Um bom profissional de vendas está sempre no futuro. Não só olhando para o dia de amanhã, mas entendendo perfeitamente bem o caminho que irá percorrer e guiando seus esforços para o um resultado efetivo. Um planejamento de vendas é o único modo real de fazer com você atinja seus objetivos.

Não existe oportunidade que surja de lugar nenhum ou em um passe de mágica. O trabalho de entender o que virá até você é feito no presente. Um plano cuidadoso que prevê e te prepara para diferentes tipos de cenários e não permite que você perca nenhuma oportunidade.

E quanto mais poderoso e eficaz for seu planejamento, mais chances você tem de permitir que ele te abra portas, envolva clientes e deixe as melhores oportunidades chegarem a você.

Portanto, ter um planejamento de vendas não é algo que surge sem muito trabalho e muito mais vontade de ter seu futuro organizado. O sucesso das vendas de amanhã podem ser garantidos ainda hoje.

Aprendendo como fazer um planejamento de vendas

Um dos pontos mais importantes de um planejamento de vendas é a possibilidade de prever o que virá. Contar com os resultados muito antes de eles acontecerem. Portanto, não adianta esperar o futuro chegar para fazer o planejamento. É preciso estar muitos passos à frente.

Se o seu planejamento vai de janeiro à dezembro, por exemplo, não adianta nada começar a fazê-lo no primeiro mês do ano, já que isso só te obrigará a fazer o dobro em fevereiro para compensar o período que estava planejando. Um bom planejamento é feito bem antes de seu período começar.

Portanto, perceba o momento certo de começar seu planejamento e não permita que isso seja uma surpresa para você. Quanto antes você começar esse planejamento, antes você terá tempo de analisar bem seu caminho.

Um plano de vendas é baseado em dados reais. É preciso entender o passado para prever o futuro. Entender o funcionamento de seus clientes, o que eles recusaram e o que compraram, valor médio, porcentagem de lucro, melhores meses e os períodos menos interessantes, tudo. Quanto mais informações você tiver, mais fácil irá prever o que poderá acontecer.

É com isso em mãos que você terá o poder de remanejar ou até compensar os meses menos interessantes para você. Seu futuro estará sempre em suas mãos se você souber ler o passado.

Quando você traça uma meta, ela só será coerente se você enxergar para trás a existência de algo que faça ela fazer sentido. Saber definir esse horizonte a ser alcançado é tão importante quanto o trabalho que ele representará.

Estabelecendo metas e plano de ação de vendas

Uma meta precisa ser alcançável. Analise bem seu volume de vendas passado e projete isso em seu futuro, enxergue as possibilidades do futuro através do que já aconteceu no passado. Baseie seu planejamento nos números que já aconteceram. O futuro a gente lê através do passado.

Quando você enxerga essas metas, clientes, meses bons e meses ruins, fica mais fácil para você criar essas estratégias, esses caminhos para você chegar em cada objetivo. Nessas horas é bom entender ainda melhor suas necessidades e o material que têm em mãos.

Identifique não só os clientes que você irá se aproximar e tem portas abertas, como também alguns que irá focar seus esforços. Explore novas possibilidades, mas não permita nunca que elas atrapalhem aquilo que já é garantido. Uma boa estratégia equilibra essas duas possibilidades e faz com que elas convivam juntas em seu planejamento.

É o garantido que te permitirá procurar novas tendências e possibilidades dentro do mercado. É a segurança que fará você estar mais aberto para o que tiver de novidade dentro daquilo que você já faz. Quanto antes você prever essas possibilidades, mais facilmente conseguirá penetrar nessa tendência. E, nesses casos, o primeiro da fila tem sempre tem mais chances de lucrar melhor.

O planejamento de vendas é a possibilidade de enxergar o futuro e conseguir aproveitar todas essas oportunidades que surgem com ele. Portanto, se o seu objetivo é vender mais e ter muito sucesso, isso não irá acontecer sem um planejamento poderoso e que te dará a segurança necessária para alçar voos mais altos.

Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?

Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.
Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<