Fazer venda pode ser o último obstáculo entre o sucesso e o fracasso, mas há quem diga que o melhor modo de fazer isso funcionar sem o cliente perceber que estará fazendo essa compra. Parece mágica, mas não é.
O que acontece é que as melhores técnicas de vendas passam, justamente, por não dar opção para o cliente, agindo, seja com técnicas de convencimento, eficiência ou programação neurolinguística.
Uma venda eficiente tira da frente de seu produto qualquer tipo de possibilidade do cliente negar essa compra. O curioso é que os grandes vencedores e destaques na área, fazem isso sem nem perceber que estão usando essas técnicas. Isso porque muitas dessas soluções nascem com a experiência no ramo e com o dia-a-dia de tentativas.
O que não quer dizer que você não possa sair na frente, aprender um poucos dessas técnicas, pular essa etapa e, quem sabe, usar sua futura experiência para perceber ainda mais possibilidades.
O segredo é não fazer venda apenas!
E a primeira coisa que você deve ter em mente é que a venda é uma arte e, assim como todas as artes, é impossível ficar esperando uma musa chegar, é preciso colocar a mão na massa, estudar as técnicas, obter experiências e, cada dia, ver isso ser mais fácil de ser feito.
O primeiro passo que você deve dar é entender que o produto que você tem em mãos não é “só um produto”. Você deve enxergar as possibilidades que seu produto tem de mudar a vida de quem irá compra-lo. Não só vantagens, mas sim soluções.
O cliente deve se sentir atraído de modo magnético. Quando ele se vê diante disso, passa a sentir uma necessidade de ter aquele produto. Verá nele a possibilidade de sua vida se transformar ou seus problemas serem resolvidos.
Outra coisa que você precisa saber e estar preparado é que podem haver obstáculos e objeções antes do caminho ficar livre. O importante é usar isso a seu favor. Quanto mais perguntas houverem, mais você pode considerar que seu cliente está interessado. E quanto melhores e mais eficientes forem as respostas, mas o cliente vai se convencer de que aquela é sua única opção.
E não tenha medo, se você está preparado para vender seu produto, você conhece ele profundamente, então não terá problemas em responder qualquer pergunta um dúvida. Uma outra dica aqui é encontrar um padrão de questionamento e começar a prever as questões, o que te permitirá começar a aproximar o seu discurso, ao discurso do seu cliente.
O mais importante aqui é ter paciência. Não empurrar nada e deixar que o cliente se sinta satisfeito.
Como fazer comunicação em venda
O que muita gente não percebe é que grande parte da venda passa pela boa e velha comunicação. E “comunicação” passa muito por experiências.
Um modo eficaz de montar na cabeça de seu cliente a necessidade de comprar aquele produto é contar uma história. Criar uma narrativa onde ele possa se identificar com os personagens dessa história. É lógico que fica fácil se você tiver em mãos uma história real, mas se não tiver, procure montar uma que retire de sua experiência com outros clientes, partes que formem um todo.
E isso é tão poderoso, pois todos gostam de uma boa história, assim como apreciam a impressão de estarem inseridos dentro um grupo de semelhantes. Como se ele passasse a saber que, como algumas pessoas tomam essa decisão, talvez pra ele isso também funcione. Como se tirasse de lado a insegurança de um mergulho de cabeça.
Entretanto, a maior dificuldade é entender que todas essas ferramentas de comunicação e convencimento não podem nunca serem claras. Tanto a aproximação, quanto a venda, devem parecer orgânicas e naturais. Muito mais como uma conquista do que como uma venda.
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