Na década de 70, Richard Bandler e John Grinder começaram uma pesquisa que resultou na Programação Neurolínguistica. Mas, talvez, naquela época, eles não pensassem em usar a PNL em vendas. Acredite: elas nasceram uma para outra.

Se no começo Grinder e Bandler prometiam curar desde alergias até resfriados, foi sua base psicológica que mais fez sucesso e hoje é usada nesse ramo de vendas. Não só “usada”, mas uma das ferramentas mais importantes para números eficientes na área de vendas.

A PNL buscava entender uma “fórmula do sucesso” baseada em exemplos de pessoas que obtinham sucesso em suas áreas. A ideia era buscar inspiração em gente como Martin Luther King e John Kennedy e aproveitar àquilo que eles faziam de melhor para remodelar as vidas e objetivos de qualquer pessoa.

E funcionou!

Como que nós aplicamos PNL em Vendas?

Se tratando de PNL em vendas, algo que deve chamar a atenção é sempre que o cliente, como indivíduo único, é sempre o ponto mais importante dessa relação. A ideia é que esse comprador sempre precisa ter mais atenção do que aquilo que está sendo vendido.

Tempos atrás, era comum o vendedor se valer da simples manipulação de seus clientes para conseguir atingir seus objetivos. Eram truques e vícios que faziam com que o cliente pudesse ser manipulado. Aos poucos isso foi ficando de lado e as pressões foram dando lugar a um cuidado maior com o produto mais importante do vendedor: seu cliente.

O importante, e que é o que faz a PNL tão poderosa para a venda, é que ela entende o cliente. Consegue perceber o que ele quer sem ultrapassar nenhum tipo de barreira. Mas mais importante ainda: entender que seu cliente não é um bobo qualquer.

É lógico que o vendedor sabe o quanto seu produto é bom, seus benefícios e o quanto ele pode mudar a vida do cliente, mas aproximar essas informações de seu pretenso cliente é o principal segredo. Saber que cada pessoa é única e deve ser aproximada de maneira única, com respeito e preocupação com essa relação que aos poucos vai se formando.

Para a PNL, antes de qualquer coisa, qualquer venda ou apresentação, o importante é o relacionamento que nasce. Para o vendedor, a responsabilidade de entender as necessidades de seu cliente, conseguir ler os sinais dessas pessoas e acompanha-las nessa jornada ao invés de simplesmente conduzi-lo.

Técnicas de PNL Para Vendas

E uma das técnicas mais importantes da PNL em vendas é fazer com que seu cliente se sinta bem. Pessoas compram produtos por impulso e desejo. Um cliente muitas vezes compra algo que nem precisa. Ele se sente bem diante daquilo e sente a necessidade de comprar.

É possível aplicar a PNL em vendas com dicas básicas

O vendedor deve vender esse sonho. Mostrar que o cliente vai se sentir melhor com aquele produto. Por isso, diga a ele como ele vai se sentir diante daquela compra. Do quanto aquele sapato é confortável ou aquele cobertor é quente. Coloque seu cliente dentro do futuro onde ele consiga se enxergar já usando o que você vende. Não venda o produto, mas as emoções, sensações e momentos que ele proporciona.

O próximo passo é encontrar o “sim”. O chamado “reforço positivo”. Faça perguntas que você saiba que a resposta seja “sim”. Nada muito complexo, apenas coloque na boca (e na mente) de seu cliente a expressão positiva e faça com que eles aos poucos vá se sentindo mais e mais à vontade com a ideia daquele produto ser sinônimo de “sim”, afinal ele concordou com tantas coisas sobre ele.

E não só o “sim” é uma palavra mágica, como do lado do vendedor existe uma série de expressões que quando ditas podem acelerar ainda mais o processo de venda. “Facilmente”, “naturalmente”, “ilimitado”, “experimentar”, “além” são algumas palavras que “fazem bem” ao cérebro do cliente, já que elas dão a impressão de algum tipo de vantagem naquela compra.

De todo jeito, a palavra que o seu cliente mais gosta de ouvir é o nome dele, criando ai uma proximidade que o faz confiar no vendedor. Já a segunda palavra: “você”, que é isso que importa para ele. Mas cuidado para não repetir o nome excessivamente. Já cansei de ouvir vendedor usando o nome do cliente como vírgula, o que soa estranho e forçado. O resultado é um afastamento.

Portanto, se a PNL não surgiu com a ideia de aumentar as vendas de uma empresa, ela, com certeza, conseguiu aumentar os resultados de quem se aprofundou no conhecimento da área.

Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?

Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.
Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<