O mercado de palestras sobre empreendedorismo talvez nunca tenha estado tão em alta, mas isso pode ser uma faca de dois gumes. Por um lado, é sempre um novo mercado a ser aproveitado, por outro é um campo aberto para que esses profissionais somente queiram te vender algo.
E digo isso por experiência própria, já que não faltaram vezes onde eu fui convidado a entrar em sistema de Marketing Multinível graças a todo meu trabalho de comunicação. Nunca aceitei, sempre preferi a sinceridade com meu público.
Meu foco nunca foi o chamado “empreendedorismo de palco”, já que meu objetivo sempre foi melhorar a venda e comunicação das pessoas. E não fazer com que elas simplesmente usassem isso para te vender um produto inexistente.
Mas, afinal, o que são essas palestras sobre empreendedorismo que tanto têm atraído público?
Entendendo as palestras sobre empreendedorismo
Movido um pouco por um entusiasmo e moda que surgiram alguns anos atrás, as palestras sobre empreendedorismo são espécies de ferramentas que esses profissionais usam para, quase sempre, venderem algo, às vezes vazio, às vezes que dá resultados monetários complexos e bem concretos.
Algo que parece muito mais refém de uma necessidade midiática e do toque na vaidade de seu público do que em resultados reais. Usando o desespero de um público que sofre da vontade de encontrar o sucesso de modo rápido e quase mágico.
E tudo fica pior ainda quando você percebe que alguns dos principais nomes desse tipo de palestra de empreendedorismo desenvolvem algo pelo qual não tem nenhuma familiaridade. Como se falassem de um tipo de empreendedorismo sem nunca terem empreendido nada e muito menos pisado em uma empresa.
Como um professor de culinária ensinando a fazer pães sem nunca ter sujado a mão de farinha.
O maior perigo está justamente aí, na possibilidade de um público sedento por mudanças e resultados em sua vida acabe sendo ludibriado pela lábia desses palestrantes sem perceber que só servem de degrau para um enriquecimento baseado no nada.
Mas nem por isso nada pode ser aproveitado. Há quem consiga perseverar em meio ao desastre.
Existe palestra para empreendedores de qualidade
Em um mundo ágil como o atual, onde todos querem perseverar do dia para a noite, conseguir descobrir esse caminho é um conteúdo pronto a ser vendido a preço de ouro. E por mais que isso possa soar charlatanismo há que tenha estudado o assunto a fundo e consiga passar suas ideias e experiências.
Pouco tempo atrás todos ouviram falar da jovem empreendedora Bel Pesce, que se não tivesse tropeçado nos próprios pés teria conseguido, com certeza, concretizar para si uma carreira de palestrante e escritora digna de nota.
Não tenham dúvidas que ela tinha a experiência para passar, mas se deixou levar pela possibilidade de enriquecer seu currículo com meias verdades e enganar seu público com um projeto que não soava correto dentro das ferramentas e técnicas que o próprio empreendedorismo se sustenta.
A lição que fica é a certeza de que, haja o que houver, confie em seu currículo e em suas experiências. Não tente engrandecer nada com algo que não seja verdadeiro, já que sempre, mais cedo ou mais tarde, a verdade vem à tona e aí você terá que lidar com ela.
Pesce não será o primeiro nem o último caso do tipo, então o melhor é conseguirmos aprender com ela e com seus erros e acertos.
Palestras de Empreendedorismo
Um outro exemplo bem sucedido dentro das palestras de empreendedorismo é Érico Rocha, que largou um grande emprego no JPMorgan e caiu de cabeça no popularmente conhecido empreendedorismo online. Mais precisamente baseado no método de Jeff Walker, Product Lauch Formula que no Brasil o próprio Rocha batizou de Fórmula do Lançamento.
E se nesse momento você pode estar se perguntando, “Mas será que ela funciona”, a resposta é “sim”. Dá um baita trabalho e não tem muito a ver com experiência, empreendedorismo, comunicação nem nada, é apenas uma fórmula mesmo. Com passos, metas e uma quantidade de detalhes e ações que, no final das contas, fazem bastante sentido.
Hoje, o Erico deixou o site que lhe rendeu a fama de lado e trabalha apenas com o treinamento e preparação de outros empreendedores. Seu cursos hoje são super concorridos e só um de seus últimos lançamentos faturou R$ 10 milhões em um piscar de olhos.
Mas aí está um caso de alguém que tenta passar suas experiências e ajuda outras pessoas a tomar o mesmo caminho. Que muito provavelmente aprendeu com seus erros e hoje pode fazer com que eles soem como acertos. Com certeza uma faca de dois gumes, mas se você souber usá-la, conseguirá cortar com o dobro da eficácia.
Porém, como eu disse antes, o conteúdo oferecido é uma fórmula pronta de funil de vendas e não um conteúdo sobre empreendedorismo.
A verdade é que, infelizmente, a palavra empreender se tornou vaga e hoje tudo pode ser considerado palestras sobre empreendedorismo, mas estão te vendendo gato por lebre. Mas o que é empreender é o assunto do meu próximo artigo!
Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?
Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<