Mesmo que você tenha passado a última década dentro de uma caverna e não soubesse quem era Bel Pesce, é bem provável que tenha se deparado com uma grande polêmica envolvendo a Menina do Vale do Silício nos últimos dias.
Uma garota de 24 anos com um carreira de invejar grandes empreendedores do mundo todo, mas, de repente, vê seu nome envolvido numa grande polêmica sobre mentiras em seu histórico profissional.
Porém, antes de começarmos a falar se a menina vale alguma coisa, nós precisamos contextualizar um pouco mais sobre a jovem empreendedora.
Quem é Bel Pesce?
Bel Pesce é uma brasileira de apenas 24 anos que ficou conhecida como A Menina do Vale por ter estudado em uma das universidades mais concorridas dos Estados Unidos, o MIT, e ter participado de diversos projetos no Vale do Silício.
Além disso, Bel também teria participado ativamente em projetos de grandes empresas de tecnologia, como o Google, e da fundação de empresas de renome, como a Lemon.
Com tanta experiência e tão jovem, Bel Pesce passou a vender seu conhecimento pelo mundo. Escreveu o livro A Menina do Vale, que ganhou uma continuação, e virou uma das maiores palestrantes de empreendedorismo do Brasil.
Mas, um erro no planejamento num empreendimento, envolveu Bel Pesce em uma polêmica que colocou em xeque tudo que ela já ensinou aos seus seguidores.
A polêmica com a empreendedora Bel Pesce
Toda a polêmica começou quando a Menina do Vale lançou uma campanha de financiamento coletivo para abrir uma hamburgueria em São Paulo junto de dois sócios, o blogueiro Zé Soares e o vencedor do Masterchef Leo Young.
A Zebeléo, nome da hamburgueria, ganhou antipatia de diversas pessoas por diferentes pontos, mas vou citar os dois principais. O primeiro deles é que o projeto estava mal explicado para uma campanha que buscava apoiadores.
O segundo é que, no imaginário popular, o financiamento coletivo serve para apoiar ideias de pessoas que não tem condições de investir nelas, principalmente quando são inovadoras.
E o projeto da Zebeléo pecou muito nesse ponto:
- Uma hamburgueria não é nada inovadora. Se você tropeça em São Paulo, você cai em uma hamburgueria.
- Leo Young havia acabado de receber um prêmio de cerca de R$250 mil na televisão.
- Bel Pesce é um empreendedora extremamente renomada.
- Zé Soares é um blogueiro que faz tour gastronômicos por todo o mundo.
Diante de todos esses fatos, a reação foi avassaladora. E isso foi apenas o estopim para que a imagem de Bel Pesce ganhasse uma grande mancha.
Muito se discutiu de porque uma empreendedora de sucesso precisaria de um financiamento coletivo para abrir uma hamburgueria. E toda sua carreira começou a ser debatida.
Até que o blogueiro Izzy Nobre escreveu um verdadeiro dossiê sobre a vida da empreendedora.
E muitas partes do currículo da garota eram aumentadas. O que levou a pergunta do título desse artigo.
A Menina do Vale vale alguma coisa?
Como o próprio Izzy Nobre diz no artigo dele, o site oficial da Bel Pesce em inglês não fala que ela tem diversos diplomas no MIT. Essa é uma notícia propagada pela imprensa e que ela deixou circular.
É óbvio que a Menina do Vale deixou que aumentassem o currículo dela sem se importar com isso, mas não significa que tudo que ela já realizou ou participou é uma grande farsa.
Assim como seu nome também não estava na lista de fundadores da Lemon, da qual ela diz ter participado.
E, de fato, ela não foi uma das inventoras do projeto. A versão beta foi ao ar em junho de 2011, mas Bel Pesce passou a integrar a equipe somente em agosto.
Porém, como o próprio fundador da empresa explica no tweet abaixo, ficou acordado que todos que integravam a equipe em agosto de 2011 seriam creditados como fundadores.
To answer the questions I am getting about @belpesce. I will not be answering anymore questions (sorry, too busy). pic.twitter.com/hW62Mo2xEJ
— Wences Casares (@wences) 5 de setembro de 2016
Mas, além disso, no portfólio de grandes empresas fundadas por Bel Pesce, estão muitos sites que não têm a menor relevância e parecem estar apenas enchendo o currículo da garota, além dos trabalhos em grandes empresas de tecnologia não terem passado de estágios obrigatórios (você pode saber muito mais sobre o caso no link que já citei anteriormente).
Sabendo de tudo isso, é possível dizer que a Menina do Vale não vale nada?
É claro que não…
Bel Pesce é um ponto fora da curva quando se fala em empreendedorismo.
Ela é uma garota que tem ideias fervilhando na cabeça, mas errou feio. Ela pode ter aumentado um pouco seu currículo ou, mesmo que não tenha aumentado, deixado outras pessoas falaram mais do que ela verdadeiramente fez.
Porém, isso não significa que ela não seja uma menina muito à frente do seu tempo e com um conhecimento magnífico sobre negócios.
Qualquer pessoa que assistir uma palestra da Menina do Vale pode perceber que ela realmente sabe sobre o que está falando, mas todo esse talento pode ir por água abaixo por esse erro.
O que aprendemos com Bel Pesce?
Uma das coisas que sempre gosto de reforçar para os alunos do Criando Palestras e Apresentações é que não podemos contar histórias falsas.
Sempre que um palestrante fala para seu público, precisa contar histórias verdadeiras e que tragam ensinamentos reais.
A história da Bel Pesce é apenas mais um exemplo de como essa mania de florear o currículo pode ser prejudicial nas mais diferentes carreiras.
O storytelling é uma importante ferramenta pra você contar um pouco mais da sua história e impactar mais pessoas, mas não pode deixar que ele conte mentiras.
A Bel Pesce não é o primeiro caso, nem o último, de pessoas ou empresas que aumentaram o currículo para ganhar mais destaque no mercado.
No artigo sobre como uma mentira pode destruir sua carreira, por exemplo, eu contei sobre o ex-CEO do Yahoo que colocou uma graduação falsa em seu currículo.
Mas também temos o caso da Hollister, que passou por maus bocados recentemente por ter contado uma história falsa sobre a sua fundação. Assim como a marca de sucos do bem floreou a história sobre os produtores de frutas.
E a principal lição que tiramos de toda essa história é que você precisa ser sincero e fiel com o seu público.
Uma pequena mentira é suficiente para derrubar toda uma vida de verdades!
Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?
Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<