Influenciar pessoas pode ser um passo importante para o dia-a-dia. A manipulação está em tudo que a gente faz ou é submetido. Portanto, entender como ela funciona e fazer uso disso para nosso bem é quase uma obrigação.
Mas não entenda isso como a oportunidade para prejudicar ou tirar proveito de qualquer um. Se você entende os métodos e ferramentas para manipular e influenciar, também deve entender que isso deve ser usado com responsabilidade.
Quando você aumenta sua influência e prestígio diante das outras pessoas, percebe junto que tem a responsabilidade de fazer disso algo que irá melhorar o mundo ao seu redor, não o contrário.
Confira então sete dicas que irão te ajudar a influenciar as pessoas ao se redor.
Você está pronto pras dicas para influenciar pessoas?
- Peça um favor – Benjamin Franklin dizia que “quando alguém te faz uma gentileza, estará sempre preparado para fazer outras além daquele que você já o forçou a fazer”. Quando você pede um favor para alguém e consegue que ela realize, fica mais fácil dessa pessoa passar a confiar em você.
- … por isso, peça – Os estudiosos dessa área ainda apontam que, mesmo quando a relação começa negativa e o favor não é feito, peça mais, já que o “não” pode influenciar a pessoa a dizer “sim” depois, já que ela não quer parecer que está te rejeitando todo o tempo. Portanto, peça.
- … ou senão, faça uma oferta irrecusável – Se você quer quebrar essa barreira, abra essas negociações com uma oferta irrecusável. Pense em algo que ela iria dificilmente recusar e, com isso, faça com que isso “abra as portas”. Depois disso, fica mais fácil oferecer algo menos irrecusável e que irá ser encarado como uma nova oportunidade.
- Acene com a cabeça – As pessoas tendem a copiar as outras pessoas. Quando você sutilmente acena com a cabeça em um “sim”, mesmo apenas para transmitir um entendimento, está influenciando a pessoa a, depois disso, fazer o mesmo. Ela irá dizer “sim” para você sem nem perceber o que está fazendo.
- Repita o que está sendo dito – Se você quer completar o pensamento de uma pessoa, não simplesmente complete, cite-a. Repita o que ela disse e faça com que ela perceba o quanto você está prestando atenção nela, isso fará com que ela confie em você.
- Fale seu nome – Não existe palavra melhor em qualquer língua do que seu nome. Para o “público geral” isso pode não ser verdade, mas para você, com certeza é. Quando você diz o nome da pessoa ela automaticamente atrela isso à impressão de que você conhece e confia nela. Faça o mesmo com títulos e “aproximações” como “meu colega”, “amigo” e até “chefe”.
- Nunca corrija – Talvez a pessoa esteja errada em seu argumento, dado ou informação, mas se você quer que ela confie em você, deixe isso de lado e continue. Sutilmente tente corrigir isso em algum outro momento, não exatamente na hora do erro, quando você faz isso a pessoa cria uma barreira e passa a estar na defensiva, e você não quer isso.
Aprenda como influenciar pessoas
Mas lembre de sempre que influenciar é impor uma ação que chega na outra pessoa através de meandros psicológicos. Você irá exercer suas ideias e terá a oportunidade de ver isso ser respeitado e confiado.
E não se esqueça de que influenciar te ajuda a se relacionar com as pessoas, tanto no meio pessoal, quanto empresarial. Assim como é bom lembrar que ninguém nasce sabendo de nada, é preciso exercitar essa influência.
Não se trata nunca de tentar tirar vantagem das pessoas, mas de melhorar seu relacionamento com elas e lhes dar novas e boas oportunidades.
Portanto, influencie, mas o faça com responsabilidade.
Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?
Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<