Em tempos de mídias digitais e muitos recursos tecnológicos que auxiliam os palestrantes, os slides se transformaram em ferramentas poderosas para fazer grandes apresentações. Para muitos, hoje, é quase impossível se transformar num palestrante de sucesso sem criar slides impactantes e que chamem a atenção de seu público-alvo.

Isso acontece porque quase todo lugar tem um computador onde você pode rodar sua apresentação, o que faz com que quase todos palestrantes se prendam à criação de slides para chamar cada vez mais a atenção do público. Porém, nesse texto, eu vou te ensinar como criar slides verdadeiramente impactantes!

Não use sua habilidade para criar slide como muleta

Imagina ir numa palestra com o tema “Os desafios da felicidade pessoal na era em que somos profissionais 24h por dia”. Uma palestra realmente impactante. Muitas pessoas gostariam de saber mais sobre esse tema. É um assunto que vem despertando interesse de boa parte da população, principalmente das pessoas que trabalham com as áreas sociais e humanas. Você está empolgado para ver essa palestra e, quando a apresentação começa, é impactado por um slide bem construído e com muito conteúdo.

Porém, conforme o tempo passa, você percebe que o palestrante está olhando para o telão o tempo todo. Ele tem dificuldades de construir uma linha de raciocínio sem aquele recurso. Até chegar ao ponto em que você percebe que, se ele não soubesse criar slides, dificilmente seria um palestrante. Apesar de ter um tema interessantíssimo para palestrar, ele não sabe falar realmente sobre aquele assunto sem o auxílio deste recurso!

Não seja como esse palestrante do exemplo! Você precisa aprender a criar slides poderosos. Mas não deve fazer isso como muleta para sua apresentação. Pelo contrário! Um bom palestrante é aquele que sabe se apresentar bem mesmo se tiver somente a própria voz como recurso. Uma palestra que tem potencial para ser interessantíssima pode perder completamente a força se utilizar os slides como muleta.

Essa é uma das primeiras coisas que tento passar para todos os alunos do meu treinamento para palestrantes. Quanto menos dependente da apresentação no Power Point você for, melhores serão as suas palestras. Por isso, aprenda a construir um raciocínio lógico e rápido.

Criar slides pode impactar demais sua palestra. Como eu já expliquei no artigo Como fazer uma boa apresentação em público, as apresentações com conteúdo multimídia têm maior poder de fixação. Pesquisas mostram que o público guarda apenas 10% do conteúdo transmitido três dias após uma palestra. Porém, esse número salta para 65% quando usado o conteúdo multimídia. Por isso, saiba usar esses recursos da maneira certa.

Preste atenção nos números de slides

Agora que você já sabe que criar slides não é o suficiente para se tornar um bom palestrante, eu tenho uma segunda dica muito importante para que você possa usar em suas apresentações. Tome cuidado com o número de slides que você utilizará!

Eu vejo muitos palestrantes fazendo apresentações gigantescas no Power Point, mas que, na verdade, estão basicamente sem conteúdo. Mas isso não significa que você deve criar slides pequenos. Significa que suas apresentações devem ter o tamanho ideal para o que você vai falar.

Certa vez, eu construí uma apresentação de slides com um aluno que tinha mais de 100 páginas de conteúdo. Você acha que estava muito grande? Nada disso… Ele tinha o que colocar em todos aqueles slides. A apresentação era relacionada a sua vida e ele tinha uma imagem especial para mostrar em cada momento em sua palestra. Isso potencializou demais o que ele tinha para falar.

Ao mesmo tempo, eu já construí uma apresentação poderosíssima com apenas cinco slides. E você sabe me dizer qual dessas duas era melhor? Nenhuma delas! Nas duas palestras, o número de slides era o ideal para o que seria dito.

Quando você constrói uma palestra muito mais focada em sua fala, é fácil criar slides no tamanho certo. E a próxima dica te ajudará incrivelmente para isso!

Siga uma linha para criar slides poderosos

O que eu vou falar agora pode parecer meio idiota, mas é uma coisa que precisa ser dita! Uma palestra deve ter começo, meio e fim. Eu sei que isso parece óbvio, mas, como diz Duncan Watts, tudo é óbvio, desde que você saiba a resposta.

O que eu vejo em muitas palestras é que boa parte das pessoas têm dificuldades de construir apresentações objetivas, que tenham começo, meio e fim. E essa parte é determinante em todas as etapas de sua palestra, inclusive quando for criar slides. Então, preste muita atenção nessas dicas que darei agora!

Criar palestras é um processo longo e que exige planejamento. Por isso, antes de começar a criar slides é preciso ter conhecimento sobre a área que vai trabalhar, conhecer muito bem o seu público e ter uma ideia objetiva e que chame a atenção dessas pessoas. Seguindo esses passos, será muito mais simples construir uma palestra com começo, meio e fim.

Uma das formas que mais gosto de utilizar para construir minhas apresentações é com mapas mentais. Essa é uma forma simples e fácil de organizar todas ideias. Apenas com uma folha e lápis, eu consigo elaborar uma palestra inteira (lembra que eu disse lá em cima que o foco deve ser você e não o slide?). Além disso, quando as ideias estão no papel, elas funcionam melhor.

Essa estrutura num mapa mental deixa muito mais claro quais slides precisarão ser incluídos em sua apresentação e como eles se organizarão para deixar a palestra ainda mais impactante.

Não use muitos textos. Abuse das imagens!

Ufa! Foram muitas dicas até aqui. Dicas simples, mas que são extremamente importantes na hora de criar slides poderosos para as suas palestras, mas para não nos alongarmos ainda mais no texto – chega de chorumelas -, darei algumas dicas mais técnicas e visuais para você construir uma apresentação impactante.

  • Evite usar textos. Aposte neles somente quando for listar alguma coisa.
  • Use muitas imagens para explorar a memória visual do seu público.
  • Evite cores fortes nos fundos e letras para não cansar a vista.
  • Evite cores claras para não desaparecerem na hora da apresentação.
  • Um fundo preto com letra branca pode ser muito elegante.
  • Evite vídeos longos e que não acrescentem nada à palestra.
  • Cuidado com os arquivos incorporados para não se perderem quando tirar a apresentação do seu computador.
  • Para não perder arquivos, guarde todos em uma pasta de fácil acesso.
  • Não use fontes serrilhadas.
  • Dê preferências às fontes básicas que tenham em qualquer computador.
  • Exporte sua apresentação em diferentes formatos para rodar em quase todos computadores.
  • Exporte a apresentação como “pacote para CD” para evitar erros.

Essas são dicas importantes para criar slides. Eu aprendi a maioria delas na prática e com anos de experiência. Errei e acertei muitas vezes até conseguir criar slides impactantes. Por isso, saiba que aprender a construir grandes apresentações, não é algo que acontece da noite para o dia.

Até mesmo os slides de um palestrante são frutos de anos de trabalho. Eu, por exemplo, tenho centenas de fotos e vídeos que fui guardando durante meus anos de trabalho. São recursos que imaginei que poderia usar algum dia. E hoje é muito mais fácil quando quero criar alguma palestra.

E você? Já tem experiência com palestras?

Essas dicas te ajudaram para criar slides impactantes?

Ficou com alguma dúvida?

Deixe seu comentário aqui embaixo que vou te ajudar:

Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?

Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.
Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<