Muitas vezes, a venda está em suas mãos, o cliente está à sua procura ou seu produto fala por você, mas na maioria do tempo, acredite a abordagem ao cliente é o passo mais importante para o sucesso.
Não existe venda sem o contato, por isso a abordagem é tão importante, é o primeiro momento onde você mostrará ai seu cliente o quanto o seu produto será imprescindível para ele. E quando dizem que a primeira impressão é a que fica, nesse momento o ditado não poderia estar mais correto.
O bom disso nos dias de hoje é que o vendedor não precisa mais estar ao lado de seu cliente para essa primeira abordagem e pro começo desse jogo de sedução. Hoje vale tudo, telefone, redes sociais e o que mais você tiver à mão.
Como funciona uma boa abordagem ao cliente?
E a abordagem é o primeiro contato, por isso, todo cuidado é pouco. Algumas palavras erradas e o desastre pode ser enorme.
Por isso, nunca subestime seu possível cliente. É lógico que você sabe que tem as soluções para todos os problemas dele, mas é mais importante que você estabeleça um diálogo. Você nunca deve achar que sabe mais do que seu cliente.
Talvez, a palavra chave seja “sutileza”. Tenha timming para deixar seu cliente lidar com uma curiosidade. Deixe ele se interessar por você e por seu produto.
Mas, quando essa primeira fase é ultrapassada, é preciso saber o que fazer, e isso passa por ter o conhecimento técnico e profundo de seu produto. Nesse segundo momento, seu cliente vai querer saber onde tudo aquilo vai mudar sua vida e sua empresa, por isso tenha isso na ponta da língua.
Saiba coisas que seu cliente não sabe. Impressione-o. Mostre todo seu potencial e deixe claro que tem mais capacidade que a concorrência. Você já fez seu discurso de abertura, apresentou seu produto e mais um monte de promessas, agora é preciso mostrar o quanto você sabe do que está falando e tem domínio sobre o assunto.
Algumas técnicas de abordagem ao cliente
Mas ainda existem algumas técnicas que facilitam ainda mais essa abordagem inicial. E a primeira delas é um dos mais antigos: criar uma amizade.
Você precisa ser caloroso e interessado, amigável e sempre pronto a escutar. Para usar essa técnica, é importante que você consiga prestar atenção, entender as necessidades de seu cliente e sempre tentar fazer a pergunta mais correta. E mais do que tudo isso é preciso ser sincero. Nessas horas, qualquer mentira pode ser facilmente identificável.
Outra técnica é a do guru. Nessa, seu objetivo principal é solucionar os problemas. Mas não se engane, para conseguir fazer isso de modo correto é preciso estar preparado, ter estudado muito e entender todas nuances do produto e do mercado onde ele está inserido.
O guru deverá apontar o caminho e mostrar as melhores opções através de seu produto, e isso nunca é pouco. O bom disso é que um bom trabalho te marca como um grande recurso para seu cliente, o que o faz indicar seu trabalho para todos em seu círculo de amizade e profissional.
Existe ainda o networking, que como o nome diz, foca seus esforços na capacidade de criar uma teia de contatos e pessoas que possam ajuda-lo a divulgar e vender seus produtos.
Um networking eficiente leva suas vendas e sua abordagem para um nível mais alto ainda, já que sua rede de contatos faz com que todos descubram suas novidades de modo rápido e eficiente.
É lógico que para isso dar certo é preciso cultivar muita gente ao seu redor, e você irá passar muito tempo fazendo isso, mas o que você colhe é uma eficiência reconfortante e resultados impressionantes.
Isso, pois a venda está em suas mãos, mas sem a abordagem ao cliente certa, é como se você não tivesse o que fazer com essa venda. Por isso, aborde.
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