nov 14, 2017 / por Ricardo Ventura / Nenhum Comentário

Não adianta ter um produto ou um serviço em mãos se não conseguir fazer isso resultar em conversões. Por isso, entender como processo de vendas funciona é imprescindível para que tudo isso funcione. E, nessas horas, um bom script de vendas é uma solução poderosa!

O objetivo principal tem que ser sempre fazer com que aquilo que você tem em mãos passe para as mãos de seu cliente. Um esforço que fica entre a sedução e o convencimento. É preciso mostrar para essas pessoas o quanto aquilo que você tem é importante, mesmo que ela ainda não saiba disso.

E não se engane! Posso estar falando de vendas, mas criar uma técnica eficaz aqui pode ser usada tanto comercialmente, como em reuniões e apresentações, ou até qualquer outra situação onde você deve fazer com que alguma pessoa faça aquilo que você acreditar ser a coisa certa a fazer.

Mas não se desespere, existem modos de alcançar esses objetivos. E é um deles é método que eu criei e batizei de Método V.E.N.T.U.R.A.!

Como construir um script de vendas

Na verdade, o Método V.E.N.T.U.R.A. olha diretamente para as palestras profissionais, mas suas dicas e opções abrem o caminho para qualquer tipo de conversão que você precise.

E a primeira coisa que você deve fazer é Vestir a Capa. Entender que o herói dessa história, o astro desse show é você. É preciso ter confiança em você mesmo, saber que não existe ninguém ali melhor que você para fazer aquilo.

Para entrar nesse personagem existem métodos e cada um deve descobrir o seu. Seja escutar música alta, fazer exercícios, rezar, meditar ou simplesmente repassar na sua cabeça tudo aquilo que irá dizer. Crie um ritual e faça-o ser o interruptor de seu estilo.

O segundo passo é encontrar o jeito com que você se comunicará com seu cliente. Talvez você saiba tudo sobre seu produto ou conteúdo, mas se gastar tudo isso de uma vez só, se tornará apenas chato. Descubra o que é importante e o que deve ser usado para convencer. Ou seja, Escolha o Tema!

Todo seu conhecimento precisa existir, mas não precisa ser sempre usado! E lembre sempre de uma coisa: quanto mais tolo, mais difícil ele fala, o sábio fala simples e todos o entendem.

É importante que você instigue seu cliente. Não simplesmente um call to action, mas a oportunidade dele encontrar em você as respostas para as outras dúvidas.

Um script para vendas precisa de emoção

Mas talvez um dos pontos mais importantes de todo esse esforço seja convencer seu cliente, e nada convencer melhor alguém do que criar um laço emocional. É preciso que essas pessoas se lembrem de você e de seu produto. Por isso, é preciso Nutrir de Emoção.

Além da emoção, é preciso usar ferramentas como tons de voz. Ressalte o que é importante, os pontos principais e tudo aquilo que você sabe que seu cliente precisa saber. Crie um discurso marcante e forte e que não seja esquecido tão facilmente.

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Não se deixe ser passar por falta de emoção. Se estiver feliz, demonstre; se é para ficar preocupado, demonstre.

E não deixe seu cliente sozinho escutando, faça-o interagir, ter dúvidas e se interessar por você e por seu cliente. Traga seu cliente. A ansiedade de querer saber mais sobre aquilo é um passo certeiro nessa experiência que deve se tornar essa venda. É preciso que tudo seja um evento a não ser esquecido.

Por fim, não se esqueça de Usar os Recursos que tem em mãos. Seja uma apresentação, slides, amostra grátis e tudo mais que puder te ajudar na hora de criar essa relação. Pense o seguinte, para sair de casa e ir a um encontro com sua namorada ou namorado não basta tomar banho, é preciso escovar os dentes, pentear o cabelo, passar perfume colocar uma roupa bonita e um sapato que combine com tudo. Resumindo, muitos e muitos recursos.

E não ache que isso tudo pode “nascer” em você, é preciso Ralar Muito, Suar Muito, treinar, se aperfeiçoar e sempre estar à vontade com seu conteúdo e produto. Portanto, se exercite, vá para frente do espelho e treine, faça testes com amigos, encontre suas falhas e corrija.

Ter o produto e o conteúdo é só o começo de tudo. É preciso encontrar técnicas que te ajudem a converter tudo isso em sucesso. É preciso Apaixonar-Se pelo que está vendendo.

Ou seja, o Método V.E.N.T.U.R.A. resume em alguns poucos passos:

  • Vestir a Capa
  • Escolher o Tema
  • Nutra de Emoção
  • Traga a Plateia
  • Utilize-se de Recursos
  • Rale até Suar
  • Apaixone-se

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