dez 26, 2017 / por Ricardo Ventura / Nenhum Comentário

O palco é o lugar certo para um palestrante brilhar. Conteúdo, interação, respeito ao público e sempre aquele esforço para mudar a vida das pessoas que estão te assistindo. Tudo faz parte do show. Por isso nunca é ruim ter em mãos algumas dicas de palestras que podem deixar tudo ainda melhor.

E isso não vale apenas para palestrantes, mas pode ser uma opção em reuniões e nas mais diversas conversas. Sejam nos negócios ou na vida pessoal. O que importa é que, de um lado, tem alguém pronto a seduzir seu público com suas ideias e do outro alguém esperando ser convencido.

Todo esforço, então, é válido para que todo esse esforço não seja em vão.

Dicas de palestras que vão lhe fazer brilhar

1 – Palestra não é um dom

Pode parecer besteira, mas é bom lembrar que ninguém nasce com o dom de criar palestras. Talvez, uma boa oratória ou desenvoltura melhor que o padrão, mas fazer uma palestra é muito mais do que apenas subir em um palco e começar a falar. É preciso estudo, organização e esforço. Por isso, não existe esse dom, mas muito trabalho.

2 – Saiba quem é seu público

Ainda que, muitas vezes, isso não seja possível, é bom sempre verificar essa possibilidade, porque, quando você consegue, os resultados são incríveis. De cara, você passa a se sentir mais à vontade e seguro, mas o que realmente importa é a opção de formatar sua palestra para aquele público. Seja na linguagem, no ritmo ou em qualquer outra opção que você identificar.

3 – Sempre tenha um plano B

Quem não tem um plano reserva não tem nada. São tantas as coisas que podem dar errado, mas que a simples existência de um “plano B” pode salvar que não vale a pena nem pensar a respeito. Não conte com internet rápida, nem computadores. Se conseguir, não conte nem com eletricidade. E se um imprevisto ocorrer, tudo bem, é só sacar seu “plano B”.

4 – Estude a sua presença de palco

Treine sua presença de palco. Lembre que você estará em um palco e a plateia à sua frente precisa te enxergar e entender, seja quem está na frente ou quem está no fundo. Tudo precisa ser perfeito. Se aproxime de seu público através de olhares e foque em grupos, passe por todos, faça com que todos confiem em você.

5 – Tenha propriedade no que diz

É preciso saber do que está falando, mas, mais do que isso, é necessário ter conhecimento de causa e segurança. Transpirar a impressão de que ninguém sabe mais daquilo tudo do que você. Encontre um ritmo, muito rápido parece nervosismo, muito devagar, falta de confiança.

Uma das dicas de palestras mais importante é ter autoridade.

6 – Esteja preparado

E isso não quer dizer simplesmente decorar o assunto, é preciso se preparar de verdade, mais precisamente até os segundos antes de entrar no palco. Nesse momento, você pode ser tomado pela adrenalina e a apreensão. E isso é bom. Ajuda a ficar mais atento e entusiasmado, mas é preciso lidar com o sentimento. Criar uma rotina é a melhor solução, uma série de “passos” a serem dados desde o momento que você chega no local até entrar no palco. Faça isso, com um checklist mesmo, e você entrará no “modo palestrante”.

7 – Mantenha anotações, mas não seja escravo delas

Talvez o maior medo de um palestrante seja esquecer o que deve falar, portanto tenha sempre anotações com você. Talvez elas nem precisem estar em sua mão, talvez fiquem apenas ali sobre a mesa, na verdade, muito provavelmente você acabe nem olhando para elas, mas saber que elas estão ali, ao alcance de sua mão caso algo dê errado, te acalma e te faz ser ainda mais confiante.

Mas uma dica muito importante é que essas anotações não podem ser um guia para você conduzir sua palestra, mas dados, números e algumas informações que podem se perder na sua mente.

Você já segue essas dicas para uma boa palestra?

Mas todas essas técnicas e dicas não são nada sem detalhes como muito esforço e a capacidade de acreditar que você é capaz de subir naquele palco e passar seu conteúdo.

Sua apresentação depende tanto da sua segurança, quanto daquilo que está sendo passado. E quanto mais você conseguir “tirar da frente” todo resto que deve ser feito de modo sistemático, o que sobra é sua capacidade.

E quando só sobra isso, o palco brilha.

Está na hora de você brilhar…

Leia com atenção todas estas dicas de palestras e pense:

Qual delas você já colocou em prática?

Alguma fez um grande diferencial?

Qual outra dica de palestras podem ajudar ainda mais?

Mentoria para Treinadores e Palestrantes

Apenas 10 alunos por sala clique aqui

Comentar via Facebook