Talvez você já tenha ouvido falar nela, mas será que entendeu de verdade o que é Programação Neurolinguística? Ou como ela ficou popularmente conhecida: PNL…
E com isso vem a grande verdade: muita gente por aí deve falar muito da PNL, mas não são todos que sabem exatamente como ela funciona e onde pode (e deve) ser usada. Portanto, esqueça por um segundo das dicas e ferramentas, porque é hora de entender de verdade o que é como nasceu a PNL.
Como nasceu a Programação Neurolinguística
Antes de falar de história, é bom entender o que realmente é Programação Neurolinguística. E a definição mais simples é enxergar uma ciência que estuda uma série de padrões que se formam diante de nossas experiências. Tudo isso gera um comportamento específico e, aos poucos, pareceu se repetir em algumas pessoas. Foi aí que com John Grinder e Richard Bandler começaram seus estudos.
Grinder era um linguista e Bandler um matemático e psicólogo, e o que despertava o interesse deles era como um grupo de indivíduos consegue sucesso e resultados acima da média mesmo se inseridos em um grupo maior e igual a eles. Como essas pessoas se destacavam, ainda que não tivesse recebido nenhum de tipo de estudo ou oportunidade diferente?
Sim, a dupla estava em busca de algo que poderia ser enxergado como a fórmula do sucesso.
O que é Programação Neurolinguística?
Dentre uma série de descobertas, Grinder e Bandler chegaram a uma conclusão que mudou suas visões de mundo. Diante de grupos diferentes com o mesmo problema, descobriram que o grupo que passava pelo sucesso sem muitos problemas encarava o objeto de seu medo como se aquilo fosse algo real e estivesse ali na sua frente, enquanto o outro lado, não conseguia fazer essa projeção.
A conclusão principal era de que certas pessoas mentalizavam seus problemas de modo mais claro e concreto, o que facilitava encarar esse problema.
O estudo da dupla chegou até a fixar uma parceria com um hipnotizador para tentarem desenvolver um tipo de terapia que ajudava as pessoas a trabalhar o quanto sua mente pode influenciar os resultados de suas ações.
Aos poucos, Grinder e Bandler conseguiram entender um modo de potencializar o ser humano independente do que quisesse fazer ou aprender.
E isso tudo acontece, pois todos enxergam o mundo através de três modos bem diferentes. No primeiro está o “Eu”, que é o que você pensa, seus valores, aquilo que acredita e tem interesse. Na sequência está o “Outro”, que é a forma com o qual lidamos e consideramos a opinião das pessoas ao nosso redor. Por fim, algo mais sistemático, mais abrangente que tenta enxergar os outros dois modos de uma ótica diferente.
O resultado disso é a possibilidade de mudar o modo como se aborda certos assuntos, assim como àquilo que pensamos sobre o assunto e, por fim, o como nosso comportamento funciona.
Programação Neurolinguística e a experiência pessoal
Como se passasse a entender que o mundo, toda a realidade é apenas o modo como a enxergamos tudo isso. Um modo de perceber esses padrões e mudanças, um modo de modificar nossos pensamentos e que nos ajuda a modelar nossas posturas diante de tudo aquilo que chega a nós.
Por isso, a PNL entende que todos tem o potencial para chegar onde quiser ou conseguir o que quer, desde que consigam modificar suas estruturas mentais e seus padrões subjetivos. Como se conseguisse transformar suas experiências e fazer com que ela se torne um combustível para seus esforços.
E isso só é possível, pois nossa mente é muito mais forte do que qualquer influência do meio ambiente, portanto, nossas experiências e vivências criam dentro dela um mapa, uma programação, onde cada situação gera uma resposta. E mesmo que você queira esconder esse sentimento, acredite, ele vai estar lá.
Quer você queira ou não, sua mente irá se comunicar. Por isso, o melhor é conseguir entender esse quadro e manipular as respostas para o seu bem.
Conheça a Programação Neurolinguística e faça bom uso dela à seu favor, afinal ela é uma ferramenta importante e que está ai para ser usada!
Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?
Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<