escolha grupos para trocar olhares nessas situações e vá sutilmente trocando entre seus focos.

2 – Mostre

Sim, conduza o olhar. Se quer mostrar um dado importante em uma palestra, aponte para o telão. Se for um detalhe menor, seja ainda mais espalhafatoso. Ande até o lugar, se posicione e aponte.

3 – Não seja duro

Braços cruzados mostram o quanto você está fechado, sentar encolhido o mesmo. Portanto, deixe tudo solto, faça de tudo para parecer à vontade. Não transmita o nervosismo por meio de gestos fechados.

Claro que um gesto isolado não faz sentido. Se alguém estava falando algo, você pode cruzar o braço para mostrar que está prestando atenção no que está lhe dizendo, por exemplo.

4 – Use suas emoções

Não esconda suas emoções, deixe elas serem bem aparentes. Treine-as diante do espelhos se for preciso. Quem estiver recebendo sua informação deve entender o que você está sentindo. Um sorriso precisa ser grande e visual. Alegria, raiva, enfim. Tudo.

Expressão Corporal: Estar de peito aberto mostra que está aberto ao desafio!

5 – Mãos para trás

Ainda que possa soar um pouco prepotente, talvez sirva para exatamente isso quando você quiser demonstrar que tem o controle total da situação. Tirar as mãos de sua frente pode passar a vulnerabilidade e se você está se abrindo para o mundo, quer dizer que confia muito naquilo que está fazendo.

Sempre que você deseja mostrar coragem, por exemplo, colocar os braços para trás lhe deixa de peito aberto, ou seja, disposto a enfrentar!

6 – Sempre crie rapport

O rapport é uma técnica importante, mas que deve ser treinada. Ela consiste em conseguir enxergar certos detalhes de seu interlocutor e sutilmente repeti-los, fazendo assim com que essa pessoa enxergue ela mesmo em você, o que facilita na hora da identificação. Se torne um espelho e ganhe toda confiança.

O termo rapport é francês e pode ser traduzido como espelhamento. É a capacidade que temos de nos enxergar na outra pessoa. Quanto mais nos enxergamos em alguém, mais confiança desenvolvemos.

7 – Não tenha pressa

Não fale rápido. Não se mova rápido e nem se expresse rapidamente. Tenha calma, saiba que cada palavra ou gesto tem que ter um significado e passar uma mensagem. Por isso, aproveite cada momento para ser preciso e atingir seu objetivo. Afinal, são tão poucas chances de conseguir isso que todo esforço deve ser feito com precisão.

Comunicação corporal bem desenvolvida é treino

Mas o mais importante é mesmo treinar o olhar e desenvolver a sensibilidade para entender o que está sendo dito por trás das palavras. Nunca menosprezar o menor dos gestos.

É preciso dar valor àquilo que está acontecendo inconscientemente, afinal, a mente quase sempre encontra o jeito de falar o que está realmente sentindo. Portanto, observe, entenda, use isso tudo ao seu favor. Convença, conquiste, apresente e tenha sempre em mente que a comunicação é muito mais que palavras.

Se o corpo fala, não tem porque não aprender sua linguagem e usar isso a seu favor. Portanto, use.

Mentoria para Treinadores e Palestrantes

Apenas 10 alunos por sala clique aqui

Comentar via Facebook