out 06, 2017 / por Ricardo Ventura / Nenhum Comentário

Acabar com a timidez pode ser a diferença entre o sucesso e motivação e o fracasso. A timidez muitas vezes te impede de chegar em qualquer lugar, seja na vida pessoal ou profissional.

São diversas situações que fazem com que uma simples interação com o público se torne uma tormenta enorme. Por isso tudo é tão importante entender sua timidez e conseguir lidar com isso e resolver esse problema.

E se de um lado o que não faltam são técnicas e soluções para essa timidez, por outro tem a impressão de que todas essas dicas são apenas um empurrão para que você lute sozinho contra esse problema.

Confira então algumas dicas que eu separei para você acabar com a timidez de uma vez por todas e enfrentar de frente o mundo.

Como acabar com a timidez em 10 passos

  • Acredite que você pode tudo – Talvez a dica mais importante, já que a timidez quase sempre nasce de algum tipo de insegurança. Portanto, não tenha medo de ser você em qualquer situação.
  • Sua intuição sabe o que fazer – Portanto, confie nela. Se seu instinto lhe manda fazer algo, faça. Quanto mais você se permitir ser influenciado por seus pensamentos, mais você terá confiança na hora falar em público ou se relacionar. Mas claro que isso não significa ser insano, mas apenas mais espontâneo.
  • Se motive – Existem vários obstáculos e adversidades, então confie em você e a cada solução e sucesso encontre motivação para continuar nesse caminho.
  • Perdoe – Às vezes as pessoas podem errar ou criar problemas, portanto aprenda a sair para longe disso e depois perdoar essas pessoas que criam problemas. E quando você perdoa encontra energia para se manter no caminho que acha o mais correto. Afinal, é muito mais difícil lidar com alguém para perdoar. Esse é um grande exercício de comunicação.
  • Diga não – Muitas vezes, sua timidez passa pela incapacidade de impor sua vontade diante das mais simples situações. É preciso ter atitude e vencer o constrangimento de negar aquilo que geralmente você não negaria para não ser julgado.
  • Encare – Não fuja dos olhares. Se alguém está olhando para você, não abaixe os olhos e nem vire a cabeça, encare. Uma comunicação deve antes de qualquer coisa ser não verbal, sua confiança precisa primeiro vir dos olhos.
  • Descubra – Quanto mais você se acostumar a fazer algo no dia-a-dia, mais você ficará confiante fazendo só aquilo. Portanto, saia do lugar comum. Mude de caminho, visite lugares diferentes e se obrigue a experimentar coisas novas.
  • Aposte em seu carisma – Não adianta você ser inteligente, ser simpático ou ter toda experiência do mundo, é preciso que as pessoas saibam disso também. Então mostre. Tudo faz parte do carisma e da sua capacidade de se comunicar com as pessoas ao seu redor.
  • Procure o bom humor – Não tenha dúvidas de que o humor pode fazer toda e qualquer situação ser melhor. O riso quebra qualquer barreira e alivia qualquer tensão. E bom humor não significa soar bobo como palestrante que entra no palco dizendo “Boa tarde… Vocês não almoçaram hoje? Tá fraco. BOA TARDE!”. Ele pode ser muito mais inteligente!
  • Entenda o que tem de forte e fraco – O que é ponto fraco às vezes pode acabar ajudando em sua timidez, assim como o que é forte te dá mais segurança. Portanto, valorize os momentos onde o que você tem de forte seja valorizado e isso ajudará você a enfrentar a timidez.

Acabar com a timidez é um processo

Mas é importante saber que esse sentimento de apreensão e ansiedade que toma o tímido não poderá ser ignorado e quase sempre não irá embora tão fácil. A maior dica é saber lidar com isso e conviver bem com essa sensação.

O tímido é alguém que acredita que está eternamente em um mundo onde pode estar sendo julgado por todos. Por isso é importante lutar contra isso e viver sua própria vida sem se preocupar com mais ninguém.

Enfrentar essa timidez pode ser a diferença entre um processo doloroso e o sucesso reconfortante.

Mentoria para Treinadores e Palestrantes

Apenas 10 alunos por sala clique aqui

Comentar via Facebook