Se existe uma coisa tão importante quanto ter um produto bom o suficiente para ser vendido e uma aproximação eficiente de seu cliente, é o fechamento de vendas. Afinal, sem isso, todo o resto não serviu para muita coisa.

E isso é algo tão importante que precisa ser pensado desde o começo de qualquer conversa. Não é possível fechar esse ciclo se você não tiver em mente o que deve ser feito para que o final de toda essa conversa não seja o mais claro sucesso.

Você já tem uma conversa e uma aproximação, mas vai sempre precisar daquele último passo em direção a seu objetivo principal, que desde o começo é a venda. Por isso, aprenda a fechar suas vendas e observe sua produtividade alcançar níveis nunca antes imaginados.

Entendendo como funciona o fechamento de vendas

É preciso enxergar a venda como um funil. E o fim desse funil, a única saída é o fechamento dessa venda. Mas mesmo sabendo disso muita gente consegue percorrer esse caminho de modo eficiente.

Taxas de venda baixas deixam claro o quanto os vendedores hoje parecem despreparados, ou pior, despreocupados, com as possibilidades desse caminho bem feito.

E muita gente aponta essa falha justamente na comunicação. Muitos vendedores chegam nesse estágio da venda sem terem conseguido fortalecer pontos como a confiança e algum tipo de relacionamento com seu cliente. E não se engane, sem essa proximidade e essa confiança, não há venda que sobreviva.

Isso só fica ainda mais complexo diante dos dias atuais e todas facilidades. O que nos leva a um número apontado por muitos e muitos profissionais da área com experiência, 80% deles deixa bem claro que o encontro olho no olho é um fator dos mais importantes na hora de fechar uma venda.

E-mails, redes sociais e telefone são importantes. Afinal, aproximam você de seu cliente de modo inimaginável algumas décadas atrás, mas na hora de finalizar tudo, nada como um aperto de mãos.

O contato cara a cara ainda pode servir como subterfúgio para um passo importante, o estabelecimento de prazo. Marque uma reunião para fechar o negócio, isso pressiona o cliente a tomar uma decisão e, com os argumentos certos, quase sempre isso pende para o seu lado da balança.

Dicas de fechamento de vendas eficaz

Porém, ainda existem dicas práticas que você pode usar para tornar seu fechamento de venda ainda mais eficaz.

Como ter um fechamento de vendas eficiente!

E a primeira delas é focar seus esforços na dor do cliente de ficar de fora de algum grupo social. “Se não comprar agora, não vai poder participar do grupo tal onde você receberá as melhore promoções”, faz sempre o cliente pensar a respeito de fazer logo a compra. Afinal, você desperta os gatilhos mentais da urgência e prova social.

Falando em promoções, cumpra sempre o que prometeu, não só na diminuição de custos, mas principalmente quando o assunto sejam os prazos, já que quem “chegou antes” quer sempre ter a impressão ter seu esforço valorizado. Se para uma promoção durar “dez primeiras vendas” ou “até quinta-feira”, tenha certeza que é isso que vai acontecer.

Ainda nesse assunto, abuse de números, “os 10 primeiros”, “os 30 próximos”, “os 20 indicados”, isso sempre cria uma impressão de exclusividade e de que pode estar prestes a acabar. E lógico, nunca se esqueça das palavras de velocidade e ação, como “agora”, “pronto”, “último lote”, “entrega no mesmo dia”. Faça seu cliente se sentir compensado pela compra naquela situação.

E na, hora da compra efetuada, se ligue mais ainda a seu cliente, peça um feedback tanto de seus serviços, quanto do produto. Procure saber o que mais lhe falta e esteja sempre em contato com ele para facilitar novas aquisições.

Fazer o contato, se aproximar e mostrar o produto são coisas simples, mas fazer tudo isso ter valido a pena e te possibilitar o sucesso da venda é uma técnica que deve sempre ser treinada e muito bem usada, afinal, é só isso que você quer.

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