Para muita gente, afirmar que o melhor momento para abrir uma empresa é em meio a uma crise pode parecer loucura, mas acredite: abrir o seu negócio nesse momento é o caminho mais fértil.

A verdade é que a crise obriga as pessoas a encontrarem novas soluções e caminhos inventivos. Como se você tivesse em sua frente uma barreira e fosse obrigado a transpô-la, e para isso é preciso encontrar uma solução.

É em meio a uma tempestade que os capitães se mostram os melhores líderes de suas tripulações e navios, isso porque precisam encontrar o melhor caminho em direção à bonança.

E se você ainda não acredita nisso, no final da década passada a Fortune 500 apontou que metade de suas empresas nasceram em períodos onde a economia não ia muito bem. Sim, as maiores empresas foram criadas em tempos de depressão.

Portanto, não perca essa oportunidade.

Abrir o negócio em meio a uma crise

A lógica é bem simples: em meio a um cenário de crise, modelos ultrapassados ou que estão muito tempo na ponta do mercado, precisam provar sua eficiência. No outro lado dessa mesma moeda, encontrar uma solução diferente para as demandas desse mercado, pode abrir portas para os clientes que estavam acostumados com um sistema que já começava a se mostrar cansativo.

Essa visão de chegar antes do resto do mercado em uma demanda nova que ainda não tinha sido enxergada por ninguém, obriga que todo o resto da concorrência busque se reorganizar em volta de seu negócio, que estará na vanguarda dessa nova situação.

Sem a concorrência inicial, fica fácil aproveitar um sucesso muito mais rápido antes de ter que voltar a se adaptar ao mercado. Aproveitar na baixa para colher os frutos na alta.

E isso acontece, pois empresas que se formam diante da crise, quase sempre vêm diante de uma eficiência que se diferencia do resto do mercado. Quase sempre porque a solução dessa nova demanda vem com a transformação de um processo, o realinhamento de toda cadeia de produção. O novo sempre busca uma eficiência maior. Portanto, o que vem depois, quando chega, está muito atrás de você.

O momento de abrir o próprio negócio

Um outro ponto a ser levado em conta na hora de abrir uma empresa em meio a uma crise diz respeito aos custos iniciais. Como todo resto está em crise, algumas despesas iniciais acabam baixando seus valores, já que a demanda diminuiu, pois há muita gente oferecendo um serviço ou produto que não está sendo consumido.

Diante disso, custos como estoques, móveis e até mãos de obra, ficam mais baratos, pelo menos nesse primeiro momento. E mesmo que isso vá aumentar depois, seu gasto inicial, naquele momento em que você ainda está se estabelecendo é mais seguro.

E ainda falando em custos, quase sempre em meio a crises, a solução do governo para reaquecer o mercado é diminuir os juros, o que faz com que financiamentos e empréstimos saiam mais em conta.

Em termos de investimentos, quem é esperto e tem dinheiro para tal, vai acabar enxergando em sua empresa uma oportunidade de rentabilizar o capital com um negócio novo e muito mais em conta. Por isso, procure investidores, muitas portas baterão na sua porta, mas logo uma delas irá se abrir e fará toda diferença nesse momento inicial.

Portando, se pode parecer loucura empreender em meio a uma crise, as vantagens de aproveitar esse momento para estabelecer sua nova empresa em um mercado desgastado pode ser o caminho mais curto em direção ao sucesso. Uma tempestade faz sempre muito bem para um capitão e, na maioria das vezes, faz com que ele saia muito mais fortalecido desse momento de turbulência.

Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?

Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.
Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<