Em um mercado em alta, cheia de gente sendo requisitada para dar palestras é óbvio que muita gente vai ficar perdida em um primeiro instante. Mas acredite, se tornar um palestrante de sucesso não é um bicho de sete cabeças. E não importa se você é empresário, CEO, vendedor, professor, arquiteto ou qualquer outras coisa, é só querer.
E a grande verdade é que todos já descobriram o quanto uma boa palestra pode ajudar todas essas pessoas a fixarem suas marcas e usarem seus conteúdos para melhorar a vida pessoal e profissional de muito mais gente. Portanto o objetivo principal é sempre mudar vidas, e isso é uma grande responsabilidade.
Serão então que você e todos esses profissionais estão preparados para isso? Por sorte o que não faltam são dicas e ferramentas.
Isso mesmo. Não é um dom ou mágica, são apenas ferramentas e técnicas. Assim como não existe medo de falar em público, apenas a falta de prática.
As principais dicas para dar palestras
Uma das primeiras dicas é ao mesmo tempo uma ferramenta: a programação neurolinguística (vulgo PNL). Importante na hora de fazer qualquer tipo de palestra, ela se torna ainda mais imprescindível quando o objetivo é melhorar a vida das pessoas, já que cria uma ligação enorme entre o palestrante e seus público, fazendo com que o efeito dela nos espectadores seja ainda maior.
O problema aqui é usar a PNL sem ter muito objetivo, sem ter conteúdo. O palestrante então cria a conexão e não faz nada com ele. Pior, muitas vezes cai até no lugar comum e repete ensinamentos que já estão desgastados e antigos. Por isso, nunca se esqueça de ter o que falar (Se você não conhece a PNL e como utilizá-la, confira esses gatilhos mentais que você deve incluir na sua palestra).
E essa conexão se dá, pois as pessoas constroem realidades através de experiências e bagagens. Isso cria um mapa, um esquema por onde através dele cada um enxerga tudo ao seu redor.
Cada um monta seu próprio mapa, o que te obriga a sempre fazer uma palestra que atinja visões completamente diferentes, ou seja mapas diferentes. E você pode se pensar: mas como atinjo pessoas com visões diferentes? A resposta é mais simples do que pensa: agindo como elas agem.
Você precisa então fazer com que os espectadores projetem suas próprias imagens em você. E isso vai desde o modo como você se veste, tentando “combinar” com seu público, até o modo como você alterna seu discurso entre bem humorado, empolgado, melancólico, ágil etc., já que assim você consegue fazer com que mais perfis diferentes se espelhem em você.
Como dar palestras usando essas técnicas
Mas como eu disse algumas linhas atrás, essa palestra precisa ter um foco. Uma ideia.
É preciso ter em mente que só a ideia não leva a lugar nenhum, é preciso ter um série de outros detalhes, mas sem esse ponto inicial, sem esse conteúdo que você pretende passar, não há palestra.
Uma dica aqui é anotar todas ideias que você tem em mente, mesmo que ela seja estapafúrdia e sem pé nem cabeça. Num primeiro momento, todas são. O importante é você ter opções e possibilidades, já que os próximos passos se encarregam de falar se ela é viável ou não.
Como uma série de ideias, é preciso então descobrir uma segmentação. Quais dessas ideias têm um público? Quais dessas ideias tornarão a vida das pessoas melhor?
Melhor ainda, cave essa segmentação até números bem pequenos, não fale sobre “liderança”, fale sobre “liderança na publicidade”, “liderança em empresas de família” etc. Uma redução que vai conseguir atingir seu público específico de forma certeira.
Por fim, você deve tentar entender e deixar claro o que seu público vai ganhar com aquela palestra. Se melhorará as finanças, terá mais sucesso, melhor qualidade de vida. Não só levar do ponto “A” ao ponto “B”, mas sim do ponto “A” até onde você quiser. Mostre o quanto você irá mudar nas vida das pessoas.
E aqui um outro detalhes: não se esqueça de você. Tente entender também o que você vai ganhar com isso, se é uma remuneração financeira mesmo ou se será uma ferramenta de vendas. Pode até ser o caso de estarem trabalhando uma marca pessoal, mas sempre tenha em mente os ganhos que você terá.
Curso para dar palestras em alto nível!
E ainda que sempre me perguntem eu faço questão de sempre responder: todos podem fazer palestras. Por isso que durante meu curso de formação para palestrantes, eu ofereço um treinamento completamente individualizado que coloca qualquer pessoa nesse mercado de palestras. Não formo apenas palestrantes profissionais. Eu também formo profissionais palestrante.
Se você quer melhorar sua oratórias nas reuniões, estar mais confiante nas vendas, produzir melhores aulas e ver sua carreira subir ainda mais alto com isso, o curso também é para você.
Em turmas reduzidas de 10 pessoas, você conseguirá ter a atenção devida para as suas ambições.
A imersão é de três dias com mais de 12 horas de aula em cada um, mas a quantidade de truques, dicas e trocas de experiências é tão grande que essas 36 horas passam em um piscar de olhos.
Então, diante desse mercado borbulhando por mão de obra de palestrantes não fique perdido e saia na frente de todos.
Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?
Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<