O tempo todo as pessoas apontam dicas de vendas e modos de encontrar o sucesso com pouco esforço e muito resultado. O que ninguém fala é que isso não funciona assim. Na verdade, tudo se resume a comunicação e muito trabalho. Mas muitos não querem que você saiba!

O problema é que esse a comunicação é, realmente, o único jeito alavancar suas vendas. Não existe passe de mágica ou fórmula fantástica, mas técnicas e esforço. Portanto, não se engane, coloque a mão na massa.

O contraponto disso é que nada é tão complicado quanto poderia ser, são mudanças simples e resultados poderosos. Afinal, vender não é um bicho de sete cabeças. Muito pelo contrário, vender é comunicação, e comunicação é simples. Afinal, estamos o tempo todo exercitando ela.

Confira então 7 dicas que te farão vender mais, ao mesmo tempo que te provam que toda diferença está, justamente, na comunicação, e sua carreira depende disso, acredite.

Dicas de vendas e comunicação!

  • Seja sucinto – Venda é comunicação, isso quer dizer, quanto mais direto e objetivo você for, maiores as possibilidades de atingir seu objetivo. Uma venda pode começa com uma descrição de 10 palavras daquilo que você faz, vende e até quem é você. Depois do primeiro contato, o resto vai ficando mais fácil.
  • Networking – O vendedor precisa ser um acumulador de contatos. Quanto maior sua rede, mais fácil terá opções, seja para venda, seja para aprender ou desvendar um cliente. E isso só acontece com muita comunicação, portanto, comunique-se e crie um networking digno de sua vontade de deslanchar sua carreira.
  • Não seja igual a mais ninguém – Você está em um cenário onde o que não faltam são produtos e serviços iguais ao seu, assim como gente fazendo o mesmo que você. Portanto, seja diferente na aproximação, na técnica ou em qualquer outra possibilidade que torne sua mensagem única e inesquecível.
  • Prospecção – Cliente é como ouro, não adianta cavar em qualquer buraco para encontrar essa riqueza. É preciso analisar e entender onde aquela grande pepita pode estar. Separe seus cinco ou dez melhores clientes e trace uma linha que os ligue, sejam características físicas, psicológicas ou qualquer outra coisa que os uma. Trace um perfil desse “cliente perfeito” e vá em busca dele.
  • Seja a melhor versão de você – Todo mundo tem defeitos e falhas, talvez fale rápido demais ou gesticule muito com as mãos, por exemplo, mas tudo isso deve ficar longe de seus clientes. Na hora da venda, você precisa incorporar a versão mais limpa e perfeita de você. Seu cliente deve acreditar que está lidando com alguém que represente o vendedor idealizado em quem ele quer confiar.
  • Nunca pare – Você irá aprender sempre. Não existe um momento em sua carreira que você deixará de acumular conhecimento e experiência, portanto, seja alguém aberto para tudo de novo que você tem contato e que fará sempre você se tornar um profissional melhor.
  • Conhecimento – Não existe vendedor que não seja especialista naquilo que está vendendo e na empresa que trabalha. Portanto, não chegue nunca para uma venda sem o preparo suficiente para que você surja como o maior entendedor que existe. Passe essa confiança e todas as portas irão se abrir. Sua reputação pode ser o jeito mais rápido de chegar na confiança necessária para que sua venda se concretize.

Aprenda como vender com quem sabe

Portanto, não existe atalho, mas trabalho. Todo cliente é único e todo produto precisa de uma atenção especial. É o vendedor que entende essa dinâmica e a aplica no momento certo.

Não se municiei de dicas e técnicas embaixo do braço e saia por ai achando que irá vender muito. Obtenha experiência, conheça vendedores mais rodados, aprenda com eles. Bote a cara e ganhe rodagem. Uma maça não cai da árvore enquanto não estiver madura.

E se precisa se tornar um novo vendedor, abra essa porta. Se adapte, mude de estilo, encontre uma nova motivação. Se transforme na pessoa que aquela venda necessite. Sua carreira é feita dessas decisões, por isso, se quiser se manter nela, siga o que você aprende e se torne único.

Entender a comunicação da venda não te torna um robô igual a um monte de vendedores, mas alguém que entende cada necessidade de cada situação e cliente e faz disso um momento ímpar.

Uma venda é feita com esforço e muito resultado, portanto, siga em frente e seja o vendedor que sua carreira merece.