Não existe uma fórmula mais mágica para empreendedores de sucesso do que, simplesmente, empreender. Colocar a mão na massa e fazer virar realidade aquele plano ou sonho.
E se isso não é motivo suficiente para você colocar em pratica aqueles seus planos de abrir um negócio ou levar seu produto ou serviço ainda mais além de onde ele está, é hora de você aprender algumas lições que te demonstrarão o que é preciso para você chegar nesse sucesso.
Confira então essas 4 dicas valiosas vinda de gente que tem o que dizer sobre o assunto.
As lições os empreendedores de sucesso
Vá além de seus sonhos!
Quem diz isso é o pianista e maestro João Carlos Martins, um músico que venceu uma série enorme de obstáculos e acidentes para continuar com seu sonho de ser tornar um músico renomado.
A diferença é que ele afirma que, mesmo com toda carreira internacional e respeito, o ápice de sua carreira vem, justamente, quando ele passou a comandar a Osquestra Bachiana Jovem, uma iniciativa que aproximava jovens carentes da música clássica e da possibilidade de passarem a fazer parte de uma orquestra profissional.
De acordo com Martins, ainda que ele tenha corrido sempre atrás de seus sonhos, viu que seu maior sucesso veio quando ele “deixou de correr só atrás dos sonhos dele e passou a realizar os sonhos de uma série de crianças através da música”.
Portanto, empreender não deve nunca ser uma viagem solitária, é preciso mudar o mundo ao seu redor.
É preciso construir uma relação.
Não importa se com sua equipe ou com seus clientes, o importante é que deve existir uma relação pessoal e não só comercial. E esse é um dos lemas de Luiz Seabra, fundador da Natura e que sempre viu na venda direta o diferencial de sua marca.
Seabra aponta o quanto é importante criar uma relação de paixão, tanto de seus vendedores, quanto de seus clientes. Ele cita ainda que são esses laços que mais fazem a empresa ser forte.
O empresário diz o quanto o empoderamento de suas consultoras lhes dá liberdade, assim como a relação de seus clientes com seus produtos cria uma confiança e proximidade que garantem que sua marca esteja sempre no coração tanto dos compradores, quanto das consultoras.
Por isso, apostar no relacionamento interpessoal faz sempre com que uma empresa ganhe estabilidade financeira e emocional.
Faça o que sabe!
Tentar sair de sua zona de conforto pode ser arriscado, portanto, olhe bem para si e aposte naquilo que você acha que sabe fazer de melhor.
Isso deu certo para a chef argentina erradicada no Brasil, Paola Carosella, que, depois de quase meia década presa a uma sociedade com mais seis pessoas e que fazia com que ela se preocupasse menos com a comida e mais com os negócios, apostou em seu trabalho.
Seu próximo passo, conseguiu um empréstimo, comprou a parte de seus sócios, começou a comandar o restaurante, mudou ele de nome e hoje, além de ser jurada do Masterchef, já abriu um segundo restaurante.
E nada disso teria acontecido se ela não tivesse acreditado que seria possível comandar seu próprio negócio e levar seu sonho além de onde estava.
Todo sonho é possível!
E falando em sonhos, quem hoje vive de seu sonho é o empresário dono da Tecverde, Caio Bonatto.
Caio criou uma espécie de tijolo de madeira que possibilita maior rapidez nas obras e ainda permite que ela seja mais sustentável. Obviamente que ninguém acreditou nele no começo, mas sua persistência e resiliência se estabeleceu com um negócio inovador.
Aprenda com pequenos empreendedores de sucesso
E o segredo de todas essas pessoas talvez esteja no planejamento de como eles conseguiram entender o mercado onde estavam inseridos e seguiram seus sonhos.
Todos empreendedores que aprenderam a se motivarem através da possibilidade que tinham de mudar o mundo ao seu redor enquanto acreditam em si mesmos e nunca desistiram do planejamento que tinham traçado.
É lógico que empreender pode ser um risco, mas enquanto você acreditar que é possível, esse risco passa a ser apenas um detalhe de seu caminho.
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