O mundo digital abre um monte de portas, mas nem todas as estratégias de marketing digital são garantidas. Pior ainda, um monte delas ainda está sempre por ai fingindo ser algum tipo de truque mágico ou fórmulas revolucionárias.

Por isso é tão importante saber onde botar suas fichas e em que caminhos e dicas acreditar. Entretanto, não é novidade que separar o joio do trigo, na maioria das vezes, pode ser um trabalho ingrato e complicado.

Afinal, existem tantas “pessoas de sucesso” te ensinando a trilhar o caminho para chegar lá, que é impossível saber quais deles estão falando a verdade. E, para isso, já vou dar uma dica: olhe os resultados reais!

Não se deixe enganar por números inflados, ganhos estratosféricos e com custo quase zero.

Conheça então, alguns erros e equívocos que a maioria dos especialista s e gurus do assunto passam para frente, mas sempre resultam em perda de tempo.

Estratégias de marketing digital que podem te levar ao fracasso!

Não trabalhar no relacionamento

Uma dos erros mais comuns que essas dicas comuns cometem é não perceber que o meio digital não é o “meio real”. Pior ainda, quando isso acontece e não percebem o quanto estão teimando no chamado outbound marketing.

O outbound nada mais é do que um planejamento comum, que copia o marketing convencional e esquece-se de adaptar essas ideias para a internet. Outdoors, spost de TV, telemarketing e mais um monte de opções que tentam pegar seus clientes sem que eles esperem aquele contato.

A opção, no caso, é outra, o conhecido como inbound marketing, que nada mais é que a aposta no conteúdo e no contato de seu cliente com você. Na impressão de que cada contato é único.

Construir metas impossíveis

Muita gente acredita que, para atingir seus sonhos, é obrigatório pensar longe. Mas não adianta ter um plano grande demais e fazer disso uma máquina de fracassos. Seus passos e metas precisam ser atingidos. Os resultados necessitam ser analisados.

É preciso ter um planejamento que te permita atingir seus objetivos e, se for preciso, baixe-os. O que importa é que esse processo de marketing seja algo continuo e que esteja sempre crescendo e se adaptando.

Superestimar as curtidas e seguidores

De uns tempos para cá, todo mundo só acredita no investimento nas redes sociais, mas o mais importante continua sendo seu site. É lá que está seu conteúdo e todas as informações de sua marca ou empresa.

Seu principal meio de trabalho será sempre seu site, portanto, invista nele e aposte nele para disponibilizar seu conteúdo completo. Não se engane, é por lá que você irá reter seus clientes e fazê-los acreditar em seu produto.

Eu sempre digo nos treinamentos que essa é uma das primeiras coisas que todo palestrante deve fazer. Afinal, seguidores e curtidas não representam nada se você não tiver nada além disso!

Ignorar a jornada do cliente

A jornada do cliente se divide em três. O primeiro momento onde o cliente descobre sua existência e passa a ter o interesse na marca. O segundo momento é onde o cliente obtém mais informações e entende que suas demandas podem ser resolvidas. Por fim, no terceiro momento, vem a decisão, aquele momento chave onde o cliente decide comprar ou obter seu produto ou serviço.

Quem não conhece esses três momentos bem diferentes está fadado a não conseguir conquistar seus clientes em nenhuma das três fases.

Não conhecer sua concorrência

Se você não consegue enxergar o que está sendo feito, nunca conseguirá identificar o que está sendo feito de bom ou ruim. Você não pode nunca ser uma ilha. É preciso olhar para o mercado inteiro e aprender a enxergar os erros e acertos que seus companheiros de cenário já cometeram.

O mais importante de todas estratégias de marketing

Mas, sobre tudo isso, um dos pontos mais importante é saber que nada pode ficar na frente das soluções que oferece aos seus clientes. Sua empresa pode ser importante, mas é a solução que ela traz na vida dos seus clientes que faz a diferença.

Seu cliente procura a solução de um problema e não uma história tocante. É importante que as pessoas tenhas as informações e conheçam sua marca, mas o mais imprescindível é que o seu conteúdo seja relevante.

São várias portas abertas, mas nem por isso todas são eficientes e nem todas dicas resolverão seu problema. Portanto, saiba bem em que porta entrar.

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