Você tem acompanhado minha série de vídeos e artigos em que ensino técnicas sobre como detectar mentiras e fazer análises não verbais? Então, é bem provável que já tenha me visto falar sobre um cara chamado Paul Ekman.

Ou, mesmo que você não conheça meu trabalho na área, é bem provável que já tenha ouvido falar sobre ele por causa da série Lie to Me.

Isso porque Ekman é um dos pioneiros nos estudos e catálogos de expressões faciais. Basicamente toda a nossa base de conhecimento sobre o assunto hoje é originária dos trabalhos feito por ele.

Não é por menos que Paul Ekman foi considerado um dos 100 psicólogos mais notáveis do século XX e uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time em 2009, mas por que será que ele recebe todo esse reconhecimento?

E por que ele inspirou o seriado?

Paul Ekman

Quem é Paul Ekman?

Paul Ekman foi um dos pioneiros nas pesquisas da conduta humana. Um dos principais pontos de seu trabalho é a catalogação das emoções humanas e expressões faciais.

Esse estudo começou em 1954 analisando as reações humanas e suas expressões faciais, tema de sua tese de mestrado em 1955.

Além disso, Paul Ekman também trabalhou nos últimos trinta anos estudando a mentira, desde compreender o papel social da mentira até entender sua linguagem corporal.

Apesar de toda a relevância no cenário internacional da psicologia, o trabalho do Paul Ekman só se tornou famoso para o restante do mundo com a estreia da série Lie to Me.

O personagem Carl Lightman foi inspirado no trabalho de pesquisa de Ekman e sua atuação na força de segurança, assunto que citarei mais pra frente. Além disso, o próprio psicólogo atuou como consultor científico para que a série realmente usasse seus conhecimentos sobre a mentira.

Outra série de TV inspirada em Paul Ekman é a série de documentários da BBC A Face Humana, publicada em 2001.

Com mais de 60 anos nessa área de estudos, ele já escreveu mais de uma dezena de livros sobre o tema e publicou artigos em diversas revistas pelo mundo.

Qual a contribuição de Paul Ekman para a Análise Não Verbal?

Paul Ekman, como eu já disse, foi a primeira pessoa a catalogar as microexpressões e emoções, mas sua contribuição para a análise não verbal é muito maior. Ele também é responsável por uma série de estudos e artigos que tenta entender o papel das mentiras nas relações humanos.

A sua pesquisa sobre as expressões comprovou a teoria de Charles Darwin de que elas são biologicamente determinadas e universais. Enquanto um forte movimento dos anos 50 – mesma época em que começou seus estudos – dizia que elas eram aprendidas culturalmente.

Todas essas áreas em conjunto nos ajudam a entender o porquê nós mentimos e permitem analisar a linguagem corporal para compreender a linguagem não verbal. Técnicas de extrema importância em assuntos de segurança.

Paul Ekman dedicou muitos anos de sua vida a ajudar os serviços de segurança e trabalhar com a detecção de mentiras para a contenção de crimes e atentados. Atualmente, ele possui um grupo empresarial focado em transmitir esse conhecimento para as forças de segurança.

Gostou de saber que essa pessoa do Lie to Me realmente existe?

Já tinha ouvido falar sobre Paul Ekman?

Comente aqui embaixo!

Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?

Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.
Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<