fev 09, 2018 / por Ricardo Ventura / Nenhum Comentário

Todo mundo pode ter que lidar com uma ou outra crise no relacionamento, mas acredite resolver isso é algo muito mais simples do que você imagina, basta comunicação.

Sim, um casal que não consegue se comunicar não é capaz de lidar bem com as crises que podem surgir. É preciso que um entenda o lado do outro e consiga entender tudo aquilo que o outro está sentindo, defendendo ou tentando transmitir.

Até porque, os pensamentos sobre aquele assunto podem ser dispares, mas o que ambos querem é o melhor para o outro. O casal sempre está andando junto em um mesmo caminho, diferenças de visão de mundo sempre acontecerão, mas crescer com isso e fazer com que cada crise seja combustível para passos maiores são a única opção para superar qualquer obstáculo.

Crise no relacionamento não é anormal

Parece que quando eu falo que comunicação é tudo, todos acham que isso é um exagero, ainda que os resultados de qualquer mudança que vão em direção à comunicação acabam deixando isso bem claro.

Quem consegue se comunicar com as pessoas ao seu redor, consegue escutar melhor e ser mais racional para superar qualquer crise.

Minha esposa até brinca que, desde o momento que me meti no mundo da comunicação e da Programação Neurolinguística (PNL), nós nunca mais conseguimos brigar. E a solução par isso é bem simples.

É lógico que sempre existirão momentos onde tudo está bem e também aqueles onde tudo parece estar dando errado. As crises e brigas sempre podem bater à sua porta, deixar ela entrar pode ser um problema que muita gente não consegue impedir, mas não forçar sua ida embora não pode ser uma opção.

Entenda os dois lados, estabeleça um diálogo, converse, se comunique e sempre esteja disposto racionalizar os problemas e deixar essas crises irem embora.

Superar um relacionamento em crise com comunicação

Um relacionamento em crise geralmente nasce de conflitos que eram para ficar no passado, mas acabam dando as caras. Essas ansiedades e crises acumuladas podem sempre voltar à tona e tornar uma nova crise algo maior que às veze é.

E um relacionamento em crise não surge de lugar nenhum, geralmente um monte de sinais começa a aparecer. Quase sempre, pensamentos autodestrutivos, e mudanças de sentimento.

Como superar uma crise no relacionamento através da comunicação

É comum não sentir que tem mais nada em comum com seu parceiro ou parceira, assim com perder a vontade de estar junto, principalmente quando o assunto é o desejo sexual. E isso tudo pode chegar a estágios tão grandes como até a falta de interesse em resolver as crises do dia-a-dia, como se nada mais valesse a pena.

Mas ainda assim, isso tem jeito de ser resolvido. O primeiro passo é conseguir analisar a situação por completo. E essa analise passa por dois estágios, um onde você vai tentar entender se você ainda ama e se importa com essa pessoa e se todo esse esforço vale à pena.

O segundo estágio é entender o que fortaleceu essa crise no relacionamento. O problema pode ser algo que está acontecendo no presente, mas procurar respostas no passado e entender porque seu relacionamento chegou nesse lugar. Quase sempre isso vem ligado a situações como perda de apetite sexual, diferenças de pensamento, infidelidade e até embates culturais, e tudo só fica pior ainda sem a comunicação suficiente para que esses lados se entendam.

Isso quase sempre vem com o surgimento de uma ou várias soluções, o que te leva ao segundo passo: o diálogo. Sim, é preciso conversar e se comunicar para tentar solucionar qualquer problema.

E nessas horas é importante que tudo seja claro e racional, os lados precisam ser ouvidos, os argumentos dados e, por fim, as soluções apontadas. Nesse momento, deixe bem claro o que você sente e enxerga como solução.

Mas não guarde isso para você e nem aposte no subentendido, mostre para seu parceiro ou parceira o que está pensando.

Por fim, é importante que haja reconciliação e a solução passe por algum tipo de negociação. Seus laços devem ser refeitos, custe o que custar, mesmo que ambos os lados tenham que abrir mão de alguma coisa.

As crises são inevitáveis, portanto, lidar com elas, saná-las e tirar o melhor de cada uma é algo imprescindível. Portanto, exercite essa comunicação e nunca perca a chance de lidar bem com qualquer tipo de crise no relacionamento.

Mentoria para Treinadores e Palestrantes

Apenas 10 alunos por sala clique aqui

Comentar via Facebook