Nos dias de hoje, cheio de informações, corre-corre, estímulos e estresse, a inteligência emocional no trabalho irá fazer a diferença entre seu sucesso e seu fracasso.

Para quem ainda não está acostumado com o significado desse termo, a primeira coisa que você deve saber é que ele não é simplesmente um termo. Na verdade é muito mais que isso, é um recurso que você deve desenvolver e que te ajuda a lidar melhor com aquela única pessoa que pode te prejudicar: você mesmo.

A inteligência emocional é a capacidade de entender tudo aquilo que está acontecendo ao seu redor em termos de emoção. Melhor que isso, é o jeito que você consegue de controlar essas emoções e não deixar que elas te atrapalhem ou até te deixem ser movido pela expectativa e não pela realidade dos fatos.

É ela que te faz entender o tamanho real de cada situação, lidando bem com todas as dificuldades e te ajudando a contornar e ultrapassar as barreiras e dificuldades.

Por isso, confira sete dicas infalíveis para você conseguir desenvolver melhor sua inteligência emocional e lidar melhor com suas emoções.

Dicas para desenvolver sua inteligência emocional no trabalho

E primeiro de tudo é bom lembrar que o ambiente profissional é sempre um lugar cheio de emoções, e não se deixar levar por tudo isso é quase uma obrigação para alcançar o sucesso em sua profissão.

Seja na relação entre seus superiores e você, entre você e seus colegas e até em momentos de pressão e estresse com clientes e investidores, é preciso lidar bem com essas emoções. E quanto mais responsabilidade você tem, mais inteligência emocional no trabalho você é obrigado a ter.

Por isso, confira essas dicas e desenvolva ainda mais essa capacidade.

  • Se importe – É preciso equilibrar isso. Seus colegas e superiores precisam ter a certeza de que você se importa com eles. Portanto, se importe, elogie, escute, aceite e motive.
  • Abrace as diferenças – Não existe um ambiente que funcione onde todo mundo seja igual. A diferença entre as pessoas é o que faz com que qualquer tarefa ou objetivo tenha um jeito de ser alcançado. Por isso, é tão importante entender as qualidades e incapacidades suas e de cada um. Ser sensível a esses detalhes.
  • Ajude – Sendo um líder ou apenas um companheiro de trabalho, ajude. Passe suas experiências e aprenda com isso. Esteja aberto a esse tipo de estimulo. Tente entender o que as pessoas ao seu redor precisam e entregue isso a elas.
  • Pratique a empatia – Não julgue ou rotule. Seus companheiros de trabalho são muito mais profundos que uma análise superficial. Tente entender como essas pessoas estão se sentindo, ou até o que realmente está levando elas a tomarem aquelas decisões. Se coloque nos lugares delas, entenda seus sentimentos.
  • Controle seu ego – Todo mundo tem ego, não adianta fugir dele, ainda mais em um ambiente onde a competição é algo comum. Por isso, tenha controle daquilo que te move e do caminho que precisa, e se tiver que passar por cima de seu ego para atingir isso, aprenda a fazer. No final das contas, com o sucesso, seu ego vai sempre ser presenteado com mais combustível, portanto ensine ele a ficar de lado por um tempo para seu próprio bem.
  • Nunca se satisfaça – Não deixe que uma situação chegue ao final e tudo seja suficiente. Procure ir além sempre. Às vezes, você pode até sentir que chegou a final de algo, talvez, a satisfação o faça chegar aí, mas vença esse sentimento e lembre que nunca nada está bom o suficiente. Sempre há espaço para crescer.
  • Não busque o perfeccionismo – Em teoria ele é lindo, mas a inteligência emocional demonstra sempre para as pessoas que a perfeição é impossível. Por isso, não adianta gastar tempo buscando ela. A motivação está em entender aquele sentimento de dever cumprido, de atingir o sucesso. De entender o equilíbrio.

Agora que você já sabe essas dicas, busque desenvolver a inteligência emocional no trabalho e a inteligência relacional. Com certeza, você verá seus resultados crescerem exponencialmente!

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