Nós somos programados desde o dia que nascemos. Cada experiência escreve uma linha de código em nossa mente. Não só por nossas experiências, como também pela sociedade que nos cerca. E, se isso pode parecer um pouco exagerado, acredite: você desconhece a força da programação neurolinguística. Mas não se preocupe, eu superei um guia básico de neurolinguística para leigos.
E não se sinta diminuído! Por mais que muita gente ache que entende essa ciência, a grande verdade é que a maioria não tem o conhecimento inicial para poder tirar proveito da PNL nas diversas áreas de atuação onde ela pode ser usada.
Por isso, reuni sete dicas imprescindíveis para você dar os primeiros passos nesse mundo repleto de técnicas e possibilidades.
Mas, antes, o que é programação neurolinguística?
Primeiro, é bom entender o que realmente é PNL. E de modo simples e objetivo, é como uma receita para o sucesso.
A PNL nasceu de um estudo nos anos 70 por dois cientistas na Califórnia. A ideia deles era tentar entender o que fazia uma fatia da sociedade obter sucesso de modo mais eficaz, mesmo diante de outra parcela com as mesmas características de formação e vivência.
A conclusão que eles chegaram é de uma série de características que tornam esses indivíduos únicos. Detalhes que passavam tanto pelo processo neurológico, quanto pela linguagem oral, ou não, e sobre como conseguiam lidar com padrões de comportamento.
Disso tudo nasceu uma série de estudos sobre o comportamento que possibilitavam que qualquer um usasse essas ferramentas para adquirir habilidades, negociar melhor, ter um desempenho mais interessante de vendas e persuasões em geral.
7 dicas de programação neurolínguística para leigos (ou iniciantes na PNL)
- Rapport – Essa é, talvez, a mais famosa das técnicas. Assim como ela é fundamental para dar os primeiros passos da PNL. Ela consiste em tentar espelhar seu interlocutor, tanto em termos de gestual, quanto ideias e certezas. Quando ele se enxerga em você, fica mais fácil confiar e aceitar o que quer que você esteja vendendo ou oferecendo.
- Escolhas – Tenha sempre em mente que a falta de opção pode te impedir de manter um diálogo, seja comercial ou não. Quanto mais escolhas e opções as pessoas tiverem, mais fácil delas se sentirem no controle e obedecerem suas preferências, mesmo que qualquer caminho leve sempre para o mesmo lugar.
- Calibração – Todo corpo fala. Pesquisas sobre o assunto apontam que 55% daquilo que está sendo transmitido vem através da linguagem corporal. Desde movimentos, até postura, passando por micro e macro expressões do rosto. Identificar isso é o mesmo que conseguir ler o que a mente daquela pessoa está querendo dizer de verdade.
- Cada um faz suas escolhas – Cada pessoa faz sempre a escolha que ela acha ser a melhor, não adianta “cortar” esse raciocínio. O melhor é mostrar as possibilidades e os caminhos, mas nunca impor, ao invés disso, sutilmente dite uma opção melhor que a outra e veja o interlocutor tomar o caminho que você previamente escolheu.
- Sistemas – Cada pessoa se dá melhor com um tipo e sistema melhor de processamento. Seja visual, auditivo ou cinestésico. Portanto, tente entender como cada um capta melhor esses estímulos e se aproveite disso. O visual quer “ver para crer”, assim como quer ter o vislumbre (mesmo que mental) daquilo que está sendo conversado. O auditivo quer escutar e precisa de silêncio, então vá para lugares calmos e o cinestésico, quer a “mão na massa”, quer raciocínio lógico, ordem e oportunidades.
- Todos Funcionam – Não existe errado, assim como ninguém está “quebrado”. Todos obedecem a suas estratégias, que podem até serem mal projetadas. Portanto, conte com a possibilidade disso ser mais profundo e ofereça jeitos dessas pessoas mudarem seus próprios mapas.
- Ação – As pessoas gostam de agir. Não adianta deixar muita coisa para depois. Não dê tempo para as pessoas pensarem. Tudo que você quer ensinar ou vender está no campo da ação. É preciso fazer essas pessoas entrarem em ação e fazerem, tomarem suas decisões e aceitarem suas opções.
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