set 29, 2017 / por Ricardo Ventura / Nenhum Comentário

Não existe timidez. Na verdade, ela é apenas uma sensação que a sociedade vem colocando na sua cabeça. Não existe medo de falar em público, existe sim é a falta de treino. Então não se engane, o que você precisa é enfrentar isso e descobrir os caminhos que te levam para longe deste falso medo.

Pode acreditar, o que não faltam são técnicas e dicas que te colocam em uma posição confortável para lidar com essa timidez e com a dificuldade de falar em público.

Mas é lógico que esse é um problema que pode travar suas ambições e não te permitir aproveitar uma série de coisas boas da vida. Pior ainda! Sua timidez e seu medo podem atravancar sua vida profissional.

Portanto, não estamos falando apenas de não dançar por ai, mas também de não conseguir conviver bem em sociedade e até não conseguir ir bem sua carreira. Por isso, enfrente isso com unhas e dentes.

Enfrentando a timidez no seu dia-a-dia

E o que não faltam são jeitos de lidar com essa timidez. Bem verdade, dicas simples e que podem ser feitas por qualquer um.  E uma dessas técnicas é justamente você falar com o espelho. Não precisa ter nenhum assunto, o que importa é você falar, aos poucos vai começar a encontrar uma desenvoltura e uma facilidade maior da hora de se expressar.

Há quem diga ainda que um exercício interessante é falar com as pessoas pela rua. Não puxar assunto, mas começar apenas quebrando a timidez. Pergunte as horas ou até uma localização qualquer.

Outro modo que te ajuda ainda a ultrapassar essa barreira é se voluntariar. Seja palestras, aulas e workshops, sempre que alguém perguntar se alguém quer ler algo ou participar de alguma coisa no palco, seja o primeiro a levantar a mão. É lógico que isso beira o tratamento de choque, mas não se preocupe. Depois das primeiras vezes, tudo vai ficando mais fácil e natural.

Conversar com desconhecidos é importante para perder a timidez!

Por fim, dentro dessas dicas mais “chocantes”, é preciso ainda olhar nos olhos. Mantenha o contato visual, não deixe seu olhar passear por nenhum lugar e demonstrar insegurança ou falta de interesse, não tem como seu interlocutor saber que aquilo é simples timidez. Perca esse medo e olho direto nos olhos da outra pessoa.

Como perder a timidez de uma vez por todas

Mas para acabar com essa timidez, seu primeiro passo deve ser conseguir entende-la. Descobrir de onde ela vem e contra quem você deverá lutar.

Geralmente, sua timidez é o reflexo de um problema maior, seja sua autoestima baixa ou simplesmente uma negatividade que persegue suas ideias. Quase um bloqueio que provoca uma impressão de você estar sendo julgado.

Mas acredite, isso não existe!

Por isso, para acabar com a timidez ou com o medo de falar em público, um dos principais caminhos é parar de subestimar você mesmo. Quanto mais você acreditar nas suas capacidades e ideia, mais segurança terá de falar.

E se não acredita nisso, pense um pouco mais a respeito. Se você está em uma palestra, as pessoas estão ali para te escutar; em uma reunião, estão ali porque as informações que vai passar são importantes; em uma conversa de bar, se a pessoa continua ali sentada em sua frente é que quer escutar o que está falando. Enfim, todos já confiam em você, falta agora você fazer o mesmo.

Mas tenha em mente que você não conseguirá acabar com sua timidez, mas irá entender que ela permanecerá por lá. Você irá conviver com ela e deixa-la escondida em algum canto de sua mente. O importante é você não seja movido por essa sensação. Não deixar que essa impressão de que você não é capaz te atrapalhe, afinal, o que não falta para você é capacidade, falta você encontrar essas força.

Mentoria para Treinadores e Palestrantes

Apenas 10 alunos por sala clique aqui

Comentar via Facebook