Vender é uma arte, é preciso ter o produto certo, o cliente certo, o momento certo. São tantas dificuldades que qualquer escorregão pode colocar tudo a perder. Por isso, quando se fala nas melhores técnicas de vendas não se pode descartar a possibilidade de aproveitar cada pequena dica.

E é exatamente isso que eu vou fazer aqui. Vou te mostrar o melhor jeito de tirar do seu caminho todas essas dificuldades e fazer a venda depender única e exclusivamente de você e de uma série de técnicas envolvidas.

São técnicas que os grandes vendedores aplicam de modo inconsciente. Suas intuições e anos de trabalho lhe mostram esses caminhos e lhes dão todo resultado. Maior parte do que sei de venda, por exemplo, aprendi dentro da loja da minha família com grandes vendedores.

Eu só fui estudar essas mesmas técnicas anos depois ao me especializar na comunicação humana. Eu percebi que aqueles vendedores que me ensinaram desde a infância aplicavam as melhores técnicas de venda de forma totalmente intuitiva.

Porém, vender é uma arte, mas como qualquer arte, às vezes a inspiração e uma musa não são suficientes, é preciso técnicas e experiência. Por isso, vou explicar algumas dessas dicas que aprendi com grandes vendedores com um embasamento além da intuição.

Os 3 pilares que formam as melhores técnicas de vendas

Uma boa venda passa a se formar à partir de três pilares que sustentam qualquer ideia ou objetivo. Com isso em mente, todo um caminho de possibilidades se descortina.

1 – Seu produto não é apenas um produto

Um produto nunca deve ser apenas um produto. É preciso que ele mude a vida do cliente. Por isso é tão importante saber todas as vantagens que ele tem e quais problemas ele solucionará para seus clientes. Entender suas características mais presentes e atrativas e usar tudo isso para mostrar seus benefícios.

E quando seu cliente enxergar tudo isso, o resultado é ele passar a sentir a necessidade de ter aquele produto, afinal ele vai mudar a sua vida e resolver seus problemas.

2 – Entender e quebrar as objeções

Não se assuste com perguntas! Quanto mais perguntas seu cliente fizer, mais ele está interessado em seu produto. Por isso, quando ele demonstrar isso, esteja pronto para aproveitar cada brecha dessa porta que se abre.

Se você tem conhecimento amplo de seu produto, responda, mas o faça com segurança e sempre use a questão para abrir uma nova possibilidade de conquistas. Ouça e tente identificar um padrão de questionamento, se encaixe dentro dele e passe a “falar a língua” de seu cliente. Não empurre nada, convença e mostre o quanto essas objeções são pequenas perto dos benefícios que ele irá ter. O jiu-jitsu linguístico é uma excelente abordagem de vendas para isso!

Conversar é sempre uma das melhores técnicas de vendas do mundo

3 – Contar histórias reais e envolventes

As pessoas precisam de exemplos. Por isso, não existe nada mais eficaz do que mostrar a seu cliente o quanto aquele produto já resolveu o problema de uma pessoa. No primeiro passo dessa narrativa, ele irá se identificar com essa outra pessoa e quanto mais sua história se aprofundar na solução de um problema, mais ele vai trazer para si isso.

Todo mundo gosta de uma boa história, por isso use isso a seu favor. Mostre para seu cliente que, assim como ele, várias pessoas já tiveram a mesma dúvida, mas que ao, tomarem a decisão acertada, viram que os benefícios realmente superavam qualquer tipo de insegurança.

E lembre que, se você mostrar para seu cliente que várias pessoas já confiaram em você, demonstrará o quanto você é confiável. Por isso, conte histórias.

As melhores vendas são feitas de forma orgânica

Mas, sobre tudo isso, é preciso lembrar sempre que vender é persuadir, comunicar, conquistar, se colocar em direção a um objetivo e traçar um caminho que te leve a ele.

Por isso, não adianta mais ficar atrelado a técnicas antigas e vícios, é preciso inovar. Esqueça a capacidade de empurrar uma venda e sejam bem vindo ao novo mundo onde se atrai uma compra. Seu cliente não é mais um adversário que você deve enganar, mas sim alguém que você quer ajudar.

Se adapte, foque nessas novas possibilidades e técnicas. A arte da venda não pode ser algo limitado por um pequeno grupo, mas uma série de técnicas que todos devem aprender e desenvolver. Se adapte a esse novo mundo e descubra todos esses novos caminhos.

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