Como muita gente cansa de dizer, “comunicação é uma via de mão dupla”. De um lado alguém transmite uma mensagem, do outro alguém recebe essa mensagem. Parece simples, mas não é. E o mais complicado disso é que se um dos lados não consegue falar e escrever bem o suficiente para passar a mensagem que quer transmitir, o outro lado não vai entendê-la do jeito que ela deveria ser captada.
E se isso parece simples e você está falando, “mas é óbvio que quem está passando a informação precisa disso, todo mundo sabe!”, erra feio, já que o que não faltam são maus comunicadores que se deixam levar pela emoção e acabam não transmitindo direito o que deveriam. Uma irresponsabilidade que pode acarretar problemas muito maiores do que você imagina.
Portanto, se você agora está preocupado com isso e pensando se consegue mesmo passar para frente tudo que quer e do jeito que quer, é porque entendeu tudo nos últimos dois parágrafos. E só entendeu porque eu conseguir passar a informação.
Por isso que sempre aponto o quanto falar e escrever bem é essencial para sua carreira, seja de palestrante, vendedor, empresário, diretor e tantas outras áreas.
A importância de falar e escrever bem
Para efeitos de lógica, se você chegou onde chegou, tem uma carreira para melhorar, tem um cargo em uma empresa ou algo do tipo, já deveria saber a importância de falar e escrever bem. Em algum momento você já deve ter feito isso, seja na entrevista de emprego ou nos anos que se sucederam.
Mas se ainda assim você não entendeu a importância dessas duas ferramentas da comunicação, lembre, você muito provavelmente não trabalha sozinho, e é preciso então conseguir passar tudo que quer realmente para seus companheiros.
E quanto mais direta e sem erros for essa comunicação, mais tudo funciona de modo azeitado e mais fácil vocês chegam ao sucesso de suas tarefas.
Em reuniões e apresentações de projetos é imprescindível que você saiba falar bem (na verdade, “se comunicar bem”). É preciso conseguir passar uma ideia, defendê-la e convencer todos os presentes de que aquilo é melhor ou é o caminho certo a ser seguido. Uma boa ideia pode ser perder facilmente se você não conseguir passar o que deseja com ela.
Erros e hesitações, gírias mal colocadas e linguajar chulo não só fazem o seu público (ou equipe) despertar da imersão naquela ideia, como ainda fazem eles recusarem qualquer possibilidade de aceitarem aquilo.
Quando o problema é escrever bem, o buraco é ainda mais embaixo, já que muita gente não parece preocupada em fazê-lo do jeito certo. Seja em e-mails, memorandos ou até notinhas, escrever bem é o que separa o esquecimento da lembrança. Não se engane, um bom textos faz milagres com o receptor.
Agora, se você é um palestrante, escrever e falar bem é ainda mais importante, já que são os dois extremos da experiência que você quer passar. Primeiro você escreve e monta sua palestra e lá no final, você vocaliza ela. Então “todo cuidado é pouco” e esse, definitivamente, não é um ditado popular exagerado.
Como falar e escrever bem
E não tenhas dúvidas, quanto mais claras forem suas palavras, sejam ditas ou escritas, menos possibilidade de “cabeçadas” e gente fazendo coisas erradas ou caminhos tortuosos. Fora isso, quanto melhor você se comunicar melhor, sua equipe e todos ao seu redor irão trabalhar. Afinal, todos gostam de um bom texto ou de um bom discurso.
A primeira coisa que você deve fazer para melhorar sua escrita e o jeito que você fala, é ler. Sim, ler, sejam revistas, livros técnicos, ficção, romances etc. Quanto mais você estiver à vontade com as palavras, com suas grafias, gramática e possibilidades, mais fácil de emplacar aquele texto perfeito em que você, não só passa sua ideia, como ainda entretém seu leitor.
E quando a ideia é falar, o caminho não é tão diferente assim. Quanto melhor você estiver escrevendo, com mais facilidade você irá falar, já que as palavras e expressões virão com prontidão. Mas ainda assim existem algumas dicas.
Uma delas é sempre escutar bem os outros, sejam palestrantes ou outros profissionais. Encontre neles o rumo de seu público. Não tenha vergonha de se inspirar.
Outra dica é sempre falar com calma. As pessoas precisam entender exatamente o que você está falando, palavra por palavra, ideia por ideia. Quanto mais claras suas palavras, mas facilmente seu público irá te entender.
E se no começo você achar que não está funcionando, não se preocupe, encontrar sua “voz” é algo que demora. Aos poucos você ficará mais à vontade com tudo e com você mesmo, irá descobrir que não precisa estar engessado a formatos de outros e irá descobrir seu tom. E não fuja dessa “personalidade”, acima de qualquer coisa, você é você, então não fuja de usar gírias, palavras técnicas e humor, desde que seja em equilíbrio com o conteúdo e público-alvo.
Mas lembre-se da “via de mão dupla”, você precisa passar uma informação de um jeito que a “outra mão” entenda, do contrário pode haver um acidente de percurso.
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