Não tenha dúvidas que comunicação é a base do sucesso. Conseguir transmitir aquilo que quer do jeito que almeja é um meio muito mais rápido e eficiente de alcançar qualquer meta.  Aliadas a isso, as técnicas de persuasão não são um grande segredo e estão ai para serem aprendidas.

Técnicas que podem ajudar na vida profissional, te fazendo ser melhor entendido e com um poder de convencimento ainda mais completo, mas também se estendem para diversos ramos de nossa vida. Desde paqueras até brigas, já que você conseguirá passar melhor aquilo que quer, passando por relacionamentos familiares, palestras e onde mais você precisar se comunicar.

Por isso, não tenha dúvida, persuadir é uma parte importante da comunicação que não deve ser ignorada.

As 7 técnicas de persuasão

Um detalhe importante que todos devem saber é que todas nossas decisões são tomadas por nosso inconsciente. O que chega a nós, a nossa consciência, é apenas uma decisão já tomada junto com uma justificativa que nos faz acreditar que chegamos àquela conclusão.

E conversar com essa parte de nossa mente pode ser feita também com métodos de persuasão como os gatilhos mentais. Pequenos mecanismos que nos ajudam a tomar decisões cotidianas e sem importância no dia-a-dia sem que nem percebamos que estamos fazendo.

É nesses gatilhos que devemos encontrar um parceiro na hora de persuadir. Por isso, eu separei sete dessas técnicas de persuasão para você influenciar pessoas mais facilmente.

Dor Vs. Prazer

É preciso saber que as pessoas em geral relacionam um momento de dor e esforço físico com um de prazer que vem na sequência. Então, se faça ser imprescindível para substituir esse momento de dor e deixar para eles apenas o prazer.

Você deve mostrar algo doloroso e, em seguida, apresentar uma solução. Na decisão de comprar uma casa nova, por exemplo, mostrar para sua mulher que a sua casa pode ficar pequena para o bebê que vai chegar, mas que é possível resolver esse problema com uma casa nova.

Novidade

Quando vemos algo novo, uma criação ou invenção, nosso cérebro libera dopamina, responsável pelo prazer. A novidade nos arranca da tranquilidade de algo familiar e na mesmo hora começamos a buscar recompensas associadas a ela. Portanto, demonstre o quanto você, seu produto ou conteúdo é novo.

Pense na Polishop. Ela está na ativa há anos vendendo produtos novos. É claro que a maior parte de suas vendas são de produtos recorrentes, mas é uma rede conhecida justamente pela inovação.

Antecipação

Quando você projeta ações e desejos no futuro, partes do seu cérebro ligadas a felicidade ativam. Criamos boas perspectivas. Então faça com que o que você está oferecendo seja algo que as pessoas ainda não saibam que vão precisar no futuro. Desperte esse interesse. Gere expectativa.

Técnicas de persuasão: Antecipação

Um exemplo disso é a mulher grávida. Ela fica feliz, aceita e compra muitas coisas pensando no futuro. Ela antecipa aquela alegria antes mesmo do filho nascer. A mulher grávida é mais suscetível a comprar produtos de bebê do que uma mãe justamente por este gatilho.

Porque

Tenha sempre em mente uma máxima de que não são as respostas que movem o mundo, mas sim as perguntas. Portanto, lembre que as pessoas também querem respostas, justificativas e argumentos. Faça com que elas entendam o que você quer e porque você quer, facilitando para elas que lidem com uma resposta racional.

E isso é um instinto primitivo. Lembre-se sempre daquela criança que sempre pergunta “Por que?” pra tudo que você fala. O famoso Zequinha do Castelo Rá-Tim-Bum.

Prova Social

Nós nos enxergamos nos outros, em suas ações e opções, então faça as pessoas se enxergarem naquilo que você oferece já tendo dado certo, use depoimentos de clientes, pesquisas de satisfação, imagens de seus clientes felizes, crie redes sociais fortes.

Sempre pense, se existem dois restaurantes um do lado do outro, só que apenas um deles tem uma fila enorme, o outro está vazio, qual você acha que é melhor?

Reciprocidade

As pessoas querem receber o mesmo que deram. O que nos gera valor é retribuído. Portanto, saiba que o mais importante de seu negócio é seu cliente, então ofereça a eles materiais gratuitos, amostras grátis, e qualquer tipo de possibilidade que mostre o quanto ele é importante para você.

E isso serve muito para a vida real. Se você espera que alguém faça algo por você, faça algo por ela antes disso. Isso despertará esse gatilho. Ou vai dizer que você nunca comprou um presente para um amigo porque ele comprou algo pra você antes?

Autoridade

Talvez, esse seja o mais eficaz, mais usado e, ao mesmo tempo, o mais fácil de ser usado de modo errôneo. As pessoas confiam naqueles que se mostram especialistas e autoridades em certos assuntos. É preciso demonstrar que você realmente sabe sobre o que está falando.

Eu, por exemplo, tenho autoridade como palestrante atuando há mais de 20 anos com treinamentos, mas comecei a construir essa autoridade para outros públicos falando sobre comunicação em meu canal do Youtube.

Técnica de convencimento e persuasão apostam no subconsciente

E a persuasão passa justamente por esse lugar desconhecido chamado subconsciente. Antes mesmo de você pensar em qualquer coisa, algo lá dentro de sua mente já tomou a decisão. Você é constantemente persuadido por ela para fazer o que ela quer sem você nem imaginar.

Sabendo disso, nós “aqui de fora”, só temos uma opção, conversar com esse inconsciente das outras pessoas, fazer com que elas tomem as decisões que queremos sem elas nem ao menos saberem que estão fazendo isso.

É preciso usar essas técnicas de persuasão a todo momento, e saber qual é seu alvo é um caminho muito mais fácil para se chegar naquele lugar que você imagina. Seja um comunicador, um sedutor, alguém que convença, seja alguém persuasivo e veja as portas se abrirem.

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