Comunicação é o pilar principal de tudo, principalmente quando passamos a falar de vendas. Convencer, mostrar, discutir, apresentar, tudo é técnica para que a abordagem de vendas seja a melhor, mais eficiente e infalível.
O mais importante é conseguir relacionar a comunicação com o aumento de vendas. E, principalmente, pois isso passa por uma divulgação melhor, uma apresentação mais produtiva e a capacidade de entregar para seu cliente tudo aquilo que ele deseja.
Por isso, se você tem ambições no mercado de vendas, não se engane! A comunicação é a técnica mais importante que você pode ter.
E dentro disso, é bom conhecer o “jiu-jitsu linguístico”.
Abordagem de vendas e o jiu-jitsu linguístico
Na verdade, quem criou essa expressão fui eu mesmo e vem da necessidade que você tem de travar uma luta com quem está conversando. Esqueçam os golpes e coloque no lugar as palavras, impressões e os argumentos.
Como gosto de dizer, o jiu-jitsu linguístico começa com um golpe importante: a pergunta.
Seu objetivo principal é questionar, chacoalhar e tirar do lugar. Como se você estivesse sempre questionando o interlocutor até que todas as certezas dele comecem a cair por terra. O que ele fala pode e vai ser usado contra ele, principalmente, pois você vai fazer ele se convencer através de suas próprias ideias.
Você precisa provar que o que o interlocutor diz não acontecer, pode até vir a ocorrer. Como se você criasse na cabeça dele a possibilidade daquela certeza não ser tão “certa” assim.
E se tudo isso pode parecer complicado, acreditem, na prática isso é bem simples.
O segredo talvez esteja na capacidade de usar as palavras exatas da outra pessoa. “Seu produto não irá aumentar a taxa de lucros da empresa” deve ser indagado com um: “E se eu te provar que meu produto irá aumentar a taxa de lucros da empresa?”, o resultado quase sempre deve ser a abertura de uma porta. E é por ela que você “ataca”.
Assim como no jiu-jitsu, o segredo está em usar a própria força do outro contra ele mesmo.
Mas isso não fica por aqui! Existe uma pequena lista de obrigações que formam o jiu-jitsu linguístico. Na verdade, mais precisamente uma sequência.
De cara, a primeira ideia contrária, a primeira objeção de compra, não é a mais relevante e muito menos a verdadeira. Ela só serve para ser relacionada pela pergunta posterior, já que a pergunta deve sempre estar relaciona àquela resposta que acabou de ser dada.
Além disso, é importante que você nunca use o “por que” para fazer uma pergunta. Vamos a um exemplo?
– Oi, você se interessaria em comprar esse casaco de manga curta?
– Não…
– Mas o que te faz não querer?
– Se eu quero um casaco é para me esquentar e sem manga ele não vai fazer isso
– E seu eu te provar que mesmo sem manga ele irá te esquentar?
– Ok, nesse caso eu poderia pensar a respeito.
Viu como é simples?
As técnicas de vendas e o método socrático
Mas é bom saber que eu não inventei essa técnica sozinho, mas atualizei uma técnica bem antiga, mais precisamente nascida com o filósofo grego, Sócrates.
A ideia do Método Socrático é conduzir o interlocutor (naquele caso o aluno) a um processo onde ele reflete sobre suas ideias e acaba mudando e descobrindo seus próprios valores. A técnica passava, na verdade, por uma série de perguntas relativamente simples e até ingênuas, mas que sempre buscavam a contradição do discurso.
A lógica o método enxerga que algumas certezas são quase sempre baseadas em preconceitos e valores impostos a ele através da sociedade. Como se ele não estivesse definindo valores, mas sendo manipulado. O Método Socrático faz o interlocutor pensar por si mesmo.
Mas o mais importante é saber que você precisa usar essas técnicas para convencer o cliente de que ele mesmo está preparado e precisando de seu produto, e se ele não sabia disso ainda, fica para você a obrigação de fazer isso e convencê-lo do quanto é importante que ele obtenha ele.
É preciso ser eficiente e infalível, e acredite, o jiu-jitsu linguístico será a melhor abordagem de vendas em qualquer situação.
Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?
Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<