Um palestrante iniciante precisa se preocupar com muitas coisas

É preciso construir suas palestras, melhorar sempre seu conteúdo, fazer as pessoas te admirarem, buscar seus primeiros seguidores, formar novos círculos sociais e ainda vender suas palestras.

E é justamente esse último ponto que mais preocupa a maior parte dos palestrantes que estão começando sua carreira.

Como as pessoas vão contratar minha palestra se não me conhecem e não sabem o que eu tenho pra dizer?

Essa é uma dúvida que tira o sono de diversas pessoas que estão entrando nesse ramo profissional, mas que pode ser respondida de uma forma muito simples:

Mostre ao mundo sobre o que você fala!

Um palestrante iniciante deve ter foco

Enquanto você, palestrante iniciante, estiver apenas dentro de casa esperando que as pessoas encontrem suas apresentações e queiram te contratar, você não conseguirá vender palestras.

É preciso mostrar o seu material, apresentar sua performance e provar que você tem conteúdo para transmitir.

Mas, antes disso, você precisa saber qual é o público que pode se interessar pelo que você tem a dizer.

Pode parecer algo óbvio, mas quase todo palestrante iniciante que me pergunta como vender suas palestras não tem a menor noção de quem pode se beneficiar do seu conteúdo.

A resposta que ouço como maior frequência é “qualquer pessoa”.

Eu palestro sobre comunicação e vendas com Programação Neurolinguística. Qualquer pessoa pode aprender muito com esse tema, mas é um tema que interessa a todos?

É óbvio que não!

Por isso, eu preciso determinar qual é o público que vai se interessar e se beneficiar com a minha palestra.

O palestrante iniciante que determina seu público-alvo, ou seja, tem um alvo pra atingir, está muitos passos à frente da concorrência.

Ferramentas que todos deveriam usar!

Sabendo qual é seu público-alvo, o palestrante iniciante deve começar a atingir esse público de diferentes formas.

É preciso mostrar sua existência, seu conteúdo e, principalmente, quais são os benefícios que você pode trazer para esse público.

Existem diversas formas de você fazer isto, mas eu separei cinco ferramentas que todo palestrante iniciante deveria usar pra vender mais palestras.

apresentacoes

Vídeos do Youtube

O que você está vendendo para seu público?

Uma transformação em suas vidas através do conteúdo e da sua presença de palco. Portanto, eles precisam conhecer sua atuação, sua performance, antes de te contratar.

Antigamente, o seu cliente precisaria ver sua palestra em algum lugar ou ser muito indicado por um amigo para confiar na sua performance no palco.

Mas hoje, graças a essa maravilha chamada internet, que alguns dizem que veio pra ficar hehe, você tem várias outras formas de mostrar isso. Uma delas é com vídeos no Youtube.

Todo palestrante iniciante deveria gravar vídeos!

Ah, Ricardo, mas eu não gosto de falar pra câmera…

Esse pode ser um grande problema se você realmente quer ser um palestrante profissional.

Antes de te contratarem, as pessoas querem saber como você fala, como age etc. E um palestrante iniciante não tem muitas oportunidades para provar isto. Por isso, os vídeos são a melhor opção.

Eu, por exemplo, dou treinamentos há duas décadas e palestras há mais de 10 anos. Muitas pessoas conhecem meu trabalho, mas, ainda assim, continuo gravando vídeos como este abaixo para impactar ainda mais pessoas:

Escrever artigos

Além de ver sua performance no palco, algumas pessoas querem consistência naquilo que você diz. Elas querem algo mais aprofundado e com um pouco mais de embasamento.

Por isso, o palestrante iniciante precisa escrever artigos.

Neles, você pode explorar diversas abordagens sobre os temas que fala para impactar o seu público-alvo e vender suas palestras mais rapidamente.

Como eu disse, o meu grande foco nas palestras está em comunicação e vendas com PNL, mas eu poderia escrever sobre diversos assuntos correlacionados para mostrar meu embasamento no assunto, como:

  • Atendimento ao cliente
  • Processos de Vendas
  • Vendas B2B
  • Vendas B2C
  • Fidelização de clientes
  • Gatilhos mentais
  • Como fechar vendas
  • Como fazer vendas recorrentes

Além disso, escrever artigos traz muita autoridade para o autor.

No imaginário popular, somente os grandes mestres e líderes que escrevem artigo. Um palestrante iniciante que começa escrever está se colocando nesse mesmo patamar e encurtando o caminho para vender suas palestras.

Um palestrante iniciante precisa de networking

Redes de contatos

A minha carreira como palestrante surgiu de forma muito natural. Na verdade, começou por necessidade, como eu explico neste artigo.

E um dos fatores mais importantes para que eu pudesse conquistar tanta confiança do meu público-alvo estava em minha rede de contatos.

Tudo começou com os treinamentos de vendas que criei para a minha rede de lojas. O resultado foi tão incrível que os meus amigos e conhecidos que também eram lojistas passaram a pedir estes treinamentos em suas empresas.

Logo em seguida, os fornecedores viram esses resultados e também me contrataram para fazer os treinamentos.

Essa rede de contatos que criei como dono de lojas foi de extrema importância para que minha vendas de palestras fluísse de forma natural.

E você também pode fazer mesmo. Tudo que precisa é identificar quais são os locais que seu público-alvo costuma frequentar e fazer parte desse convívio.

Desse jeito, você criará um networking de pessoas relevantes para seu trabalho.

PPT para palestrante iniciante

PPT de Apresentação

Eu vou fazer uma pergunta que já sei a resposta: você tem um PowerPoint de apresentação do seu trabalho?

Mais de 90% dos palestrantes iniciantes que me procuram pra saber como vender sua palestra não tem isso.

Essa é uma das ferramentas mais básicas que todo palestrante iniciante deveria usar para vender sua palestra, mas, por ser considerado muito básico, acaba sendo deixado de lado.

Porém, como eu sempre digo: O básico já basta!

É importante ter uma apresentação que conte um pouco de sua história, fale de suas palestras, quais os seus objetivos, como você pode transformar a vida do seu público etc.

Ela funciona como uma carta de vendas que vai te apresentar para os clientes.

Com esse PPT de apresentação, você pode bater na porta de empresas, enviar e-mails e até mesmo usar o Linkedin para vender as suas palestras.

Um palestrante iniciante precisa fazer isso urgente. Sem ele, será muito mais difícil vender as suas apresentações.

Palestrante iniciante deve ter um site.

Site bem estruturado

Não importa o que te digam, todo palestrante iniciante precisa de um site!

Com o crescimento das redes sociais, muitos acreditam que uma página no Facebook já é o suficiente, mas não é…

Vamos pensar bem: a página no Facebook nunca será sua. Ela será do Facebook.

Se você construir todas suas conexões, contatos e base de fãs naquela página, pode ser que o Facebook simplesmente acabe – por mais que essa possibilidade pareça remota – ou apague sua página por violar alguma regra.

O site é seu. E ninguém pode tirar isso de você!

Além disso, ele é uma importante ferramenta para que as pessoas te encontrem no Google quando estão procurando sobre assuntos relacionados a sua palestra.

Sem contar a autoridade que ele transmite

Quando eu criei o ricardoventura.com.br, percebi que conquistei muito mais credibilidade no mercado.

Isso porque tinha um site bem estruturado, que passava todas minhas informações e apresentava meu trabalho.

Você já usa uma dessas ferramentas?

Quase todo palestrante iniciante com quem tenho contato ainda não usa essas ferramentas, mas espero que você já esteja usando.

Por mais simples e básicas que elas possam parecer, já é muito mais do que a maioria usa. Então, você estará anos luz à frente da concorrência.

Se o seu concorrente ainda não faz nada disso, mas você já grava vídeos para o Youtube, produz artigos com frequência, constrói networking, tem um PPT de apresentação e um site bem estruturado, quem você acha que sairá na frente?

Comente aqui embaixo se você já usa uma dessas ferramentas e qual impacto que elas causaram em sua carreira como palestrante iniciante:

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