Muitas vezes, o primeiro contato com o cliente pode ser um problema. A distância e diversas outas barreiras físicas podem fazer com que apresentar seu produto cara-a-cara seja um problema. Nessas horas as vendas por telefone resolvem uma série de problemas.
Diferentemente da internet e redes sociais, esse contato inicial de modo mais tradicional, ou até no começo de toda a conversa, pode necessitar de certos cuidados que mais nenhum meio tem.
Por isso, na hora de pensar nessa opção, e às vezes ela é a única, é melhor entender suas necessidades e aprender algumas técnicas e dicas.
Vendas por telefone, apesar de suas diferenças, não deixa de ser vendas!
O problema desse tipo de contato pelo telefone pode ser uma faca de dois gumes quando você erra logo de cara em detalhes que são imprescindíveis. E o primeiro é não perceber que a pessoa que está do outro lado da linha quase sempre não está preparada para aquilo, então é um erro que colocar tudo a perder não saber para quem você está ligando ou deve ligar.
Pense em um empresa. Você talvez esteja ligando para o “cara do TI” ao invés de entrar em contato com o departamento de compras. E isso vai mais longe ainda. Às vezes, a decisão da compra do produto é dada pelo marketing, ou até pelo próprio dono, então tente ir direto a ele.
Um bom modo de saber onde está pisando é procurar conhecer a empresa antes mesmo de ligar para ela. Muitas empresas hoje mantém seus perfis atualizados em redes sociais como o Linkedin. Então, uma dica importante é procurar por ela e descobrir quem é quem e onde você deve focar seus alvo.
A segunda dica é uma das mais importantes: ser educado. Pense que do outro lado da linha pode ter alguma pessoa que precisa de muito pouco para desligar, portanto, quanto mais educado e simpático você for, mais fácil dessa pessoa lidar bem com sua demanda.
Agrade a pessoa que atendeu, faça ela se sentir valorizada e ter a impressão de estar falando com alguém tão interessante que fará de tudo para te levar para onde você quiser dentro da empresa. E talvez isso possa fazer uma enorme diferença para seus objetivos.
Nessas situações, talvez, o contato inicial até não te leve diretamente para a pessoa ou setor que você pretende. Por isso, quão melhor você for nesse primeiro contato, melhor será lembrado nas outras vezes que entrar em contato. E acredite, serão muitas vezes.
Técnicas de vendas por telefone que você deve aplicar
Você precisará ser persistente. Não adianta tentar uma vez só, e muitos menos desistir com a primeira porta na cara (nesse caso, “telefone”). Mas também é necessário encontrar um meio termo entre a persistência simpática e a chatice.
Talvez você não consiga o que quer na primeira tentativa, nem na segunda ou quinta, por isso siga nesse contato até estar satisfeito.
A falta de persistência ainda acaba se transformando em um dos erros mais comuns das vendas por telefone. Primeiro, são algumas poucas ligações e depois o envio de uma proposta, o que vem depois é um período de espera que o cliente retorne. Não conte com isso, seja educado e cobre uma resposta, abra novas possibilidades para ele e tente sempre fazê-lo se interessar por seu produto, mesmo quando já parece que perdeu a venda.
Por fim, não se acomode apenas pelo telefone, procure outros meios de comunicação. Crie uma rede de contatos, seja nas redes sociais, whatsapp, SMS e até Linkedin. Não deixe nunca ser esquecido.
Porém, não insista, apenas seja sutil e se mostre interessado, lembre que as pessoas recebem diversas propostas comerciais e você precisará sempre se destacar, seja como o “cara educado do telefone”, ou como o “vendedor interessado” das redes sociais.
Vender pelo telefone pode parecer antiquado, mas às vezes é a única possibilidade de conseguir fortalecer um contato comercial que pode se transformar em, não uma, mas várias vendas.
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