Não existe a possibilidade de perder qualquer tipo de oportunidade só porque não domina uma boa negociação. Se tornar alguém capaz de encarar qualquer transação é algo que você pode aprender, principalmente porque existem vários cursos de técnica de negociação.

Exatamente, ninguém nasce sabendo e nem abre os olhos negociando nada, portanto, não tenha medo de aprender. Por mais que muita gente tenha uma certa facilidade na hora de convencer ou enxergar as técnicas que constroem essa negociação, ainda assim é preciso adquiri experiência e se aprofundar no assunto.

Não existe um passe de mágica que te transforma em um grande negociador, tudo é aprendizado e desenvolvimento. E não se engane, tudo envolve uma negociação, portanto, não fuja dessa possibilidade de se tornar um melhor negociador.

Na vida profissional, você pode ter que vender um produto ou um serviço, mas também terá que convencer parceiros de equipe, levar as melhores ideias para seu chefe e conseguir aprovação de projetos. Tudo isso sem levar em conta pequenas negociações do dia a dia.

Já no lado pessoal, convencer seu filho ou filha a qualquer coisa é algo comum, sem esquecer que a vida amorosa simplesmente não existe sem uma boa dose de negociação e convencimento.

É preciso ser um bom negociador em qualquer momento da vida e você não pode se permitir deixar essas oportunidades passar por suas mãos.

Por que aprender as técnicas de negociação?

O primeiro ponto que você nunca pode esquecer é estar preparado. Não existe a possibilidade de entrar em uma situação onde você deve negociar algo sem estar preparado. Do contrário, você já entra nessa negociação perdendo.

Primeiro você descobre realmente o que irá discutir ou apresentar, depois estrutura isso de um jeito que você consiga estudar todo o assunto e não ter surpresas. Melhor ainda, tente entender o que seu público quer, no que ele está interessado e ataque essas necessidades. Geralmente seus pontos francos são essas vontades, portanto, faça disso seus pontos fortes.

Aos poucos, crie uma lista de interesses e dicas que cobrirão todas possibilidades e adapte isso em cada público diferente. O assunto pode mudar, o serviço ou produto pode até ser outro, mas você será capaz de adaptar suas experiências.

O segundo passo é ter em mente que toda negociação de sucesso depende de muito timming. Por mais que você saiba o que fazer na hora, o que perguntar e o que a pessoa te responderá, sem entender o momento certo que fará isso, não conseguirá ir além da proposta.

Existe um tempo para tudo, seja para perguntar, seja para escutar. A proposta precisa entrar no momento certo, assim como uma contraproposta tem que se encaixar no espaço que seu interlocutor lhe dá. Estudar o assunto é tão importante quanto analisar esses momentos e criar uma espécie de roteiro onde você poderá se sentir seguro diante de qualquer caminho que a negociação seguir.

Entretanto, tenha cuidado na hora de experimentar as possibilidades, errar o timming pode colocar em jogo todo sucesso de sua negociação.

E deixe seu ego de lado. Um grande negociador não quer ser lembrado por isso, mas por ter o sucesso de seus esforços. Se os créditos ficarem com outras pessoas ou seu interlocutor jurar que a ideia foi dele, tudo bem, o importante é fazer com que seu objetivo seja alcançado.

Não importa de quem seja a ideia, o que importa é que ela exista e leve ao sucesso de sua negociação. No final das contas, não se preocupe, o resumo que fica é a quantidade de “sim” não quem levou àquilo.

Essa parte do ego ainda te leva a um passo importante: escutar. Um bom negociador nunca fala mais que seu alvo. Escute e crie uma estrutura de argumentos através da análise daquilo que está sendo falado por seu interlocutor. Portanto, o ponto mais importante é, nunca interrompa ninguém.

Mais importante ainda, faça com que a pessoa fale antes, deixe ela a vontade com suas próprias ideias. E nunca esqueça aquela velha máxima entre os vendedores, quem colocar primeiros as cartas na mesa, perde. É melhor escutar e ser quem encaixará seus argumentos dentro dos argumentos dos outros, do que o contrário. Quanto melhor você fizer isso, mais deixará a impressão de que você sabe o que a outra pessoa está pensando.

Mas não deixe nunca que isso te impeça de ir para cima. O céu é sempre o limite, portanto, não tenha medo de negociar e testar o topo. Coloque o preço mais alto e não tenha medo de ver uma contraproposta. Ser convincente é um segredo importante, mas convencer alguém a fazer só o mínimo é um desperdício de energia.

Por isso mesmo é tão importante antecipar essas concessões. Uma negociação é sempre um lugar onde dois pontos de vista irão querem defender seus interesses. Quando você joga o valor para o alto, tem espaço de sobra para a diminuição.

Entretanto, aprenda a dizer “não”. Na verdade, treine isso. Exercite o olhar sincero e educado de uma negação, mas permaneça firme em seus limites. Você pode até se decepcionar com a perda da negociação, mas isso não deve nunca ser algo claro, afinal essas portas não devem se fechar.

Se não der tudo certo, tudo bem, deixe bem claro que existirão outras oportunidades e que você irá tratá-las com a mesma importância. É o compromisso de não se desligar ou desistir que faz com que se mantenha uma relação duradora e mais um monte de possibilidades.

Por fim, nunca se permite levar pelos problemas dos outros. É normal um dos lados dar as razões de negar a negociação ou baixar a proposta diante de alguma dificuldade ou problema, mas isso não deve ser problema seu. Não deixe isso influenciar suas convicções.

E, logicamente, se mantenha perto de seus princípios. Não existe negociação que seja mais importante que sua consciência. Seus valores devem permanecer firmes e isso deve ficar claro na negociação, já que permanecer em seus princípios irá ainda te dar uma importante sensação de confiança.

Portanto, por mais que você consiga ganhar isso com experiência, o preço pago acaba sendo tempo demais e um desgaste ainda maior de tempo e energia. Obter experiência demora anos, mas trainar isso, entrar em um curso de técnica de negociação pode ser uma alternativa certeira e interessante.

Vale a pena fazer curso de técnicas de negociação?

Um bom curso te disponibilizará exemplos de soluções e produtos que ajudarão enquanto você estuda o assunto. Uma experiência que fará com que seu jogo mude, principalmente, porque entenderá o quanto poderá reorganizar seu negócio e conseguir se posicionar diante de uma eficácia maior.

Para muita gente, um curso de técnica de negociação ainda será a oportunidade de você descobrir seu próprio produto. Melhor ainda, entenderá como fazer com que ele não seja sua única chance de obter o sucesso nessa negociação. Você criará seu próprio mercado e não dependerá mais das pressões do mercado. Você fará sua própria sorte.

Um curso ainda te ajudará a se tornar irresistível, único e entender como deverá construir uma narrativa que coloca você como única opção para seu cliente. Empacotar sua expertise e agregar valor a seus esforços.

Mas principalmente, entenderá que um mestre da negociação é um mestre da comunicação. Entenderá que é a capacidade de entregar uma ideia que fará com você seja entendido e conseguirá convencer qualquer um ao seu redor.

Um grande negociador irá sempre saber que pode usar essas capacidades na vida pessoal ou na profissional, mas principalmente entenderá o quanto é importante não perder qualquer tipo de oportunidade quando ela bater à sua porta.

No Extreme Seller, o meu objetivo é lhe ensinar como negociar desde o primeiro passo. Não apenas durante o a negociação em si.

Eu lhe ensino como criar produtos, ofertas e clientes.

>>> Clique aqui e saiba tudo sobre o Extreme Seller

PS: São turmas exclusivas para apenas 10 pessoas!