A minha carreira como palestrante, treinando e motivando pessoas, faz com que eu tenha contato com muita gente de áreas diferentes que deseja seguir pelo caminho das palestras. Esse foi o principal motivo para eu começar a formar novos palestrantes. E durante todo este tempo conversando com pessoas que buscam essa carreira, percebi que o caminho de como se tornar um palestrante de sucesso pode ser resumido em sete passos que são essenciais.

Esses passos são obrigatórias para todos. Não importa se você quer aprender como se tornar um palestrante para aumentar vendas, motivar sua equipe ou para se tornar um palestrante profissional. Esses sete passos são essenciais para você ter sucesso neste caminho. Mas, sem enrolar muito, vamos logo pro que interessa!

Passo 1 – Escolha uma área pela qual você tem paixão

Você já pensou em passar mais de uma hora falando na frente dos outros sobre um tema que você odeia? E falar sobre um tema que não gosta para o resto da sua vida? Essa ideia é assustadora! O resultado seria horrível pra você e pra quem está te assistindo. Quando você começa a palestrar, é preciso encontrar temas pelo qual tem paixão e adoraria passar horas e mais horas falando sobre ele.

Eu tenho uma paixão incrível por PNL (Programação Neurolinguística), vendas e comunicação. Quando comecei a palestrar, há mais de 10 anos, trouxe essa minha paixão junto do meu conhecimento de mais de 25 anos como empresário, o que fez com que eu fosse muito além do que imaginava. Eu amo o que faço e amo falar sobre isso. Você também precisa escolher uma área que seja apaixonado para falar sobre ela por horas sem cansar.

Passo 2 – Conheça as pessoas para quem está falando

Além de saber o que você tem paixão, no passo a passo de como se tornar um palestrante de sucesso, você deve saber com quem está falando. Eu foquei minhas palestras em pessoas que estão inseridas no ramo empresarial. Dessa forma, eu posso falar sobre PNL focado nas conversões, relacionamentos profissionais etc. Já pensou se eu não tivesse essa noção? Poderia falar sobre como usar PNL para melhorar casamentos para um grupos de empresários. Minhas palestras falhariam miseravelmente.

É claro que algum empresário poderia aproveitar essas dicas para melhorar as coisas em casa, mas a palestra fugiria completamente do foco. Por isso, você deve conhecer o tema que está falando e escolher um público específico. Dessa forma, você terá muito mais impacto e conseguirá palestras mais persuasivas.

Ter um planejamento da carreira é um importante passo de como se tornar um palestrante de sucesso.

Passo 3 – Faça um planejamento das palestras e carreira

Você está procurando como se tornar um palestrante de sucesso, mas eu não posso dizer o que é sucesso pra você. Pra mim, sucesso é poder aproveitar os tempos de lazer com minha mulher sem preocupações, é saber que poderei pagar as contas tranquilamente no fim do mês e, acima de tudo, saber que estou conquistando todos os meus sonhos. Mas o que é o sucesso pra você?

Para alcançar o sucesso, você precisa saber o que é isso. E a melhor maneira é traçando um plano para chegar lá. Neste plano, você deve listar todos os objetivos da sua vida, planejar o que precisa fazer para alcançar o sucesso e rascunhar quais palestras deseja fazer para isso.

Passo 4 – Fale de acordo com sua área e público

Agora, eu vou falar um pouco da área que sou apaixonado! Você já ouviu falar em rapport? Resumindo muito, é gerar empatia com quem você está falando. É criar um relacionamento para que essa pessoa sinta-se a vontade para se abrir com você, falar suas dores e compartilhar sentimentos. Um palestrante de sucesso deve saber como fazer isso E um dos melhores caminhos é falando como o seu público.

Imagina um palestrante que faz um trabalho social com jovens skatistas. Esses jovens têm um linguajar diferente, cheio de gírias e jargões que só os skatistas entendem. Se esse palestrante conversar com esses jovens da mesma forma que conversaria com senhoras de um grupo de oração, ele terá muitas dificuldades pra chegar ao sucesso. Porém, se buscar entender como eles conversam para falar de forma que eles se sintam atraídos, esse palestrante fará um sucesso extraordinário.

Se você está aprendendo como se tornar um palestrante de sucesso, você deve trabalhar sua marca pessoal.

Passo 5 – Faça seu nome conhecido no mercado

Esse é um passos de como se tornar um palestrante de sucesso que você deve prestar muita atenção. A maior parte das pessoas acredita que ter o nome conhecido é um prêmio do sucesso. Eu digo que é o contrário! O sucesso é um prêmio que você conquista por fazer seu nome conhecido no mercado.

Eu faço muitas palestras para empresários e consegui fazer meu nome se destacar entre gerentes e diretores de grandes empresas. Isso porque tive horas e mais horas de trabalho para que essas pessoas vissem meu nome. Eu fiz campanhas, escrevi artigos e trabalhei minha marca pessoal para que essas pessoas me enxergassem. Você deve fazer essas coisas focadas no seu público.

Passo 6 – Ofereça mais do que palestras para o público-alvo

Esse é um passo complementar do anterior. Quem busca como se tornar um palestrante de sucesso precisa oferecer muito mais do que palestras para seus clientes. O seu trabalho é oferecer conteúdo, certo? Então, ofereça conteúdo das mais variadas formas.

Procure os palestrantes que você mais se inspira e verá que todos eles fazem isso. Palestrantes de sucesso escrevem livros, publicam vídeos no Youtube, artigos em blogs, postam em redes sociais. Seja ativo em conteúdo e verá que o caminho de como se tornar um palestrante de sucesso ficará mais fácil.

Como se tornar um palestrante de sucesso sem relacionamento?

Passo 7 – Relacione-se com pessoas importantes da sua área

Como você pôde ver, não é só de ótimas palestras que se faz um palestrante de sucesso, mas de um conjunto de fatores que se relacionam, como qualidade, marketing e network. Voltando ao exemplo do palestrante que faz trabalho social com jovens skatistas, como ele pode se tornar uma referência no meio se estiver enfiado no mundo corporativo? E como um palestrante corporativo pode ser referência se só andar com skatistas?

A frase diga-me com quem andas que te direi quem é pode ser um pouco preconceituosa, mas ela define bem essa lado da sua marca pessoal. Conheça pessoas novas na área que deseja palestrar e entre nessa comunidade. Parece algo simples, mas que tem um efeito incrível há longo prazo. É mais do que necessário.

Você já aprendeu como se tornar um palestrante de sucesso, mas está pronto pra isso?

Agora que você aprendeu o passo a passo de como se tornar um palestrante de sucesso, mas ainda tem muito o que fazer. Não basta saber esse passo a passo. Você precisa formar sua personalidade como palestrante, aprender a falar de forma persuasiva e criar palestras e apresentações.

Por isso, eu tenho um treinamento exclusivo onde ensino como criar apresentações impactantes que te tornarão em um palestrante de sucesso. Clique aqui para conhecer!

Além disso, você deve continuar treinando. Aprender como tratar seu público, estudar constantemente sobre a área que atua e sempre conhecer pessoas novas são alguns exemplos de que você não pode parar, mas agora eu quero saber de você.

Você acha que está preparado para ser um palestrante de sucesso?

Quais dicas desse artigo foram mais importantes?

Quais dessas dicas você já aplica em sua carreira?

Comente aqui embaixo:

2 Comments

  • Edalva Barreto Antunes dos Santos disse:

    Gostei de todo o artigo e me interessa muito aprender mais e mais como ser um bom palestrante,pois minha prática foi adquirida por ser criada num ambiente ,em que meu pai sendo pastor evangélico(sem nada forçar),nos estimulava a falar em público.Assim depois de formada como professora e Psicanalista,bem mais tarde, me interessei muito em palestrar,e já o fiz mas sem a certeza de estar fazendo o certo.Nunca ouvi e nem soube de alguém não ter gostado,mas eu,queria me aprimorar em todos os aspectos para me intitular como bom palestrante.
    Abraços
    Edalva Barreto

    • Ricardo disse:

      Boa, Edalva!

      Você demonstrar interesse em estar sempre melhorando é um ótimo passo. Eu sempre digo em meu treinamento Criar Palestras e Apresentações que o treino é a parte mais importante do palestrante.

      Somente com muito treino que nós podemos nos tornar excelentes palestrantes. É claro que as dicas de quem tem experiência na área podem ajudar muito. Mas o treino é essencial!

      Abraços!