Existem momentos em nossas vidas pessoais e profissionais que um agradecimento público é a única opção que você terá. Por isso, se você é daqueles que tem vergonha ou insegurança, o melhor mesmo é se preparar.
E a grande verdade disso tudo é que não há segredos. Apenas dedicação e vontade de fazer esse discurso do melhor jeito possível podem servir de combustível para você perder a vergonha e encarar qualquer público que tiver que fazer.
Afinal de contas, se você está agradecendo alguém ou um grupo, é porque eles te fizeram alguma coisa que você deve estar feliz, seja uma homenagem, uma lembrança, uma recompensa ou até um presente mesmo.
Portanto, esteja preparado para um agradecimento público e nunca mais tenha medo desse tipo de desafio.
Organize o seu agradecimento público
E um dos maiores amigos de qualquer discurso de agradecimento nessas horas é a organização. Se você não sabe como começar ou como acabar, diga um modelo que se encaixa em qualquer um desse tipo de fala.
Primeiro de tudo, um dos momentos mais importantes de seu agradecimento é você posicionar bem o seu público. Eles precisam saber algumas coisas simples como: quem é você, que homenagem é aquela, o que você fez para receber e quem foram as pessoas responsáveis por isso. Existe sempre um motivo para você estar ali agradecendo publicamente por algo, portanto, fale logo sobre ele.
E quanto mais informal for o local de seu discurso e as pessoas que são suas espectadoras, mais sentimento você pode colocar nessa introdução. Entre a família ou amigos é bom colocar seu coração nesse começo, mas entre seus chefes e companheiros de trabalho, o melhor é manter uma distância.
Na sequência, elogie. Se a homenagem vier de sua empresa, fale sobre o “incrível trabalho dela”, ou sobre “as metas que ela alcançou”. Se estiver em algum lugar menos oficial, lembre o quanto aquelas pessoas são inspirações para você etc.
Tente encontrar ali a razão de você se sentir honrado por ser homenageado por aquelas pessoas. Encontre as qualidades naqueles que viram em você suas qualidades.
Assim que você sentir que está à vontade com esse primeiro momento, não tenha medo de ser engraçado. Uma piada aqui e outra ali mantém o clima descontraído e traz leveza a seu discurso.
E para isso existem duas dicas simples. A primeira delas é procurar uma história engraçada ou divertida que tenha acontecido enquanto você passava pelo caminho que te levou àquela homenagem. A outra é conseguir trazer para seu discurso alguém com uma história interessante, um colega de trabalho, ou até alguém que esteja na plateia, o que ajuda ao seu público não se cansar de você ficar só falando de si mesmo.
Não se esqueça do agradecimento ao público
Um segundo passo nesse tipo de discurso é não esquecer nunca de mencionar e agradecer a todos que estiveram junto com você no projeto que o levou até àquele momento de homenagem. Dê crédito a quem te ajudou.
E se quiser ir além do escritório, vá. Agradeça sua família, seus filhos, esposa, marido e quem mais esteve com você durante todo esse tempo. E saiba que nada vai conseguir quebrar muito esse momento que muitas vezes se torna entediante, já que você deverá citar nome por nome sem esquecer-se de ninguém.
Faça daquele momento uma oportunidade para você homenagear todos aqueles que deveriam estar ali com você. Faça desse momento o seu espaço para homenagens.
Para finalizar seu agradecimento público, seja otimista. Reforce o quanto aquela homenagem é apenas o começo e inspire outras pessoas a fazer o mesmo e, quem sabe, em outro momento estarem ali no mesmo lugar que você.
E nunca, em hipótese alguma, diminua sua importância diante da homenagem. Pelo contrário, se mostre agradecido por tudo e aponte o quanto isso irá servir de motivação para que você continue tentando ser ainda melhor.
Agradecimento público, sobre qualquer coisa, precisa mesmo é ser sincero e quando isso acontece, qualquer coisa que você falar já será um discurso perfeito. Ainda que, se você souber o que está fazendo isso só pode ficar melhor.
Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?
Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<