O palco é o lugar certo para um palestrante brilhar. Conteúdo, interação, respeito ao público e sempre aquele esforço para mudar a vida das pessoas que estão te assistindo. Tudo faz parte do show. Por isso nunca é ruim ter em mãos algumas dicas de palestras que podem deixar tudo ainda melhor.
E isso não vale apenas para palestrantes, mas pode ser uma opção em reuniões e nas mais diversas conversas. Sejam nos negócios ou na vida pessoal. O que importa é que, de um lado, tem alguém pronto a seduzir seu público com suas ideias e do outro alguém esperando ser convencido.
Todo esforço, então, é válido para que todo esse esforço não seja em vão.
Dicas de palestras que vão lhe fazer brilhar
1 – Palestra não é um dom
Pode parecer besteira, mas é bom lembrar que ninguém nasce com o dom de criar palestras. Talvez, uma boa oratória ou desenvoltura melhor que o padrão, mas fazer uma palestra é muito mais do que apenas subir em um palco e começar a falar. É preciso estudo, organização e esforço. Por isso, não existe esse dom, mas muito trabalho.
2 – Saiba quem é seu público
Ainda que, muitas vezes, isso não seja possível, é bom sempre verificar essa possibilidade, porque, quando você consegue, os resultados são incríveis. De cara, você passa a se sentir mais à vontade e seguro, mas o que realmente importa é a opção de formatar sua palestra para aquele público. Seja na linguagem, no ritmo ou em qualquer outra opção que você identificar.
3 – Sempre tenha um plano B
Quem não tem um plano reserva não tem nada. São tantas as coisas que podem dar errado, mas que a simples existência de um “plano B” pode salvar que não vale a pena nem pensar a respeito. Não conte com internet rápida, nem computadores. Se conseguir, não conte nem com eletricidade. E se um imprevisto ocorrer, tudo bem, é só sacar seu “plano B”.
4 – Estude a sua presença de palco
Treine sua presença de palco. Lembre que você estará em um palco e a plateia à sua frente precisa te enxergar e entender, seja quem está na frente ou quem está no fundo. Tudo precisa ser perfeito. Se aproxime de seu público através de olhares e foque em grupos, passe por todos, faça com que todos confiem em você.
5 – Tenha propriedade no que diz
É preciso saber do que está falando, mas, mais do que isso, é necessário ter conhecimento de causa e segurança. Transpirar a impressão de que ninguém sabe mais daquilo tudo do que você. Encontre um ritmo, muito rápido parece nervosismo, muito devagar, falta de confiança.
6 – Esteja preparado
E isso não quer dizer simplesmente decorar o assunto, é preciso se preparar de verdade, mais precisamente até os segundos antes de entrar no palco. Nesse momento, você pode ser tomado pela adrenalina e a apreensão. E isso é bom. Ajuda a ficar mais atento e entusiasmado, mas é preciso lidar com o sentimento. Criar uma rotina é a melhor solução, uma série de “passos” a serem dados desde o momento que você chega no local até entrar no palco. Faça isso, com um checklist mesmo, e você entrará no “modo palestrante”.
7 – Mantenha anotações, mas não seja escravo delas
Talvez o maior medo de um palestrante seja esquecer o que deve falar, portanto tenha sempre anotações com você. Talvez elas nem precisem estar em sua mão, talvez fiquem apenas ali sobre a mesa, na verdade, muito provavelmente você acabe nem olhando para elas, mas saber que elas estão ali, ao alcance de sua mão caso algo dê errado, te acalma e te faz ser ainda mais confiante.
Mas uma dica muito importante é que essas anotações não podem ser um guia para você conduzir sua palestra, mas dados, números e algumas informações que podem se perder na sua mente.
Você já segue essas dicas para uma boa palestra?
Mas todas essas técnicas e dicas não são nada sem detalhes como muito esforço e a capacidade de acreditar que você é capaz de subir naquele palco e passar seu conteúdo.
Sua apresentação depende tanto da sua segurança, quanto daquilo que está sendo passado. E quanto mais você conseguir “tirar da frente” todo resto que deve ser feito de modo sistemático, o que sobra é sua capacidade.
E quando só sobra isso, o palco brilha.
Está na hora de você brilhar…
Leia com atenção todas estas dicas de palestras e pense:
Qual delas você já colocou em prática?
Alguma fez um grande diferencial?
Qual outra dica de palestras podem ajudar ainda mais?
Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?
Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<