Existem algumas perguntas que afligem dez entre dez palestrantes:

Qual o nicho de mercado mais rentável?

Qual o tema de minha palestra que mais vai me dar resultados?

Onde eu vou encontrar minha mina de ouro?

E se isso também preocupa você, calma, já que eu tenho a resposta.

Mas antes disso, deixa eu te contar uma história e te perguntar uma coisa. Quando você pergunta quem acha que as melhores palestras são sempre sobre vendas, todos levantam as mãos; e quem acredita que são aquelas sobre se dar bem, ganhar dinheiro, todo mundo também vai levantar a mão.

E quem acredita que as melhores palestras são sobre como se tornar uma autoridade no mercado ou imprimir liderança? As mesmas mãos se levantam.

E isso continua, “motivação”, “conhecimento do mercado”, não importa… Sempre vai ter alguém achando que pode ser o melhor tema para uma palestra. Mas acredite, existe uma única opção que é uma opção melhor que qualquer uma dessas.

E se esse é o maior segredo de todos, acredite, eu, por exemplo, só conseguir aprendê-lo depois de um monte de erros e acertos durante esses meus 15 anos de experiência como treinador.

E isso por que, na verdade, não existe um nicho de mercado mais rentável.

Cada um terá um nicho. Cada pessoa terá o seu próprio nicho de mercado e suas palestras especiais. Cada um tem uma palestra bem pertinho que irá arrebentar o coração das pessoas. Uma palestra que fará todos se lembrarem de você por muitos anos.

Entretanto, para isso dar certo, existe uma fórmula que resolverá vários problemas e inseguranças na hora de acreditar que aquela é sua palestra perfeita. E essa fórmula vai te ajudar a descobrir qual é sua palestra que te representará.

Mas uma coisa é bom lembrar. Se você está tentando entrar nessa vida de palestrante porque ouviu alguém dizendo que isso vai te dar um bom dinheiro por mês, a primeira coisa que você deve fazer é cair fora desse mercado.

É preciso ter paixão pela palavra, pelo ensinamento, pela capacidade de passar para frente aquilo que é bom. O dinheiro vem depois.

É lógico que com a palestra que tem a sua digital, que te representa, as pessoas irão pagar para te ouvir falando, mas isso só acontece porque você acredita no que está sendo dito. Também porque você será uma autoridade naquilo, mas, mais ainda, porque você terá encontrado o seu nicho específico.

E a primeira coisa que você vai fazer para encontrar esse nicho através dessa fórmula é pegar um pedaço de papel e, no centro, dele desenhar um círculo. Dentro, você vai colocar a sua expertise, àquilo que você domina.

Ao lado, você vai colocar as várias coisas que estudou durante a vida, e liste ali não só coisas que você aprendeu na academia com os livros, mas também naquela chamada universidade da vida.

Quase sempre você colocar uma série de itens que aprendeu em sua formação, mas também muito daquilo que você capturou pela vida, pelos seus empregos, viagens e experiências. Tudo aquilo que você um fez e sabe que pode ensinar, mesmo que seja pequeno e particular.

Na sequência, você faz outro círculo ao lado, mas esse passa por cima de seu primeiro. E esse é um círculo onde ao lado você vai escrever suas paixões. Faça então uma lista com aquilo que você ama. Aquilo tudo que você quando faz te deixa feliz.

E desde hobbies, até algo que você faz e, como dizem, você nem percebe que é trabalho.

Agora, abaixo dos dois círculos você ira fazer um terceiro, esse passará por cima de ambos, você terá ai uma intersecção de todos eles. E nesse terceiro grupo você vai colocar os negócios.

Você precisa listar agora tudo aquilo que imagina que, junto sua expertise e sua paixão, o mercado pode querer ou se interessar.

Às vezes, uma das suas expertises é comunicação, e uma das suas paixões é falar em público, conversa etc., a ai você pensa: “Será que tem alguém que tem medo de falar em público?”, sim, deve ter, e será que essas pessoas não se interessariam por uma palestra sobre como facilitar elas a falar em público? Muito provavelmente, sim! E ai está a sua palestra perfeita.

E o mais importante, o seu nicho de negócio é seu, não é mais de ninguém, assim como não adianta ficar tentando copiar os outros.

Encontre sua personalidade naquilo. Se encontre. E quando for responder aquela pergunta, “Qual o nicho de mercado mais rentável para uma palestra”, o faça com certeza: é o seu.

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