jan 26, 2016 / por Ricardo Ventura / 2 Comentários

Eu acredito que uma boa comunicação é o segredo do sucesso. Eu acredito que pessoas que sabem falar bem em público e sabem transmitir suas ideias são as que mais se destacam no ambiente profissional e pessoal. Essas pessoas são aquelas que mais conquistam resultados de seus esforços porque conseguem fazer com que todos ao seu redor contribuam para seu crescimento. Elas são altamente persuasivas! Esse é o motivo pelo qual dedico minha vida a treinar novos palestrantes. Eu quero que cada vez mais pessoas tenham sucesso através dessa ferramenta poderosa que é a palestra. Ela pode ser usadas para diferentes motivos e causas profissionais e pessoais. Não é raro, por exemplo, encontrar vendedores e corretores que buscam meus treinamentos para tentar vender mais e melhor. Eu mesmo trabalho no varejo há mais de 20 anos e pude aprender a usar o potencial de uma boa apresentação para marketing e vendas.

E os maiores vendedores do mundo sempre foram ótimos comunicadores. Lembrando de casos mais recentes, podemos sempre citar o inesquecível Steve Jobs. Suas apresentações eram extremamente planejadas para marketing e vendas. E isso não diminuía nem um pouco o fascínio que tínhamos ao ouvi-lo falar.

A verdade é que um bom palestrante consegue também vender produtos e serviço facilmente. Isso porque ele sabe como fazer boas apresentações e segurar seu público-alvo. Todos nós sabíamos que a apresentação anual da Apple seria para apresentar seus novos produtos e serviços, muitas vezes semelhantes ao que já haviam sido apresentado, mas ainda assim aguardávamos ansiosamente para ver e ouvir Steve Jobs falando. E ainda mais! Nós comprávamos um aparelho muito parecido com que havíamos comprado um ano antes.

Após a morte do criador da Apple, boa parte da população continua consumindo seus produtos e serviços, mas as apresentações já não são tão impactantes quanto antes. Muito do que ainda vemos da empresa está diretamente ligado à imagem de Steve Jobs.

E muitos vendedores podem fazer isso também! Tornar-se um bom comunicador é um dos primeiros passos para ter marketing e vendas muito mais aprimorados. Esse é o motivo pelo qual separei essas 5 dicas para vender mais com palestras.

Criar um bom plano de marketing e vendas te ajuda a criar palestras mais persuasivas.

Trace estratégias de marketing e vendas

Para aumentar as suas vendas através das palestras, não basta subir no palco e começar a falar. É preciso traçar uma estratégia e definir quem é seu público-alvo, sobre o que você falará, quais serão os objetivos da palestra. Uma apresentação para marketing e vendas pode focar em diferentes objetivos, como:

  • Fazer vendas diretas
  • Trabalhar a marca
  • Prospectar contatos
  • Criar relações de negócios
  • Anunciar um lançamento

Definir essas estratégias é essencial para vender mais sendo um palestrante de sucesso. Ter um plano de marketing e vendas é o primeiro passo, pois, sabendo para quem e sobre o quê você falará, ficará muito mais fácil aumentar as vendas através das palestras.

Tenha uma conexão, estabeleça rapport, para aumentar o impacto das palestras de marketing e vendas.

Conecte-se com seu público-alvo

Essa é uma das dicas que você mais deve prestar atenção porque é onde vejo a maior parte dos palestrantes de vendas errando! A verdade é que, por mais que você sua palestra esteja dentro de uma estratégia de marketing e vendas, as pessoas estão cansadas de vendedores e não querem ouvir ninguém te oferecendo produtos e serviços. Por isso, você não deve vender diretamente. É preciso criar uma conexão com as pessoas.

Você pode criar palestras com gatilhos mentais e fazer seu público ficar cada vez mais interessado no que você está falando. Vamos supor que estamos montando uma apresentação para vender um software de gestão para empresas. Ao invés de falar quais são os benefícios que a aplicação trará para seus clientes, conte como ele já ajudou outras empresas anteriormente e quais os resultados.

Lembre-se sempre do Steve Jobs. Ele era um apresentador fantástico e estava sempre nos mostrando seus produtos. Tudo que falava publicamente era pra vender algo novo da Apple, mas conseguia criar uma conexão fantástica com muitas pessoas que o fez ganhar seguidores no mundo todo.

Trabalhe seu marketing pessoal

Você já deve estar cansado de ouvir falar em marketing pessoal. Eu sei! Esse é um termo que cresceu muito nos últimos anos que soa até repetitivo, mas essa é uma parte realmente necessária em qualquer profissão. É preciso ser lembrado para vender sempre mais. E também é preciso ser lembrado para fazer cada vez mais palestras altamente persuasivas.

Quanto mais o seu nome for reconhecido no mercado, mais as pessoas estarão dispostas a te ouvir falar, mesmo que elas saibam que é uma palestra completamente focada em marketing e vendas. Vou bater mais uma vez na tecla de Steve Jobs. Todos sabíamos que ele nos venderia o novo iPhone, mas, ainda assim parávamos o que estávamos fazendo para acompanhar a conferência anual da Apple.

Você pode fazer isso de diferente formas, como escrever artigos focados em seu nicho de mercado, publicar livros do setor que trabalha, ser ativo em redes e grupos sociais, criar um bom network

Não basta criar palestras pensando no marketing e vendas. É preciso transformar vidas!

Inspire outras pessoas

Eu sempre digo que um bom palestrante é aquele que consegue mudar a vida de todos ao seu redor. Não importa sobre o que você fala em suas apresentações, você precisa transformar a vida de todos os que estão te ouvindo. É isso que diferencia os palestrantes de sucesso do restante. E isso deve acontecer inclusive em uma apresentação com foco em marketing e vendas.

O rapport é um dos principais pontos que trabalhamos na Programação Neurolinguística, inclusive nas palestras. Quando nós estamos contando histórias, demonstrando valor sobre o produto e oferecendo uma mudança de vida para nossos ouvintes, estamos fazendo aquele produto se vender sozinho.

Essa inspiração fará os seus ouvintes se sentirem gratos pelo que você está fazendo e pode despertar o gatilho mental da reciprocidade. Eles ficarão loucos de comprar o que você está vendendo em troca da transformação que causou na vida deles.

Elabore palestras de vendas

Essa dica pode parecer muito simples, mas você deve prestar bastante atenção aqui. Muitos palestrantes de marketing e vendas não conseguem entender a diferença entre as palestras de motivação e as que são focadas em conversões. Elas têm estruturas distintas e buscam objetivos diferentes.

As palestras de motivação busca transformar a vida das pessoas, enquanto a palestra de vendas promete uma transformação na vida dessas mesmas pessoas através do que você está oferecendo. Para ter uma palestra de vendas de mais sucesso, busque seguir a seguinte ordem:

  • Atenção – Capte a atenção de seu público com uma promessa, no exemplo do software para empresas: Aumentar 60% a produtividade!
  • Interesse – Demonstre como o seu produto ajudará a conquistar esses resultados. Mostre exemplos de como seu software de gestão revolucionou empresas.
  • Desejo – Crie o desejo de comprar adicionando valor ao seu produto, os benefícios, descontos e valores que trarão à empresa que comprar ao software.
  • Ação – Termine com uma chamada para ação, como: “Fale comigo ou com algum dos representantes que estarão na saída da palestra para agendarmos uma reunião”

Essa é uma estrutura bem básica, baseada no Método A.I.D.A, mas que te ajudará a aumentar muito o potencial de suas palestras de marketing e vendas. 

Você já usa as palestras para aumentar suas vendas?

Qual dessas dicas você ainda não usa?

E qual você já usa?

Comente aqui embaixo para compartilharmos mais conhecimento:

Mentoria para Treinadores e Palestrantes

Apenas 10 alunos por sala clique aqui

Comentar via Facebook