Se existem duas coisas que estão na boca de todo mundo, e muita gente nem sabe a diferença, é marketing e vendas. Ambos estão ai para aumentar os resultados de sua empresa, mas não poderia ser mais diferentes.
E essa confusão acontece também, pois ambos estão ligados diante do mesmo objetivo: o de gerar mais lucro.
O problema maior ainda surge quando tudo se mistura demais e o que surge quase sempre é uma bagunça entre equipes. Sem deixar tudo claro, sem tudo estar bem alinhado, o que sobra é um monte de gente desgovernada correndo cada uma para um lado diferente.
Por isso é tão importante saber o que é cada uma e quais seus limites.
Entendendo as diferenças entre marketing e vendas
A principal diferença entre os dois é que o marketing está trabalhando por trás do panos para que sua empresa alcance todos seus objetivos.
Muitas vezes, esse objetivo pode até ser aumentar as vendas e, com isso em mãos, o marketing traçará um plano, como pesquisar o mercado, conhecer as possibilidades e fazer o planejamento.
As decisões do marketing impactam toda estrutura da empresa, já que aponta para que lados todos irão trabalhar. Uma campanha de marketing passa por desde o dono, até diretores e gerentes e chega até o vendedor, já que todos precisam estar em equilíbrio e entender seus papeis.
O marketing pesquisa o mercado e traça um mapa de todo ambiente no qual sua empresa está inserida, o que possibilita que ela tenha mais força e caminhe no mesmo passo da concorrência. Talvez a ideia inicial seja aumentar o Market Share ou, simplesmente o fortalecimento da marca, o que importa é que o marketing estará planejando os passos certos.
Logicamente, que isso passa por divulgação de produtos, campanhas e ainda um trabalho muito mais amplo de levar sua marca ou o que quer que você esteja vendendo ou oferecendo para o maior número de clientes em potencial, mas, tudo isso, com a certeza ter uma empresa inteira que ajudará o marketing nessa caminhada.
Por isso, quando o setor de vendas não vai bem, o marketing fica travado nesse gargalo. Assim como quando o marketing não vai bem e as vendas acabam sem ter o que oferecer e nem público para fazê-lo.
O vendedor tem o contato direto com o cliente e pode fazer toda a diferença, mas também tem a obrigação de entender as necessidades do cliente e certas informações privilegiadas e ajudar o marketing. Quando tudo está equilibrado, ambos fazem suas funções e a empresa decola.
O que seria, então, o marketing de vendas?
E isso tudo nos leva ao marketing de vendas, que é diferente do marketing comum e foca seus esforços no consumidor final.
E isso passa por detalhes como a apresentação do produto dentro de sua loja e comunicação, que tenta entender como você irá divulgar esse produto. O preço do produto também entra aqui, já que é preciso que ele obedeça algumas regras do mercado e não saia da média, tanto para não perder clientes, quanto para não perder lucro.
Mas um bom preço não é suficiente, é preciso ainda que existam ações de marketing que aproximem o consumidor para dentro de sua loja. Pode ser desconto, ou até algum brinde, sem esquecer de qualquer tipo de facilidade de pagamento. O importante aqui é fazer com que seu consumir sinta que está ganhando algo a mais ao comprar seu produto ali.
Por fim, um último passo e um dos mais importantes. É preciso fidelizar seu cliente, pode ser que seja a primeira vez que ele entra na loja, mas nunca deve ser a única. O relacionamento com o cliente é algo que deve ser cultivado com todo interesse, já que, quase sempre é o sinal de mais lucro.
E quando o assunto foca em marketing e vendas, se aproximar dos clientes, entende-los e fazer com que eles comprem seu produto sem nem perceberem que estão comprando é uma arte que deve ser dominado por um bom vendedor.
Eu, por exemplo, aprendi tudo isso na prática, mas nem por isso deixei de passar todo esse conhecimento para frente. E para deixar tudo ainda mais claro e fácil, meu livro Comunicar, Vender e Negociar com PNL teve seu lançamento mundial na Amazona pra ajudar sua equipe a vender muito mais!
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