No novo mundo onde se sobressair no ambiente de trabalho parece uma conquista para poucos, estar em evidência pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Por isso, algumas dicas de marketing vêm sempre a calhar.
E isso porque o cenário onde você e seu produto estão inseridos é sempre algo que precisa ser entendido. Entender esse mercado e encontrar os caminhos por onde ir pode ser uma solução prática e uma oportunidade única.
Pensando nisso, listei 15 dicas de marketing pessoal prática pra você começar a se destacar nos mais diferentes universos.
Vamos às dicas de marketing pessoal?
- Seja pontual e compromissado – Simples assim. Se você quer que sua imagem logo de cara seja ótima, não deixe ninguém achar que você está atrasado. Quem chega antes ganha confiança à primeira vista.
- Se conheça muito bem – Você tem habilidades e qualidades, assim como pontos fracos e falhas. Administre bem isso, tanto o que você vai “vender”, quanto os seus limites. Dar um passo maior do que a perna pode sempre deixar a impressão de que você está despreparado.
- Networking – Ter um bom marketing passa por divulgar bem suas ideias e produtos, assim como conseguir aproveitar as oportunidades. Estar no lugar certo para tudo isso, só acontece quando você está bem inserido nesse cenário e tem os melhores vínculos.
- A primeira imagem é a que fica – Não tem outro jeito, a sociedade e o mercado onde estamos inseridos sempre serão ditados por essa impressão. Por isso, se vista do jeito que você quer ser visto. Entenda o que o cenário pede. Deixe as extravagâncias e os exageros para outros momentos, na hora de ser apresentado, prefira passar despercebido no visual para ser notado pelo resto.
- Dicas de marketing, força e resistência – É impossível achar que qualquer tipo de competitividade não te levará para momentos onde você terá que resistir. Isso acontecerá principalmente em termos emocionais. Um bom marketing pessoal passa por esse controle, pelo modo como você saberá lidar com suas emoções, principalmente diante dos desafios que surgirão.
- Não abandone suas redes sociais – Hoje não existe mais essa diferenciação. Sua personalidade nas redes sociais é a mesma fora dela. Por isso, tome cuidado, mantenha uma coerência e nunca deixe de achar que as pessoas interessadas em seu trabalho ou produto irão te procurar nas redes sociais.
- Objetivo – Não adianta se planejar sem saber onde quer chegar. Para focar em um objetivo é importante que você saiba as ferramentas e caminhos que têm a disposição. Alguém firme em seu caminho transpira confiança, e quem está ao seu redor consegue sentir isso.
- Seja natural – Por mais que você se preocupe com a imagem que passará, o que deve sobressair desse esforço é você mesmo. Portanto, aja naturalmente e seja quem você realmente é, principalmente no que diz respeito a seus valores e verdades. Encontre o limite de cada situação, mas nunca deixe de ser você mesmo.
- Um aperto de mão firme – Em uma situação profissional, poucas coisas deixam uma melhor primeira impressão do que um aperto de mão seguro e que passe confiança.
- Olhe nos olhos – E pouco coisa transparece ainda mais confiança do que uma boa conversa olho no olho. Nesse caso, comunicação não verbal é um caminho mais curto entre o desconhecimento e a transparência e a sinceridade. Não existe assunto difícil que não possa ser conversado olho no olho.
- Iniciativa – Você quer se destacar no seu cenário profissional. Portanto você precisará sempre de iniciativa, dar o passo necessário para mudar sua vida. Busque soluções, encontre possibilidades, estude e analise todas situações, mas quando for a hora certa, tome a iniciativa e siga em frente.
- Ouça – Escute os outros. Na maioria do tempo estamos interessados naquilo que temos de falar, quando, na verdade, temos mesmo é que escutar o que os outros estão falando. Quem ouve aprende. E quanto mais você aprender, mas conseguirá usar isso para desenvolver ainda mais seu marketing pessoal.
- Se atualize sempre – Não existe um jeito melhor de cada vez desenvolver melhor seu marketing pessoal do que atualizando seus conhecimentos. O cenário ao seu redor está sempre em expansão, assim como você deve estar.
- Fuja da arrogância – Comece a tirar o “eu” de suas frases. Conquistar as pessoas passa por ouvir e entrar em um acordo. Tente sempre estar dentro do cenário geral, dentro do “nós”.
- Opiniões fortes podem te atrapalhar – Principalmente em um primeiro momento, não é interessante que sua imagem seja associada a opiniões fortes. O maior perigo disso é criar um bloqueio de confiança e impedir que as pessoas voltem a aceitar suas opiniões ou até rejeitem suas propostas e produtos.
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