Nem sempre o valor de um produto está atrelado à complicação de um sistema ou algum mecanismo especial, quase sempre seu valor surge da demanda de seu público. O simples resolve e isso é mais que suficiente. Portanto, criar produtos inovadores pode ser muito mais eficiente do que ficar por aí quebrando a cabeça.
Costumo dizer em meus treinamentos que todo mundo é capaz de criar um produtor inovador. E mais ainda, todo esse processo é relativamente simples, basta ter alguém por trás desse produto pensando.
É lógico que não estou falando da produção em si, da manufatura de uma peça ou algo parecido, a ideia aqui é chegar em um produto, seja físico, infoproduto, serviço ou qualquer coisa que consiga ser vendida para ajudar na vida de um cliente ou resolver um problema.
O segredo que talvez esteja solto no mundo, uma ideia que consegue estar focada na demanda de um público e que se transforma numa proposta que se proponha a ajudar essa fatia de pessoas que podem se interessar por seu produto.
O ambiente que permite criar produtos inovadores
Uma solução inovadora ou um produto criativo é uma combinação de adaptação com o mercado e a antecipação de tendência. A estratégia básica não é criar uma complexidade para enganar seu consumidor, mas ter uma estratégia que seja básica o suficiente para se encaixar em um grande público.
Esse produto inovador só é realmente inovador se consegue ser entendido pelo seu público. Não em termos de forma, mas em seus benefícios. Seu produto precisa ter mais cara de solução e fazer com que seus consumidores enxerguem nele a possibilidade de solucionar esse problema que deve ser o objetivo principal de seu produto.
Mas criar um produto inovador deve ser um processo. Não adianta uma ideia incrível, é preciso que você esteja preparado para fazer essa ideia se tornar uma realidade. Um ambiente fértil para a criação dessas inovações é um ambiente onde é possível fazer com que esse produto não fique apenas no terreno no pensamento.
Grades empresas marcadas por inovações são reconhecidas, principalmente, por serem campos onde as novidades ganham vida. A prática principal é, justamente, estar pronto para fazer qualquer coisa que surgir apenas no campo das ideias.
É preciso deixar espaço para a criatividade e permitir que o primeiro passo depois da ideia permita que tudo seja construído e a inovação seja uma possibilidade real diante de qualquer ideia que surja.
Como criar um produto impulsione seu negócio
Talvez essa grande ideia não venha na primeira oportunidade, mas nem por isso você deve desistir, muito pelo contrário, cada erro pode se tornar uma oportunidade imperdível.
É preciso focar em seu consumidor, entender que seu produto deve ser o desejo daqueles que comprarão. Portanto, não adianta tentar atender todos os pedidos que seus clientes querem, mas entender o que é mais importante para eles e para seu produto.
Quanto melhor você entender o que seu cliente quer, mais fácil você conseguirá identificar o foco que ter seu produto. Busque demandas que se repitam e consiga enxergar o que é necessário para seu produto ser inovador.
Por isso, ter um feedback eficaz é um ponto importante e que vai sempre te levar a entender o que é preciso para seu produto atingir seu público. Opiniões e possibilidades sempre surgem quando você escuta seu público. A relevância se seu produto está sempre ligada à qualidade com que você se aproxima de seus consumidores e consegue se adaptar a o que deseja oferecer.
Mas talvez haja um caminho que você consegue seguir para chegar nesse lugar onde seu produto inovador se torna realidade.
O caminho para criar produtos inovadores
O primeiro passo que você deve dar para criar um produto inovador é ser direto: pensar em um problema. Ou melhor, pensar em um problema que você consegue resolver. Enumere problemas, angústias e demandas que uma parte da população tenha.
Não pense apenas em um produto diferente, pense em algo que acabe com uma dificuldade ou seja, um desejo. Quando você consegue entender o que seu consumidor quer, faz com que sua inovação se encaixe naquilo que eles querem.
O segundo passo é talvez o mais importante: nunca fique na primeira ideia. Se essa ideia parece pronta e seu dilema parece terminado, crie um jeito de impedir que ela seja usada. Estimule a produção de uma nova solução, melhores essa ideia e faça com que essa segunda opção seja melhor. Se quiser continuar melhorando, continue cortando suas soluções até encontrar aquela ideia onde tudo parece funcionar perfeitamente bem.
E não fique apenas em uma ideia, crie uma lista, coloque tudo no papel, analise bem tudo que tem e tente enxergar o que tem em comum entre todas elas. Tente combinar o que tem de melhor em cada uma delas. Crie um produto novo da junção de todas ideias.
O melhor exercício é perceber que a inovação virá, justamente, da sua inquietação diante daquilo que você já acha que está pronto. Não ache que tudo está pronto enquanto não tem a mais absoluta certeza que não existam falhas. E quanto isso acontecer, faça mais uma vez, inove mais uma vez sua própria ideia.
E não fuja nunca da possibilidade de trocar experiências e ideias com gente de sua área. Entenda as visões de mundo diferentes e modos de desenvolvimento que não se assemelham aos seus. Estude o que os outros estão fazendo e tente entender onde você poderá encaixar sua ideia inovadora.
Não tenha medo de combinar ideias e crescer com experiências trocadas. As melhores soluções podem surgir da troca de experiências, já que daí surgem novos problemas e demandas diferentes. Esteja sempre preparado para ajustar e mudar sua ideia diante de algum fato externo ou novidade dentro de sua área.
Um outro passo eficiente é, justamente, simplificar. Não existe nada mais atrativo e inovador do que algo que simplifique um trabalho. Quando você consegue pensar em algo cuja eficiência fará com que seu consumidor perca menos tempo fazendo aquela tarefa, quase sempre tem um sucesso nas mãos.
A ideia mais inovadora é sempre aquela que torna algo mais fácil de ser feito.
Deixe de lado as inovações complexas e foque naquilo que é simples e pode te ajudar, justamente, a acabar com a complexidade de uma ação ou a complicação de uma situação. Mas não se engane, o fácil de criar, nem sempre é o mais simples de ser pensado.
Algo simples necessita de estudo e conhecimento. O planejamento para entender como aquilo funciona é complicado e custoso, mas é, com certeza, o caminho mais curto para entender como sua ideia pode ser realmente inovadora.
É importante que você não confunda a simplicidade com o valor. O quanto aquilo custará está mais ligado à demanda do que ao trabalho que ele provoca. E quanto mais eficaz e simples, mais fácil de ser aquela ideia que revolucionará a vida de seu consumidor.
Enquanto você quebra a cabeça para criar esse produto inovador para satisfazer as necessidades de uma fatia do mercado, a única coisa que você consegue garantir é que seu esforço será recompensando quando seu cliente perceber que a inovação está ligada a ele não quebrar mais a cabeça para realizar uma tarefa ou resolver um problema, e isso graças ao seu trabalho. Graças a sua criação.
Inventar esse produto inovador pode soar um trabalho complicado, mas é da simplicidade que nascem as melhores soluções, portanto comece com a certeza que é possível e você vai encontrar as soluções que tanto procura.
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