Comunicação é tudo. Se você quer uma coisa, precisa conseguir transmitir essa mensagem. Se quer convencer alguém de algo, sem a comunicação estará mais longe ainda disso. Nessas horas, manipular pessoas é uma realidade, mas, nem por isso, deve ser uma ação condenada.

Mas não caia na armadilha de que toda manipulação é perigosa. Muitas vezes, ela é apenas um meio que te ajuda a chegar naquilo que está planejando, sem necessariamente prejudicar ou enganar ninguém.

Antes de qualquer coisa, há a honestidade. Se existe uma oportunidade de convencer, através ou não de uma manipulação mais profunda, vai do manipulador se manter dentro dessa ética. Portanto, a principal vantagem que você sempre terá é a de ser honesto.

Você não estará nunca enganando, mas facilitando essa comunicação e permitindo que ambos os lados cheguem mais facilmente a um consenso. A manipulação é apenas um jogo praticado por todos, vai de você entender a existência dele e não prejudicar ninguém com essa capacidade que todos têm.

E acredite: sua influência passa por essa manipulação.

Você pode manipular pessoas e influenciar

É fácil se perguntar o quanto é preciso fazer para conseguir influenciar as pessoas ao seu redor. Convencer e fazer todos seguirem seu caminho pode ser um esforço simples, principalmente se for baseado em trabalho e empatia.

São técnicas e possibilidades que nossa mente coloca à disposição de quem quiser usar. Dados e informações que nossos gestos e movimentos que podem ser lidos e, obviamente, manipulados.

É lógico que você precisa ter o conteúdo e a capacidade de soar crível, entender do assunto pelo qual quer ser reconhecido e agir sobre ele, mas essa influência e esse respeito não vêm se você está vazio dentro de suas pretensões.

O bom manipulador sabe onde quer chegar, tem o conteúdo e entende as possibilidades que têm em mãos. Manipula sim, mas o faz para chegar a um bem comum e se garantir como uma autoridade dentro desse assunto, não para simplesmente lucrar, mas para se tornar alguém que ensinará e abrirá possibilidades para seu público.

Enganar é sempre um problema, mas manipular para ajudar as pessoas ao seu redor é a possibilidade que todo grande influenciador têm a seu dispor. Manipular as pessoas e entregar-lhes aquilo que elas esperam é o jeito mais eficiente para se tornar uma pessoa admirada.

Seu discurso e seu conteúdo são suas principais armas, mas nem só disso sobrevive uma influência que realmente mude as vidas de todos. É preciso ir mais longe, entender os mecanismos e ferramentas, saber que botões apertar e por onde seguir.

Mas isso também é uma questão de sensibilidade e muito trabalho.

Manipulação de pessoas é uma grande responsabilidade

Se você não entende as pessoas, elas não confiarão em você. O primeiro passo para ser respeitado pode até ser seu conteúdo, mas o ponto onde isso se tornar uma influência, vem com sua capacidade de fazer com que as pessoas se sintam à vontade e seguras.

Desperte o melhor nas pessoas e faça com que elas encontrem em você um porto seguro onde podem confiar e zarpar para novos rumos.

E o primeiro passa para essa manipulação ser eficiente é, justamente, escutar o que as pessoas estão falando ao seu redor.

Não existe jeito melhor de fazer uma pessoa se sentir à vontade com você do que a ouvindo. Não interrompa e nem deixe com que ela corte uma linha de pensamento. Deixe-a falar, seja um bom ouvinte e perceba o quanto as pessoas respondem tudo quando não são atrapalhadas.

Do mesmo jeito que não existe nada melhor para “abrir uma porta” do que um sorriso. Seu sorriso é um reflexo de empatia e é um dos modos mais eficientes de influenciar as pessoas, afinal, elas se tornam mais abertas e quando percebem que você está sorrindo. Seu bom humor aparente é um modo eficiente de manipulação sutil.

Por fim, nesse primeiro momento, nesse contato inicial, buscar suas semelhanças com a das pessoas que você está conversando é um modo de vocês se aproximarem. Melhor ainda, deixe que seu interlocutor se projete em você. Observe-o e tente se encaixar na linguagem e no gestual dessas pessoas. Todo mundo tem detalhes que podem ser mimetizados e quando essas pessoas enxergarem isso em você, ficarão mais à vontade.

Um último truque prático para você se aproximar dessas pessoas e completar essa manipulação “a jato”, decore nome da pessoa (não precisa ficar repetindo, faça isso mentalmente) e tente descobrir a cor dos olhos de seu interlocutor. Esses dois truques provam para você mesmo que você está realmente prestando atenção na pessoa, e acredite, seus sinais físicos farão com que o outro lado tenha certeza disso. Em outras palavras, se manipule para manipular.

Você pode manipular as pessoas e ser admirado

Se você quer influenciar e ser admirado, preste atenção e estude quem já faz isso com você. O melhor jeito de você aprender algo é com quem já sabe fazer. Identifique quem te influencia e se deixe ser levado.

Pergunte a respeito, estude o que essa pessoa produziu, observe seus métodos e converse com quem também é influenciado, tente entender. Não tenha medo de se inspirar, você nunca será igual a essa pessoa. Seu jeito será sempre único, portanto, não tenha muito medo disso acontecer.

Olhe para essa relação com a pessoa que te influencia e perceba que não aconteceu do dia para a noite. Existiu um compromisso gradual, você foi aos poucos sendo influenciado, então entenda que seu caminho para influenciar as pessoas deve ser com um passo de cada vez.

Você não convence ou influencia uma pessoa a fazer tudo que você quer de uma só vez, primeiro você dá um passo, sugere algo menor e mais simples, quase como uma proposta sem compromisso. Os pedidos mais complexos devem ser deixados para depois, primeiro você deve convencer as pessoas de suas boas intenções, conquistar e só depois dar esse passo mais distante.

E essa barreira deve ser quebrada com sutileza, um dos modos mais eficientes é uma relação próxima com o ego de quem você quer influenciar. Elogie, mostre o quanto você aprecia as qualidades da pessoa, faça ela se sentir bem, mas nunca deixe isso soar exagerado.

Mas, talvez, isso ainda não seja suficiente para influenciar e despertar nas pessoas essa admiração por você. Se alguém ainda assim está insatisfeito ou antipático a você, tudo bem, responda isso com bondade e simpatia, isso quebrará o clima ruim de seu interlocutor e deixará que ele fique menos propenso a negar tudo que você disse ou tentar.

É o modo como você reage às pessoas e age que ditará os sentimentos da pessoa que está em sua frente. Se você estiver nervoso e ansioso, a pessoa também estará, já que seus mecanismos de defesa a deixarão receosos diante de seu contato e toda comunicação ao redor disso.

Portanto, se acalme, transpareça essa confiança e faça isso ser seu cartão de visita. Um belo truque se estiver nervoso é mascar um chiclete, já que seu cérebro achará que você está mastigando e você não estaria comendo se estivesse em perigo. Agradeça a seus instintos.

E não esqueça nunca de moldar a situação a seu favor. Dê escolhas, mas nunca deixe com que uma delas seja algo fora de seu controle, entenda os caminhos que seu interlocutor pode pegar e esteja preparado para ambos, não seja nunca pego desprevenido.

Assim como nunca deixe que a pessoa leia em você aquilo que você acredita, sua arma para influenciar e ser respeitado está na argumentação, não em preconceitos e entendimentos prévios. Saiba o que dizer, tenha as informações e manipule através daquilo que a pessoa mais quer: comunicação.

Ninguém quer ser imposto de nada, nem ser manipulado de algum jeito escuso, é a responsabilidade de sua argumentação e da qualidade de sua comunicação que são as principais armas de sua influência, portanto, use-as bem e com responsabilidade.

Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?

Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.
Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<