As vendas são o combustível de qualquer empresa. Quem não consegue fechar o acordo final com o cliente, não obtém os resultados necessários para que seu negócio continue indo em frente. Por isso é tão importante saber como alavancar suas vendas.
Para isso funcionar é preciso encarar uma série de conceitos como sendo verdades. É importante entender que a maior arma para obter uma venda é o conhecimento. É preciso conhecer seu produto e sua empresa, mas principalmente é preciso conhecer seu cliente.
Quando você sabe os “botões que precisa apertar”, toda negociação fica muito mais fácil. A mente humana tem mapas onde os atalhos te levam até o sucesso de toda negociação. Portanto, aposte no conhecimento de seu cliente e alcance o sucesso.
Como alavancar suas vendas entrando na mente do cliente
E a primeira dica é justamente saber com quem está falando. Quando você sabe onde vai pisar, não terá surpresas. Um cliente que se sente bem tratado é meio caminho andado até a venda. E não estou falando de ser simpático e cordial. Estou falando de conhecer mesmo.
Um cliente tem necessidades e demandas, tem interesses em certos produtos e soluções, é preciso se encaixar nisso. Quando você se encaixa nessa vontade dele de comprar, o produto passa a ser algo que ele sente que precisa ter.
Por isso é tão importante saber se adaptar a cada situação. Não existe um padrão de cliente, mas uma série de opções que você tem para trabalhar em cada pessoa diferente. A ideia principal é entender onde cada um se encaixa e o que você pode fazer.
A satisfação de seu cliente está sempre ligada ao sentimento que ele tem de ter sido bem tratado e de seu produto ter cumprido tudo aquilo que ele esperava. Uma venda efetiva ainda faz com que esse sentimento perdure tempo suficiente para que uma porta fique aberta para mais vendas.
A mente de seu cliente está exposta para você entender como ela funciona e fazer com que seu produto se encaixe de um jeito que a satisfação de um negócio bem sucedido o faça pensar sempre a respeito de voltar e gastar mais dinheiro com você, com seu produto ou serviço.
Quando a satisfação é garantida nada impede o sucesso de seu negócio.
Como aumentar as vendas com uma técnica
Prever essas ações, vontades e necessidades também podem ser um meio de entrar na mente de seu cliente sem ele nem perceber. A ideia de gatilhos mentais demonstra que algumas reações de nossa mente acontecem em uma velocidade tão rápida que nem temos como ir contra elas.
Isso possibilita que nosso poder de persuasão seja ainda maior, já que aprendemos a “cutucar” os lugares corretos da mente de nossos clientes. São momentos onde a mente, sem qualquer consciência de seu dono, aponta sua ação justamente para o lado que você queria que ela fosse.
Uma influência tão precisa que fica difícil escapar de qualquer ação. Os especialistas apontam que essas decisões são sempre feitas antes no inconsciente, é ele quem faz com que essas opções tomadas soem racionais quando atingem o consciente.
Vendas que funcionam antes mesmo do cliente saber que vai dizer “sim”, quase sempre usa esses gatilhos.
A ideia de dar algo em troca da reciprocidade; a coerência do discurso do cliente, que não muda de ideia depois de dar o primeiro passo; a sensação de estar inserido em um cenário maior diante de uma aprovação social; a simples afeição; a ideia de que uma autoridade está lhe dizendo que aquilo é a melhor opção; e, por fim, a sugestão de escassez. Tudo junto pode ser a receita para um venda eficiente.
Entrar na mente de seu cliente é o caminho mais prático e garantido para alavancar suas vendas, portanto, estude e teste essas soluções, o sucesso é garantido.
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