É fácil achar que desenvolver inteligência emocional pode ter ajudar apenas para lidar melhor com seus sentimentos. Muito pelo contrário, quem está em dia com isso vai encontrar uma série de facilidades na hora de encarar palestras e até lidar bem com sua vida empresarial.
Por isso, tente enxergar além do óbvio e aproveitar o desenvolvimento de uma inteligência emocional para melhorar os diversos lados de sua vida, seja pessoal ou profissional. E até mesmo para desenvolver a inteligência relacional!
Mas não se preocupe, existem várias dicas e experiências que te ajudam pegar os melhores caminhos nessa jornada. Por isso, selecionei 3 dicas para desenvolver a inteligência emocional. Vamos lá?
1 – Desenvolver inteligência emocional através de quatro atributos
É preciso sempre ter em mente que a inteligência emocional é algo que se desenvolve. Que obviamente, às vezes, vem com mais facilidade para uns do que para outros, mas de qualquer jeito existe quatro atributos que são imprescindíveis para a inteligência emocional.
O primeiro deles é o autoconhecimento. É preciso que você entenda o que está sentindo. Conhecer seus pontos fortes, habilidades e fraquezas. Saber suas capacidades e limites, entender onde deverá se desenvolver melhor ou onde pode “se garantir”.
Melhor ainda, esse autoconhecimento de seus sentimentos te faz lidar melhor com os altos e baixos do dia-a-dia.
Em segundo lugar, o autocontrole. Você sabe seus limites, assim como entende seus sentimentos e não se deixa levar por impulsos. Lide com suas emoções de modo saudável e consiga se adaptar melhor à tudo que que pode vir a acontecer.
O terceiro ponto é a consciência social. A capacidade de entender as emoções das pessoas ao seu redor e conseguir reconhecer aquilo que interessa em cada um.
Por fim, a gestão de relacionamento, que é imprescindível, já que é preciso manter essas relações de modo saudável, e ainda conseguir motivar, influenciar, gerir conflitos e demais dificuldades.
2 – Como desenvolver a inteligência emocional com autoconfiança e impressões negativas
Quanto mais você se conhecer, mais entenderá que não é 100% perfeito, e isso está bem longe de ser ruim. Emoções negativas te levam a repensar e se entender, assim como defeitos te ajudam a encontrar o espaço para melhorar.
Raiva, insegurança, medo, tristeza… Tudo pode te influencias e te levar para lugares onde acreditar em si mesmo se torna uma batalha, mas é preciso lutar conta isso, não permitir nunca que isso possa controlar suas decisões e caminhos.
O que nos leva à autoconfiança. Quanto melhor você se entender e conseguir desenvolver inteligência emocional, menos surpresas terá. O quanto você acredita em seu potencial é o resultado disso. Você tem defeitos, mas conseguirá corrigir. Também tem sentimentos negativos, mas lida com isso. O que sobra são seus talentos e qualidades, e você vai ter certeza que eles existem e podem te ajudar em seu caminho.
3 – Empatia e respeito fazem parte da inteligência emocional e da comunicação
E uma das coisas que mais marcam a inteligência emocional é a capacidade de você lidar com as pessoas ao seu redor. E logo de cara, quando você acredita em você e domina seus medos, não vai ter medo de se expressar.
Quanto mais confiança em você mesmo, melhor conseguirá se expressar, melhor conseguirá raciocinar sem o receio e o peso de suas emoções. E fará com que sua relação com as pessoas ao seu redor seja ainda melhor.
Primeiro, você conseguirá entender melhor o que essas pessoas estão sentindo, principalmente, pois conseguirá identificar seus sentimentos e nuances. Irá ter uma facilidade maior de entender as situações, já que se colocará no lugar delas.
O resultado isso ainda será o respeito. Você entenderá as necessidades das pessoas ao seu redor, valorizará seus talentos e qualidades, reconhecerá que eles também tem falhas, mas que, como você, poderão ser ultrapassados e contornados.
Mas sobre tudo isso, desenvolver inteligência emocional vai lhe mostrar que você é capaz, principalmente, pois se entenderá e saberá todas as possibilidades que tem para melhorar tanto sua vida pessoal, como profissional.
Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?
Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<