A busca por investidores é cada vez maior no mercado. O crescimento das startups e pequenas empresas faz com que muitas pessoas corram atrás de reforço financeiro para seu negócio. Eu sinto isso nos meus cursos. Cada vez mais, o meu treinamento Criando Palestras e Apresentações recebe empresários, gerentes e vendedores querendo fazer um bom pitch de vendas. E o número de pessoas buscando um pitch para investidores é cada vez maior.
Isso porque essas pessoas já conhecem tudo sobre sua área de atuação. Elas sabem qual a utilidade de seus serviços, quais serão as dores curadas em seus clientes e qual a inovação que seu produto traz ao mundo. Mas elas ainda têm dificuldades em criar apresentações poderosas.
E, se você ainda não conhece o termo, um pitch de vendas ou um pitch para investidores é uma pequena apresentação, entre três e cinco minutos, em que você deve explicar toda a utilidade de seu produto para seus clientes ou investidores. Para ter ideia de como é rápido, alguns dizem que um bom pitch pode ser apresentado durante uma conversa de elevador.
Passo 1: Como atrair investidores para o seu negócio?
Essa pergunta deve ser feita durante toda a etapa de seu pitch para atrair investidores. O que fará eles investirem em sua empresa? Qual o seu grande diferencial? Quais são as soluções que você traz? Esse é um passo importantíssimo, mas que vejo muitas pessoas errando.
Muitos empresários e vendedores enxergam o benefício de seus produtos por uma visão limitada. Eles veem inúmeros valores no que estão oferecendo, mas elegem alguns como mais valiosos. O problema é que o mapa mental de seu cliente pode destacar outro valor como prioridade. Para entender um pouco mais sobre os mapas mentais, veja este artigo sobre palestras de vendas.
Para você entender melhor, vamos usar um exemplo? Vamos supor que você está fazendo um pitch para investidores de um novo aplicativo para monitorar exercícios. Para você, um dos principais valores no incentivo à prática de corrida é a melhora de vida da população. Porém, o principal valor do investidor pode ser o aumento de pessoas que participarão da corrida de rua que ele patrocina.
Percebe que os dois valorizam o aumento de pessoas correndo, mas cada um por sua ótica de mundo? Por isso, a primeira coisa que você deve fazer para criar seu pitch é entender o seu investidor e oferecer oportunidade, soluções e diferenciais visando o mapa mental dele.
Passo 2: Elaborando uma pequena palestra
Como eu disse antes, um pitch de vendas para investidores é parecido com uma palestra. Ele inclusive pode seguir a estrutura de como criar palestras que já ensinei neste artigo, mas lembre-se sempre que ele não pode ser muito longo.
Lembra-se que um pitch de vendas deve ser simples o suficiente para ser apresentado no elevador? E é isso que mais assusta quem está começando. Mas não precisa se preocupar, quando você está preparando o suficiente para fazer sua apresentação, conseguirá fazer um grande pitch para investidores em um minuto ou duas horas.
Os artigos abaixo te ajudarão a criar uma pequena palestra impactante:
- Como fazer palestras altamente persuasivas com gatilhos mentais
- Como fazer uma boa apresentação em público
- Técnicas de apresentação em público que transformarão sua carreira
- Como criar slides impactantes para suas palestras
- Como fazer palestras de vendas que realmente vendem
Passo 3: Treino, treino, treino, treino e mais treino
Eu sempre digo que não existe ninguém naturalmente bom em fazer palestras. Assim como não existe ninguém que seja naturalmente boas para fazer um pitch para investidores. E para exemplificar isso, eu gosto muito de usar o exemplo do Steve Jobs. Considerado um dos maiores empresários do nosso tempo e com apresentações incríveis, ele treinava cerca de 100 a 150 vezes cada uma de suas apresentações. Será que esse era um talento natural?
O Michael Jackson, gênio da música e incrível dançarino, também foi reconhecido pela perfeição de seus movimentos. O incrível sincronismo com que ele dançava, cantava e dialogava com o público encantava multidões. Mas basta assistir alguns poucos minutos do filme This is It para perceber o quão detalhista e perfeccionista ele era em seus ensaios. Ele passava cada movimento dezenas de vezes até chegar à perfeição. E ainda assim não achava que estava bom.
Um bom pitch para investidores também deve ser treinado até a exaustão porque, como eu sempre digo, a forma é mais importante que o conteúdo! Isso quer dizer que se você falar bem não precisa dizer nada de útil? Não!
Eu digo isso porque tenho certeza que você sabe muito bem sobre o seu produto. Você já sabe quais são as suas qualidades, defeitos e quais mudanças farão no mundo. Você executou muito bem o primeiro passo e já sabe quais são os principais valores desse produto para os investidores. Agora, precisa treinar muito bem a forma como apresentará. Afinal, você já está cheio de conteúdo e precisa dar forma à apresentação para deixá-la muito mais persuasiva.
Passo 4: Apresentando seu pitch para investidores
Depois de entender tudo o que seu público procura, criar uma palestra que poderia ser apresentada durante uma conversa de elevador e treinar exaustivamente, finalmente chegou a hora de apresentar o seu pitch para investidores.
E não importa quantas vezes você treinou, o frio na barriga e o medo são normais. Eu já treinei a minha palestra de vendas centenas de vezes, já ensaiei milhares, mas, toda vez que estou me preparando pra apresentá-la, vem aquele frio na barriga. A mesma sensação que tenho antes de entrar numa montanha russa. Depois de cinco décadas de carreira, Roberto Carlos ainda tem essa mesma sensação antes de subir no palco. Então, não se preocupe, só tem algo errado se você não sentir esse frio.
Lembra que eu falei de mapas mentais? Cada uma das pessoas enxerga o mundo pela sua própria ótica. E você deve fazer uma apresentação boa para essa visão. Além disso, você também deve espelhar o seu ouvinte. Ou seja, deve falar de uma forma que ele se sinta próximo de você.
Mas, Ricardo, isso pode funcionar quando estou falando apenas para um investidor, mas como faço se for um grupo de investidores?
Essa é fácil de responder! Você deve tentar espelhar todos eles. Alguns são mais calmos, outros mais agitados. Alguns são emocionais, outros são racionais. Alguns falam alto, outros falam baixo. E você deve espelhar todas essas ações em seu pitch para investidores. Fale baixo, fale alto, seja emotivo, seja racional, seja mais calmo, seja mais agitado. Dessa forma, todos se enxergarão em você.
E uma dica importantíssima que sempre dou para meus alunos é: olhe nos olhos de todos que estão assistindo. Essa é a principal maneira deles se aproximarem de você. Essa simples atitude fará com que eles sintam-se conversando diretamente com você.
Passo 5: Leve seu pitch para investidores pra frente
No artigo sobre palestras de vendas, eu citei um dos maiores erros que os vendedores fazem ao final de sua apresentação. E a mesma coisa acontece com o pitch para investidores. Falta a chamada para ação.
Você fez a melhor apresentação de sua vida. O investidor do seu aplicativo para monitorar exercícios (mantendo o exemplo anterior) está louco. Ele enxerga em você uma das grandes oportunidades de investimento. Você conseguiu trazer todos os motivos que ele buscava. Essa é a hora de convencê-lo a investir em seu app. Mas, o que ele deve fazer pra isso?
Basta assinar um contrato? Precisa marcar uma reunião? Enviar um e-mail? O que seu investidor deve fazer? Deixe isso claro ao final da palestra. Um investidor dificilmente age emocionalmente, então, se você conseguiu colocá-lo em estado de compra naquele momento e quebrou todas as objeções que ele tinha sobre seu produto, não perca esta oportunidade por esquecer sua chamada para ação.
Gostou deste artigo?
Esse passo a passo foi útil na criação de seu pitch para investidores?
Qual é sua maior dificuldade em fazer essas apresentações?
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