Nos últimos tempos, temos falado muito sobre descobrir mentiras, neuromarketing, entrar na mente etc. E junto disso tudo, sempre caímos em um mesmo assunto: o subconsciente.

Pode ser que você já tenha lido e estudado sobre essa área do seu cérebro, ou que você nunca tenha ouvido falar sobre isso, mas, hoje, eu vou te ensinar 3 coisas básicas que você precisa saber sobre ele.

É um conhecimento que vai te ajudar em várias coisas. Poderá te ajudar a ter melhor memorização, entender o que as pessoas estão falando e, até mesmo, ser bem mais persuasivo em qualquer situação.

Chega de chorumelas…

Vamos ao que você precisa entender?

subconsciente e inconsciente

Subconsciente e Inconsciente Não São A Mesma Coisa

Essa é a primeira coisa que você precisa saber sobre o subconsciente. É provável que você já tenha ouvido falar sobre isso na escola ou faculdade quando estudou sobre Freud, mas não se lembra.

Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, subconsciente e inconsciente não são a mesma coisa. O inconsciente é a área mais profunda do seu cérebro. É lá que estão as memórias que não são resgatadas facilmente.

Sabe aquele caso clássico de alguém que tem um forte trauma, mas não consegue entender muito bem o motivo? Ele nunca sabe onde começou e só é possível entender a causa do problema através de uma regressão?

Isso acontece porque essa memória está guardada no inconsciente. Uma área sombria e com pouco acesso.

Já o subconsciente está trabalhando constantemente como “plano de fundo” do consciente. É lá que estão informações que não precisam permanecer no seu consciente, mas que é possível recuperar a qualquer momento, como o número do RG ou CPF.

Segundo Freud, o inconsciente é uma proteção do nosso organismo. Ele esconde as piores situações que já passamos na vida e só pode ser acessado com um evento que traga essa lembrança ao consciente.

Subconsciente é padrão

O Subconsciente Funciona Parecido Em Todas As Pessoas

Outra coisa importante que você precisa saber é que o subconsciente é responsável pela maior parte das decisões que você toma diariamente.

Mesmo aquelas decisões que você acredita ter raciocinado e pensado por horas podem ter sido tomadas no subconsciente e todo esse tempo de racionalização serve apenas para encontrar uma justificativa.

O neuromarketing, por exemplo, é uma área que estuda o comportamento do nosso cérebro nas compras e tem substituído as pesquisas de campo em muitas empresas pelo mundo.

Isso porque descobriu que as decisões sempre são tomadas de forma parecida no subconsciente. E sabe por que funciona dessa forma?

Porque nossa mente precisa tomar muitas decisões o tempo todo. Piscar, falar, andar, trocar de marcha, mandar uma mensagem, estudar, trabalhar, dormir, mastigar, ler, ouvir etc.

E para conseguir tomar tantas decisões sem precisar racionalizar cada uma delas, o nosso subconsciente cria padrões de comportamento. Se algo precisa ser feito com muita pressa, por exemplo, ele toma uma decisão e só depois racionaliza.

É por isso que algumas pessoas reagem sem pensar a uma tentativa de assalto, por exemplo. Só depois da reação que elas racionalizam todos os riscos que correram.

E você pode influenciar qualquer pessoa a tomar uma decisão que você quer ativando os gatilhos mentais para despertar esses padrões de comportamento.

Subconsciente não mente

O Subconsciente Humano Nunca Mente

Como você pode ver, o subconsciente é uma das áreas mais fascinantes do cérebro humano. Ele é responsável por muitas das nossas memórias e decisões.

Porém, existe uma coisa que poucas pessoas sabem. E é uma das mais importantes de todas.

O subconsciente não mente!

Não importa o que o consciente e a boca estão dizendo, o subconsciente sempre mostra a verdade. Conhecendo como ele é funciona, você é capaz de identificar mentiras em qualquer pessoa.

Um exemplo muito claro está no nosso olhar. Sempre que estamos buscando uma informação no subconsciente, ou seja, na memória, nossos olhos se movem para o lado esquerdo.

Porém, quando estamos buscando algo no constructo, na imaginação, nossos olhos se movem para o lado direito, indicando que estamos mentindo, fantasiando, imaginando etc.

Em algumas poucas pessoas, esse modelo pode ser invertido, mas esse é o padrão da maior parte dos humanos. E para saber se a pessoa é invertida, basta fazer uma pergunta da qual você já sabe a resposta.

Gostou dessas descobertas sobre o subconsciente? Esses artigos vão te ensinar muito mais sobre o assunto:

Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?

Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.
Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<