Não se engane, uma palestra não é um discurso bonito. Uma palestra é uma palestra! Sei que pode soar bobo, mas isso quer dizer que ela tem seus detalhes e formatos diferentes diante de cada palestrantes, mas sempre se posiciona diante de características que não a permitem serem comparadas a nada. E fazer palestras é entender isso!
O problema é que muitos palestrantes parecem não saber disso. Parecem não saber palestrar. Saem por ai repetindo fórmulas, histórias e experiências que viram em outros lugares. Não existe então a personalidade deles naquelas palavras, apenas o vazio.
Uma palestra quer levar emoção, quer puxar as pessoas, cativar, despertar sentimentos e interesses. E, se esse sentimento forem raiva, tudo bem, desde que esse seja o objetivo da palestra.
Acredite, palestras não são apenas discursos bonitos!
Existem fórmulas para fazer palestras com mais qualidade
E algo importante que deve ser dito é que toda palestra parece nascer à partir de uma estrutura semelhante. Mais precisamente nove passos que compõe sua produção. Se para você isso parece engessar todo resultado, acredite: o que não faltam são opções.
O primeiro passo que você deve tomar é ter uma ideia. Talvez o que vier primeiro não seja aquilo que você vai levar até o final, mas é importante que você anote e crie essa biblioteca de ideias.
Diante dessas ideias, você deve segmentar. Isso fará com que essa lista de ideias vá se tornando mais curta. Quanto mais você conseguir reduzir essa ideia inicial, mais conseguirá conversar com um público específico.
O terceiro passo é o último que você dará antes de colocar a mão na massa: os ganhos. Não apenas os os seus, mas de se público, diante de uma ideia segmentada, você deve entender o que essas pessoas irão ganhar com sua palestra. Entender como você irá levar todos do ponto “A” para o ponto “B”.
Já seus custos e gastos, já é hora de começar a pensar nisso também.
O quarto passo é quando você começa a planejar sua palestra. Se aprofundar no assunto, preparar o conteúdo, estudar seu público alvo. Deixar tudo pronto para colocar em prática sua palestra.
Nesse momento, é importante já pensar no local onde ela ocorrerá, na dinâmica, no que será necessário, se terá interação com vídeos ou apenas apresentação de slides, microfone e tudo o mais que componha sua palestra. Crie uma lista com todos recursos necessários, assim como os custos para tudo isso.
Com tudo isso pronto, é preciso dar vida à palestra.
Como fazer palestras de alto impacto para seu público
Indo para “os finalmentes”, obviamente, o primeiro passo que você deve dar é a execução. E isso não é só subir em um palco e sair falando. É preciso deixar tudo perfeito, slides, mapas mentais, roteiro e o que quer mais que você precise para ver sua palestra montada e funcionando perfeitamente.
No sétimo passo é importante que você faça um “piloto”, como nas séries de TV. Um teste para ver se seu formato funciona. Não só treinar no banheiro enquanto toma banho. Estamos falando de algo bem na prática, reúna um grupo de amigos e ministre a palestra para eles, grave tudo, veja depois e analise.
Por fim, antes de colocar sua palestra “na rua”, é importante que você crie um checklist. Uma lista de itens que você deve sempre se lembrar de levar para sua palestra. É interessante que essa lista vá nascendo enquanto você vai construindo sua palestra, já que você dependerá dela para que sua palestra funcione perfeitamente.
Mas ainda existe um nono passo na hora de fazer palestras: o feedback. Você precisa saber o que o público achou de sua palestra, criar um formulário ou um e-mail de resposta, mas o mais importante é que cada pessoa te fale o que você pode fazer de melhor nas próximas apresentações.
Sua palestra sempre estará pronta para mudanças. Ela é um organismo vivo e você não deve nunca achar que fazer palestras é sempre igual. É um trabalho que não tende a acabar.
Um trabalho muito mais do que simplesmente um discurso bonito.
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